Nome do Projeto
IX Semana Acadêmica da Gestão Ambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/08/2021 - 26/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A IX SAGA será realizada por alunos do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas com o objetivo de promover a disseminação de conhecimento de profissionais e atuantes na área ambiental para a comunidade em geral interessada nas temáticas que transpassam as questões ambientais. Para isso, será reservado um período para organização do evento, onde serão realizadas reuniões virtuais com a equipe organizadora, os convidados serão contatados, as artes serão elaboradas e a divulgação do evento será promovida e as inscrições serão realizadas. Durante a semana do evento, ocorrerão palestras, divulgação de projetos e mostra de trabalhos científicos. Após o evento, está previsto um período de avaliação do evento, onde indicadores como feedbacks do público-alvo e da equipe organizadora serão analisados. Concluídas estas etapas, serão preparados os procedimentos para finalização do projeto e solicitação dos certificados.

Objetivo Geral

O objetivo principal da IX Semana Acadêmica da Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas é promover a disseminação de conhecimento de profissionais e atuantes na área ambiental para a comunidade em geral interessada nas temáticas que transpassam as questões ambientais através de discussões sobre as perspectivas atuais de atuação nesse setor em um evento online acessível ao público-alvo.

Justificativa

A Semana Acadêmica da Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas é um evento tradicionalmente organizado e promovido pelos alunos dos cursos de Tecnologia e Bacharelado em Gestão Ambiental. Diante da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social como medida preventiva à proliferação desta doença, diversos eventos promovidos junto às universidades foram suspensos. No entanto, é importante que as universidades continuem com projetos de extensão e adaptem suas formas de atender à comunidade externa.
Portanto, no ano de 2021, a equipe organizadora da IX SAGA propõe-se a desenvolver um evento online, com acesso facilitado à toda a comunidade externa e interna da UFPel que tenha interesse nas questões que transcendem à gestão ambiental. Além disso, a SAGA virtual é vista como uma forma de aumentar a conexão dos estudantes dos cursos de gestão ambiental com seus colegas e professores, assim como uma possibilidade da comunidade acadêmica apresentar trabalhos científicos que tenham desenvolvido.

Metodologia

O evento será desenvolvido totalmente online, com a promoção de palestras com profissionais da área ambiental sobre assuntos relevantes atualmente para os estudantes, graduados e a comunidade em geral interessada na temática da gestão ambiental. Após as falas dos convidados será disponibilizado um período de tempo para perguntas, onde todos os participantes poderão se dirigir aos profissionais. Intercalado com as palestras ocorrerá a apresentação de projetos desenvolvidos e coordenados pelos docentes do curso de gestão ambiental da UFPel. Haverá também a mostra de trabalhos científicos, que serão avaliados previamente e apresentados por vídeo produzido por cada apresentador na ocasião do evento.
A transmissão do evento será hospedada nas redes sociais de livre acesso e todos aqueles que possuem dispositivos digitais com acesso à internet terão acesso ao conteúdo. Aqueles que realizem inscrição e assinarem as listas de presença receberão certificado.

Indicadores, Metas e Resultados

Previamente ao início do evento, às inscrições dos participantes ocorrerão pelo preenchimento de formulários, onde será solicitado dados como nome, CPF, E-MAIL, ocupação profissional, formação acadêmica. Com posse desses dados, durante a etapa de avaliação da SAGA, será possível contabilizar a participação de todas as categorias do público-alvo.
Diariamente, durante os dias do evento, serão lançadas formulários para serem preenchidos pelos participantes. Nestes formulários serão controladas as presenças dos ouvintes no ouvinte como comprovante das horas de participação. Além disso, à estes formulários serão inseridas questões sobre os pontos positivos e negativos de cada dia como forma de conhecer a opinião do público-alvo sobre o evento.
Dessa forma, durante o período de avaliação da SAGA, será possível entender se o evento atendeu às expectativas do público-alvo.
Posteriormente ao evento, na etapa de avaliação da SAGA, a equipe organizadora se reunirá virtualmente onde todos terão a oportunidade de pontuar as questões que foram importantes durante o evento e se foram atendidos os objetivos estabelecidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA DE OLIVEIRA CARDOSO
BERNARDO DOS SANTOS FERNANDES
CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT16
CLEITON STIGGER PERLEBERG16
FERNANDA MEDEIROS GONCALVES16
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO16
IGOR LUIZ PEREIRA DA SILVA
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN16
LUIZA DOS SANTOS CAMEJO
MATEUS LOPES DA SILVA16
MATHEUS GOUVEIA DE ARAUJO
MAURICIO PINTO DA SILVA16
NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN16
Pablo Abelaira de Souza
ROBERTO CALDEIRA DO NASCIMENTO
ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA16
SAMANTHA PLAMER LARROSSA
TAINARA ZÜGE
THAIS ANTOLINI VECOZZI26

Página gerada em 27/04/2024 01:05:34 (consulta levou 0.233600s)