Nome do Projeto
Pizza, Música e Ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 30/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
“Pizza, Música e Ciência” é um projeto para a realização de eventos técnicos, científicos e culturais, proposto pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto caracteriza-se pela promoção de eventos locais, cujo objetivo é divulgar dados de pesquisa e inovação tecnológica de trabalhos realizados pelo NUPEEC. O NUPEEC é um grupo multidisciplinar constituído por professores, pesquisadores, pós-graduandos, residentes e graduandos, envolvendo os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Farmácia. O proponente Professor Dr. Marcio Nunes Corrêa é Médico Veterinário, com mestrado em Zootecnia e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é Professor Titular de Clínica Médica de Grandes Animais I e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desenvolvendo atividades direcionadas ao estudo do metabolismo de ruminantes. Atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV) e Biotecnologia (PPGB), além de coorientar no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFPEL. O “Pizza e Música” é um projeto já existente, conduzido pelos músicos tradicionalistas gaúchos, Cristian Camargo e Roberto Borges, e a ideia de incorporar “Ciência” a este projeto, consiste em uma nova ferramenta de extensão acadêmica com consequente divulgação técnica, científica e cultural. O público-alvo inclui técnicos de empresas públicas e privadas, do setor do agronegócio, buscando contribuir cientificamente com a formação desses profissionais, bem como, divulgar os trabalhos científicos realizados na UFPEL. Espera-se que à medida em que ocorra a vacinação da população brasileira em relação ao COVID-19, eventos presenciais voltem a ocorrer, visto que, estes constituem em uma importante estratégia utilizada por empresas, cooperativas e associações voltadas ao agronegócio, tanto para difundir suas tecnologias, como para conhecer novas tendências de mercado. Neste sentido, “Pizza, Música e Ciência” será um evento presencial, disponibilizado para empresas, cooperativas e associações, mediante as suas demandas, que contará inicialmente com um número reduzido de pessoas, de modo a evitar aglomerações. Durante as suas primeiras edições, também serão adotadas as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tais como, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel 70% e distanciamento mínimo de 2 metros entre os participantes do evento. As palestras serão conduzidas por professores e pós-graduandos do grupo NUPEEC, que abordarão temas como metabolismo, nutrição e reprodução de ruminantes. Sendo assim, espera-se que o evento proporcione um ambiente harmônico, unindo boa gastronomia e música, além de divulgar o trabalho realizado pelo grupo NUPEEC para empresas, cooperativas e associações.

Objetivo Geral

Levar o conhecimento de dados de pesquisa científica e inovação tecnológica, de trabalhos realizados pelo grupo NUPEEC, para profissionais do agronegócio.

Justificativa

O projeto Pizza, Música e Ciência possui caráter inovador no que tange a divulgação de dados de pesquisa nas áreas de pecuária de leite e de corte no Brasil, proposto pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto caracteriza-se por ser um evento local e presencial, disponibilizado para empresas, cooperativas e associações mediante as suas demandas. