Nome do Projeto
Minutos da História
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2021 - 05/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
Minutos da história é um projeto de extensão que visa a divulgar, por meio da mídia em áudio podcast, reflexões sobre os diferentes aspectos que envolvem a produção do conhecimento histórico, os principais sentidos desse saber na sociedade, bem como sobre eventos e temas relevantes que circulam na esfera pública contemporânea. Trata-se de um programa com duração entre cinco e dez minutos, com periodicidade semanal, de conversas rápidas realizadas com historiadores e historiadoras. Apresenta-se como produção cultural que dinamiza o diálogo social e acadêmico, oportunizando a contínua e necessária recolocação das especificidades do saber histórico, do trabalho dos profissionais da história e das oscilantes e paradoxais expectativas em relação à história.
Objetivo Geral
Divulgar, por meio de ferramenta em áudio podcast, conversas rápidas, entre cinco e dez minutos, com historiadores e historiadoras, a respeito de diferentes compreensões da disciplina história e da pesquisa histórica contemporânea.
Justificativa
A história hoje encontra desafios em atender às demandas sociais e em acomodar suas formas narrativas e pedagógicas, em parte porque a história na sala de aula deixou de ser o único e mais eficaz meio de sincronizar as memórias sociais. Atualmente as variadas mídias disponíveis – redes sociais, filmes, documentários, sites – são eficazes em cumprir o papel de conceber sentidos para a experiência do tempo de diversos grupos sociais, direcionando o consumo de passados, ainda que difusos, e também diversas demandas de memória (TURIN, 2018, p. 200).
Além de estar concebido nessa dinâmica de novas mídias que cumprem um papel de construção de sentidos históricos, o projeto encontra variadas e importantes justificativas:
1) Trata-se de uma forma dinâmica e eficaz de divulgação científica da história em mídia sonora, atendendo a potenciais expectativas de um público com interesses nos temas veiculados.
2) O projeto promove o livre acesso às reflexões próprias do saber histórico produzidas por especialistas e destinadas ao amplo público.
3) O podcast assume perspectivas de divulgação de saberes válidos e confiáveis, muito relevantes nos dias atuais, quando nos deparamos com simplificações, desonestidades, manipulações e negacionismos científicos.
4) A gravação em áudio podcast possibilita a audição a qualquer tempo, trazendo certamente um impacto social e acadêmico, tanto pelo amplo alcance espacial (ouve-se de qualquer lugar e em qualquer tempo), quanto pela livre possibilidade de acesso por parte de qualquer pessoa, profissional ou leiga.
5) A produção de conteúdo em áudio sobre a disciplina e a pesquisa em história pode ser relevante para estudantes, professores/as, profissionais da história e público em geral interessado em história.
O projeto pretende ainda, eventualmente, tratar de fatos, eventos, acontecimentos ou processos históricos que ganham relevância e urgências no presente, como datas comemorativas e/ou feriados nacionais que passam por atribuições de sentidos variados. No entanto, não tem intenção de (re)contar a história de modo tradicional, mas sim, de apresentar novas significações do passado à luz das possibilidades e necessidades de problematizações do tempo presente.
O principal objetivo é possibilitar pequenas reflexões sobre os aspectos teóricos que marcam a produção do conhecimento histórico, o trabalho, as contestações e os dilemas do/a historiador/a, as metodologias viáveis de pesquisa, os diálogos e as críticas historiográficas e sociais, as especificidades da narrativa e o amplo aspecto do ensino de história e da didática da história.
Parte-se do princípio da relevância da ética na divulgação dos mecanismos de produção do conhecimento histórico, respeitando a pluralidade teórica plausível no espaço de possibilidades interpretativas próprio da disciplina. Desse modo, indiretamente, o projeto contribui para tensionar a reverberação de verdades excludentes, as quais devem ser “recolocadas no lugar de suas próprias contradições” (MENESES, 2018, p. 183)
O podcast em entrevistas com historiadores e historiadoras busca produzir e disponibilizar ao grande público conhecimento histórico de qualidade, calcado não em simples opiniões sobre a história, mas em reflexões que resultam de operações próprias da produção da ciência histórica, tal como o levantamento de evidências e a crítica às fontes. Ao mesmo tempo em que deseja produzir conteúdo midiático crítico e reflexivo, não se fecha em verdades absolutas, acreditando na autonomia de diferentes linguagens e na necessária tensão comunicativa junto aos atuais cenários de ampliação das construções de passados e das leituras possíveis desses passados construídos pelas memórias sociais (TURIN, 2018, p. 201).
Por fim, o projeto parte da suposta expectativa de audiência, que se espera múltipla/plural, mas que – em primeira instância – pode interessar diretamente aos estudiosos/as da história, aos professores/as e pesquisadores/as em geral. Trata-se de uma tentativa de adequação aos novos modos de comunicação histórica e ao atendimento da demanda social e acadêmica própria do tempo presente. Para a França já da segunda década do século XXI, o historiador François Hartog percebeu que a figura do historiador tornou-se secundária na mídia, mas o gosto e paixão pela história cresceram. Assim sendo, programas de audiência foram criados como A fábrica da história, A marcha pela história, Segundas da História e Encontros da História (HARTOG, 2017, p. 34-35). No Brasil, a criação de podcasts de História e de reflexões sobre estas mídias cresceu muito nos últimos anos.
A opção pelo formato “cinco a dez minutos” deve-se a vários fatores, tais como: tentativa de fidelização de ouvintes que prezam por informações rápidas, disponibilidade de tempo dos/as entrevistados/as e dinamização do trabalho de editoração. Assim, diante do crescente interesse social pelos temas históricos, da configuração cultural de busca rápida e acelerada por saberes na web ou outras mídias e da relação de ansiedade que a sociedade contemporânea mantém com a administração do tempo cronológico, justifica-se o formato enxuto da duração do programa.
Além de estar concebido nessa dinâmica de novas mídias que cumprem um papel de construção de sentidos históricos, o projeto encontra variadas e importantes justificativas:
1) Trata-se de uma forma dinâmica e eficaz de divulgação científica da história em mídia sonora, atendendo a potenciais expectativas de um público com interesses nos temas veiculados.
2) O projeto promove o livre acesso às reflexões próprias do saber histórico produzidas por especialistas e destinadas ao amplo público.
3) O podcast assume perspectivas de divulgação de saberes válidos e confiáveis, muito relevantes nos dias atuais, quando nos deparamos com simplificações, desonestidades, manipulações e negacionismos científicos.
4) A gravação em áudio podcast possibilita a audição a qualquer tempo, trazendo certamente um impacto social e acadêmico, tanto pelo amplo alcance espacial (ouve-se de qualquer lugar e em qualquer tempo), quanto pela livre possibilidade de acesso por parte de qualquer pessoa, profissional ou leiga.
5) A produção de conteúdo em áudio sobre a disciplina e a pesquisa em história pode ser relevante para estudantes, professores/as, profissionais da história e público em geral interessado em história.
O projeto pretende ainda, eventualmente, tratar de fatos, eventos, acontecimentos ou processos históricos que ganham relevância e urgências no presente, como datas comemorativas e/ou feriados nacionais que passam por atribuições de sentidos variados. No entanto, não tem intenção de (re)contar a história de modo tradicional, mas sim, de apresentar novas significações do passado à luz das possibilidades e necessidades de problematizações do tempo presente.
O principal objetivo é possibilitar pequenas reflexões sobre os aspectos teóricos que marcam a produção do conhecimento histórico, o trabalho, as contestações e os dilemas do/a historiador/a, as metodologias viáveis de pesquisa, os diálogos e as críticas historiográficas e sociais, as especificidades da narrativa e o amplo aspecto do ensino de história e da didática da história.
Parte-se do princípio da relevância da ética na divulgação dos mecanismos de produção do conhecimento histórico, respeitando a pluralidade teórica plausível no espaço de possibilidades interpretativas próprio da disciplina. Desse modo, indiretamente, o projeto contribui para tensionar a reverberação de verdades excludentes, as quais devem ser “recolocadas no lugar de suas próprias contradições” (MENESES, 2018, p. 183)
O podcast em entrevistas com historiadores e historiadoras busca produzir e disponibilizar ao grande público conhecimento histórico de qualidade, calcado não em simples opiniões sobre a história, mas em reflexões que resultam de operações próprias da produção da ciência histórica, tal como o levantamento de evidências e a crítica às fontes. Ao mesmo tempo em que deseja produzir conteúdo midiático crítico e reflexivo, não se fecha em verdades absolutas, acreditando na autonomia de diferentes linguagens e na necessária tensão comunicativa junto aos atuais cenários de ampliação das construções de passados e das leituras possíveis desses passados construídos pelas memórias sociais (TURIN, 2018, p. 201).
Por fim, o projeto parte da suposta expectativa de audiência, que se espera múltipla/plural, mas que – em primeira instância – pode interessar diretamente aos estudiosos/as da história, aos professores/as e pesquisadores/as em geral. Trata-se de uma tentativa de adequação aos novos modos de comunicação histórica e ao atendimento da demanda social e acadêmica própria do tempo presente. Para a França já da segunda década do século XXI, o historiador François Hartog percebeu que a figura do historiador tornou-se secundária na mídia, mas o gosto e paixão pela história cresceram. Assim sendo, programas de audiência foram criados como A fábrica da história, A marcha pela história, Segundas da História e Encontros da História (HARTOG, 2017, p. 34-35). No Brasil, a criação de podcasts de História e de reflexões sobre estas mídias cresceu muito nos últimos anos.
