Nome do Projeto
Métodos de previsão precoce de caninos inclusos: revisão sistemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/08/2021 - 01/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Um dos grandes desafios de diagnóstico na dentição mista é a definição do correto posicionamento dos dentes permanentes. Os caninos permanentes são os últimos dentes a irromperem na cavidade bucal que necessitam de encaixe entre dois elementos dentários, por isso, na grande maioria das vezes é o dente que fica desalinhado no arco ou, o que é ainda pior, não consegue irromper na cavidade bucal, tornando-se incluso ou impactado. Utilizando uma técnica radiográfica é possível verificar a existência do dente e alterações patológicas, mas mais do que isto, a literatura refere avaliações radiográficas possíveis de predizer se o eixo de irrupção do dente tende a torná-lo impactado ou não. Com tal conhecimento, a definição do plano de tratamento será mais adequada, assim como o tratamento a ser instituído.

Objetivo Geral

Verificar na literatura o método mais adequado de previsão precoce de caninos inclusos para auxiliar no planejamento dos tratamentos preventivos e interceptivos na dentição mista realizados na clínica odontológica do paciente infantil.

Justificativa

O período da dentição mista é um dos mais desafiadores na clínica odontológica infantil. Muitos fatores precisam ser considerados. Crescimento, desenvolvimento, eixos de irrupção dos dentes permanentes. Dúvidas com relação ao que é normal ou patológico se estabelecem. Baseado nisso, métodos eficazes de diagnóstico devem ser instituídos para prováveis previsões de acontecimentos que poderão alterar o planejamento dos casos e com isso, o tratamento.

Metodologia

Revisar na literatura pertinente nacional e internacional, através de descritores específicos, nas bases de dados, os métodos de previsão precoce de caninos inclusos, selecionando os artigos com maior evidência científica que possam determinar o método mais adequado para ser usado na clínica do paciente infantil.

Indicadores, Metas e Resultados

Responder a pergunta: Qual o método de previsão precoce de caninos inclusos é o mais eficaz para a clínica infantil

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO
CATIARA TERRA DA COSTA13
DOUVER MICHELON12
FERNANDA ESTIVALET PESKE
MARCOS ANTONIO PACCE10

Página gerada em 20/04/2024 06:08:01 (consulta levou 0.168590s)