Nome do Projeto
Promoção de Saúde no território: acompanhamento de crianças filhas de pessoas usuárias de substâncias psicoativas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
A aproximadamente quatro anos acompanhamos crianças filhas de pessoas usuárias de substancias psicoativas e suas famílias no próprio domicilio. Além da verificação de medidas antropométricas, também é verificada e acompanhada a situação vacinal das crianças, realização de exame físico geral e específico das crianças, das mães e alguns outros familiares. Além disso, são dadas orientações de cuidado integral com a saúde da criança e da mulher, e orientação sobre a estratégia de redução de danos. Atualmente são acompanhadas quatro famílias. O uso de crack foi diminuído, duas mulheres decidiram por elas próprias parar com o uso de substâncias psicoativas, foi observado melhora na qualidade de vida e completa responsabilização com o cuidado das crianças. No ano de 2016 realizamos visitas semanais dos bolsistas e quinzenais dos voluntários. Trabalhamos com dois estudantes bolsistas e uma estudante voluntária e uma outra voluntária não UFPEL, mas que também é enfermeira assistencial e se interessou pelas atividades do grupo de extensão. Além disso, contamos novamente, de forma voluntária com a sub coordenação de uma psicopedagoga que desde o ano de 2013 vem colaborando com o grupo. Foram realizadas reuniões mensais com a coordenadora do projeto, e reuniões quinzenais entre as bolsistas e voluntárias com vista a organização da logística e cronograma das atividades. Foi criado um ótimo vinculo e isso tem ajudado no nosso trabalho, e esperamos que estejamos também contribuindo para promoção de saúde delas.

Objetivo Geral

Acompanhar no domicílio o crescimento/desenvolvimento de crianças filhas de pessoas usuárias de substâncias psicoativas

Justificativa

Este projeto foi criado a partir de uma necessidade percebida na prática da coleta de dados da pesquisa sobre "Perfil dos usuários de crack e padrões de uso" onde em diferentes momentos foram entrevistadas mulheres que na ocasião estavam gestantes e que nos falaram do interesse de serem acompanhadas por profissionais de saúde, considerando que naquele momento não estavam acessando serviços de saúde para a realização do pré natal, e também por outras mulheres que já haviam passado pelo parto e que desejavam ser acompanhadas no seu puerpério e depois durante o crescimento dos seus filhos por pessoas que pudessem cuida-las sem julgamentos morais, uma vez que nos foi relato inúmeras vezes uma serie de violências obstétricas, estigmas e preconceito por parte de alguns profissionais de saúde durante a experiencia do parto, além disso, também este pode contribuir na formação de futuros profissionais, sendo estes conduzidos pela ética, pela humanização do cuidado, pela prática do atendimento integral e respeitoso, e com o rompimento de estigmas e preconceitos que criam injustiça social e violência contra as pessoas que usam qualquer tipo de substância psicoativa afastando-as dos serviços de saúde.

Metodologia

Desde o inicio do projeto são realizadas visitas semanais dos bolsistas e quinzenais dos voluntários do projeto as famílias acompanhadas. Nestas visitas são verificadas medidas antropométricas das crianças, verificado o desenvolvimento afetivo, cognitivo, psíquico e motor, bem como a relação da criança com a escola e com a família e da família com os serviços de saúde do território. Sempre que necessário procuramos os profissionais de saúde dos territórios com a finalidade de promover a inter locução e acolhimento das famílias as Unidades Básicas de Saúde. Após a realização das visitas são realizados diários de campo. Contamos de forma voluntária com a sub coordenação de uma psicopedagoga que desde o ano de 2013 vem colaborando com o grupo. São realizadas reuniões quinzenais ou mensais com a coordenadora do projeto, e reuniões quinzenais ou semanais entre as bolsistas e voluntárias para organizar a logística e o cronograma das atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de consultas de puericultura/ano, taxa de internação hospitalar, taxa de consulta em serviço de saúde/ano, taxa de aprovação escolar, taxa de abandono escolar, mãe ou pai em situação de encarceramento, uso de crack e outras drogas na gestação, realização ou não de consultas de pré-natal e puerpério, história de afecções respiratórias nas crianças, taxa de deficit de atenção, taxa de déficit cognitivo, motor e afetivo, história de crise de abstinência nos recém nascidos, número de apgar, presença ou não de outro cuidador além da mãe.
Resultados Esperados:Aproximação com serviço de saúde no território, promoção de saúde no território, qualificação da assistência na área de atenção hospitalar, saúde coletiva, saúde mental e saúde da família, melhora na capacidade de autocuidado de mães e de cuidadores, geração de conhecimento para a rede de serviços de saúde, ampliar a prática de redução de danos, crianças com desenvolvimento e crescimento saudável, formação dos profissionais de saúde, sensibilização dos profissionais de escolas e de UBS sobre o uso e abuso de substancias psicoativas.

Página gerada em 28/05/2025 15:03:22 (consulta levou 0.168050s)