A opção pelo formato “cinco a dez minutos” deve-se a vários fatores, tais como: tentativa de fidelização de ouvintes que prezam por informações rápidas, disponibilidade de tempo dos/as entrevistados/as e dinamização do trabalho de editoração. Assim, diante do crescente interesse social pelos temas históricos, da configuração cultural de busca rápida e acelerada por saberes na web ou outras mídias e da relação de ansiedade que a sociedade contemporânea mantém com a administração do tempo cronológico, justifica-se o formato enxuto da duração do programa.
Metodologia
O projeto envolve diferentes etapas de produção e realização, e contará com toda a equipe do projeto, que envolve professores/as e estudantes do curso de Licenciatura em História da UFPEL e do grupo de pesquisas Paisagens Híbridas (EBA-UFRJ). A produção do conteúdo, especialmente as definições dos temas e possíveis entrevistados/as envolverá a equipe dos professores/as. A edição dos episódios e a divulgação dos mesmos nas redes sociais envolverá diretamente os/as estudantes.
Os episódios serão gravados via Google meet, hospedados na plataforma Anchor e ouvidos em serviços de transmissão como Spotify, GoogleCast e iTunes.
A arte em logotipo do projeto e a arte de divulgação semanal das entrevistas ficará a cargo do Grupo de pesquisa Paisagens Híbridas (EBA-UFRJ), contando diretamente com a concepção e diagramação do professor Rubens de Andrade.
Além disso, a divulgação do projeto acontecerá por meio das redes sociais Facebook e Instagram, criados com o título Minutos da História.
A ordem da organização dos programas podcasts será a seguinte: elaboração de um guia com ordenação de temas e possíveis convidados; definição prévia dos temas e da sequência a serem desenvolvidos nos podcasts; realização de contatos prévios com historiadoras e historiadores convidados para as entrevistas; gravação das conversas, por meio da troca de mensagens com os/as entrevistados/as; gravação do conteúdo em áudio podcast; edição e criação técnica do conteúdo com atenção aos cuidados éticos necessários à comunicação pública; disponibilização semanal do Minutos da História nas principais veículos de transmissão de podcasts; criação da arte/cartaz de divulgação.
Os episódios serão gravados via Google meet, hospedados na plataforma Anchor e ouvidos em serviços de transmissão como Spotify, GoogleCast e iTunes.
A arte em logotipo do projeto e a arte de divulgação semanal das entrevistas ficará a cargo do Grupo de pesquisa Paisagens Híbridas (EBA-UFRJ), contando diretamente com a concepção e diagramação do professor Rubens de Andrade.
Além disso, a divulgação do projeto acontecerá por meio das redes sociais Facebook e Instagram, criados com o título Minutos da História.
A ordem da organização dos programas podcasts será a seguinte: elaboração de um guia com ordenação de temas e possíveis convidados; definição prévia dos temas e da sequência a serem desenvolvidos nos podcasts; realização de contatos prévios com historiadoras e historiadores convidados para as entrevistas; gravação das conversas, por meio da troca de mensagens com os/as entrevistados/as; gravação do conteúdo em áudio podcast; edição e criação técnica do conteúdo com atenção aos cuidados éticos necessários à comunicação pública; disponibilização semanal do Minutos da História nas principais veículos de transmissão de podcasts; criação da arte/cartaz de divulgação.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre os principais expectativas do projeto está a possibilidade de contribuir com a disseminação pública e qualificada de compreensões sobre a história, a pesquisa histórica, os temas históricos relevantes hoje e o trabalho de historiadores e historiadoras.
O projeto pretende também, ao utilizar esse veículo contemporâneo de comunicação, produzir outras formas de discursos historiográficos, com amplo alcance social e acadêmico, possibilitando que os ouvintes escutem diferentes compreensões e análises (seja da disciplina, do ofício ou de um tema específico) de pesquisadores/as de diferentes universidades do Brasil.
A intenção também está em produzir material útil a estudantes de história, professores/as de história e/ou de qualquer outra disciplina, ou ainda, a qualquer pessoa interessada em estudos e pesquisas próprias da disciplina histórica.
O projeto pretende também, ao utilizar esse veículo contemporâneo de comunicação, produzir outras formas de discursos historiográficos, com amplo alcance social e acadêmico, possibilitando que os ouvintes escutem diferentes compreensões e análises (seja da disciplina, do ofício ou de um tema específico) de pesquisadores/as de diferentes universidades do Brasil.
A intenção também está em produzir material útil a estudantes de história, professores/as de história e/ou de qualquer outra disciplina, ou ainda, a qualquer pessoa interessada em estudos e pesquisas próprias da disciplina histórica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 2 | ||
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES | 2 | ||
DOUGLAS DE LIMA JARDIM | |||
JONAS MOREIRA VARGAS | 2 | ||
LISIANE SIAS MANKE | 2 | ||
MARCIA JANETE ESPIG | 2 | ||
MAURO DILLMANN TAVARES | 5 | ||
Valci Rubens Oliveira de Andrade |