Nome do Projeto
Extensão inovadora para adensamento tecnológico e promoção da competitividade para materiais biomédicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/09/2021 - 30/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Saúde
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Baseando-se nas definições do Plano e da Política Nacional de Extensão Universitária e do Manual de Oslo, entende-se que as atividades desenvolvidas neste projeto de extensão e com foco para inovação, enquadram-se no conceito de extensão unviersitária e tecnológica. O impacto dessas atividades vem a contribuir, de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento de novos produtos/serviços em saúde, o fomento à atividade empresarial e a capacitação da comunidade acadêmica e da sociedade quanto ao empreendedorismo e inovação. Insumos sintéticos, medicamentos alopáticos e ingredientes bioativos naturais vem sendo cada vez mais utilizados no desenvolvimento de produtos odontológicos, farmacêuticos, cosméticos e medicinais. Dentre eles, destacam-se compósitos restauradores, sistemas adesivos dentinários, materiais para clareamento dental, cimentos, materiais de moldagem e impressão 3D. O uso cada vez maior desses insumos fez surgir a demanda por pessoal especializado em realizar consultorias e emitir laudos especializados quanto ao desempenho físico-químico-mecânico e biológico dos materiais, incluindo ensaios microbiológicos e de biocompatilbidade; novas formulações e síntese de novos materiais cosméticos, restauradores e de moldagem e impressão; controle de qualidade em materiais cosméticos, poliméricos e ionoméricos; aplicação de insumos sintéticos, medicamentos alopáticos ou extratos de origem vegetais em produtos médicos ou odontológicos, e cosméticos; preservação de blendas monoméricas de interesse industrial; testes de envelhecimento para avaliação de tempo de prateleira e longevidade dos biomateriais. O presente projeto visa treinar mão de obra especializada e empreendedora, realizar assessorias, emitir laudos especializados e realizar projetos P&D com empresas parceiras. É importante ressaltar, a partir desses objetivos e das concepções que predominam no universo acadêmico brasileiro, que a extensão é indissociável da pesquisa e do ensino, uma vez que ela é prática acadêmica que interliga a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da maioria da população. Portanto, não há como se falar em extensão dissociada de ensino e pesquisa. Ao mesmo tempo, por ser o elo entre a sociedade e universidade e por se constituir de serviços prestados a diferentes grupos da sociedade civil, a extensão se configura como importante política pública de Estado e exige uma ação governamental amplificada, a partir do envolvimento de diversos entes, governamentais ou não governamentais.

Objetivo Geral

Realizar assessorias, emitir laudos especializados para instituições públicas e privadas, realizar projetos de P&D em odontologia e saúde envolvendo a UFPel e empresas parceiras, e treinar alunos de graduação e pós-graduação como mão de obra especializada e empreendedora.

Justificativa

Existem empresas brasileiras que atuam no mercado da saúde há mais de 30 anos, fornecendo produtos médicos e odontológicos com inovação, alta qualidade e em conformidade com as tendências e necessidades do mercado. O espírito inovador de suas organizações faz com que as empresas fabriquem produtos para diversos ramos, incluindo o da odontologia, e que contribuam com o desenvolvimento da sociedade. Nessas empresas, são realizados investimentos constantes em pesquisas e em novas tecnologias, e hoje há uma enorme gama de produtos patenteados para odontologia, radiologia, fotografia, ortodontia, endodontia, dentística, cirurgia, implantodontia, periodontia, prótese e odontopediatria.
As empresas possuem marcas sólidas e respeitadas, sendo uma referência de inovação e qualidade no setor da saúde. Possuem referência como padrão de qualidade e inovação no ramo de produtos da área da odontologia, atuando por meio de uma postura inovadora, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e em conformidade com as novas tendências e necessidades do mercado. São empresas que atendem as normas nacionais e internacionais exigidas para o setor e pertinentes para um sistema de qualidade eficaz. Por fim, possuem sistema de gestão que implementa melhorias contínuas para atender a todos os requisitos regulamentares, de gestão e de clientes, buscando assim a satisfação de seus clientes a partir de parcerias público-privadas. A necessidade das parcerias com universidades públicas e empreendedoras, além de permitir o incentivo do governo com a aquisição de subsídios fiscais (Lei do Bem, Lei da Informática e Rota 2031), permite às empresas terem acesso à tecnologia de ponta nos diferentes centros de pesquisas localizados nas instituições de ensino superior (ICTs), viabilizando a geração de tecnologia nacional por essas organizações. Neste sentido, existe significativa demanda por parte de instituições publicas e privadas (pesquisadores e empresas) por ações nos segmentos cobertos por esse projeto, principalmente no quesito análise de desenvolvimento de novos produtos para a saúde, incluindo materiais odontológicos e cosméticos. Consequentemente, a formação de alunos graduandos e pós-graduandos como profissionais capacitados e empreendedores, aptos a desenvolverem as ações propostas no presente projeto, vem ao encontro das necessidades do mercado atual.


Metodologia

Este projeto é de extensão tecnológica porque é um conjunto de ações que levam à identificação, à absorção e à implementação de tecnologias, novas ou conhecidas e estabelecidas (também denominadas de “boas práticas”) de acordo com a necessidade dos seus clientes (empreendores individuais ou empresas), seja na forma de assessoria, fornecimento de informações técnicas, realização de projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), prestação de serviços ou consultorias. Este é também o conceito adotado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) no Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que tem como um dos eixos, a extensão tecnológica. O MCTI, entretanto, enfatiza o modelo de extensionismo tecnológico aquele que obrigatoriamente inclui a prospecção ou a visita técnica direta nas micro e pequenas empresas para a elaboração do diagnóstico básico, que tem como consequência imediata a proposição de soluções simples e de baixo custo; e a utilização de metodologias já reconhecidas e validadas.
De forma geral, essas metodologias focam o desenvolvimento e a capacitação em “boas práticas” fabris, objetivando a minimização de pontos fracos (redução de vulnerabilidades) e a maximização. Dos pontos fortes – não do ponto de vista gerencial, mas tecnológico. É possível deduzir, dessas considerações, que a extensão tecnológica pode se tornar uma modalidade da extensão universitária, nos casos em que a universidade venha a desenvolver um programa com essas características. Mas ambas não devem ser confundidas.
De todo modo, tanto uma modalidade quanto a outra se revelam primordiais no debate acerca do papel da universidade frente à realidade do país. A interação entre universidade e iniciativa privada pode trazer grandes benefícios tanto para um quanto para outro. Seja por meio da extensão universitária ou da extensão tecnológica, a interação entre microempresários, e empreendedores em geral, e estudantes, pesquisadores e professores se constitui como um dos grandes desafios para as universidades.
O coordenador, prof. dr. Rafael Lund, será o responsável por gerir o projeto. Os alunos participantes receberão capacitação e treinamento à medida que participam dos projetos de pesquisa do grupo e de suas atividades de iniciação tecnológica, científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ações específicas de treinamento serão realizadas pelos professores, técnicos e pós-graduandos participantes, quando necessário. As ações do projeto serão realizadas conforme demanda da comunidade. Cada atividade requerida, após análise da coordenação, será encaminhada para a(s) respectiva(s) equipe(s). Inicialmente será realizada uma reunião para distribuição de tarefas, agendamento de datas para realização das atividades e envio de resultados parciais/finais. Os resultados, após revisão e organização prévias, serão encaminhados para a coordenação, que dará retorno à equipe e/ou demandantes, conforme exija a situação em questão. Resultados finais, devidamente organizados, serão enviados aos demandantes.
Uma das empresas parceiras deste projeto (INDUSBELLO IND. E COM. DE PRODUTOS MEDICOS E ODONTOLOGICOS LTDA. - CNPJ: 74.017.708/0001-91, é um(a) Sociedade Empresária Limitada de Londrina - PR fundada em 06/01/1994. Sua atividade principal é a fabricação de Instrumentos não-eletrônicos e utensílios para uso médico, cirúrgico, odontológico e de laboratório.
A Indusbello é uma empresa brasileira que atua no mercado da saúde desde 1994, fornecendo produtos odontológicos com inovação, alta qualidade e em conformidade com as tendências e necessidades do mercado. O espírito inovador de sua organização faz com que a empresa fabrique produtos para diversos ramos da odontologia e que contribuam com o desenvolvimento da sociedade. Nessa empresa são realizados investimentos constantes em pesquisas e em novas tecnologias e hoje há uma enorme gama de produtos patenteados para odontologia, radiologia, fotografia, ortodontia, endodontia, dentística, cirurgia, implantodontia, periodontia, prótese e odontopediatria.
A empresa possui uma marca sólida e respeitada, sendo uma referência de inovação e qualidade no setor odontológico. Possui referência como padrão de qualidade e inovação no ramo de produtos da área da odontologia, atuando por meio de uma postura inovadora, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e em conformidade com as novas tendências e necessidades do mercado. É uma empresa que atende as normas nacionais e internacionais exigidas para o setor e pertinentes para um sistema de qualidade eficaz. Por fim, possui sistema de gestão implementa melhorias contínuas para atender a todos os requisitos regulamentares, de gestão e de clientes, buscando assim a satisfação de seus clientes a partir de parcerias público-privadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: os indicadores serão o número de alunos treinados/formados, de instituições atendidas e de assessorias realizadas e laudos emitidos.

As metas são específicas para cada ação:

a) ação 1 - realizar ao menos o teste de desempenho de uma classe de formulações odontológicas, em escala laboratorial e semi piloto;
b) ação 2 - mediante ensaios físico-químico-mecânicos ou biológicos, testar o desempenho produtivo de ao menos um produto de interesse cosmético, médico ou odontológico;.
c) ação 3 - realizar análises e emitir os respectivos laudos de ao menos um biomaterial.
d) ação 4 - mediante consultoria técnica, auxiliar na aplicação de ao menos um ingrediente/aditivo sintético ou natural em ao menos dois materiais de uso cosmético, médico ou odontológico;
e) ação 5 - realizar teste de envelhecimento ou prateleira ("shelf-life") do material.
Em cada ação que tenha atividades realizadas, alunos terão sido treinados nessas atividades tecnológicas.

Resultados: o projeto terá como resultados, além da capacitação de mão de obra especializada e voltada ao empreendedorismo, o atendimento de necessidades específicas de instituições públicas e privadas (empresas), que vem sendo encaminhadas ao grupo de trabalho por não haverem tido respostas em outras instituições de pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA FERNANDES DA SILVA1
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA1
EVANDRO PIVA1
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER
Geovanna Peter Corrêa
JULIANA SILVA RIBEIRO
MONIKA LAMAS FERREIRA
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO1
RAFAEL GUERRA LUND3
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA1

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Prestação de ServiçoR$ 300.000,00Fundação de Apoio Universitário - FAU

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 144.560,00
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 55.400,00
339018 - Auxílio Financeiro a EstudantesR$ 55.400,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 44.640,00

Página gerada em 18/04/2024 20:52:53 (consulta levou 0.185013s)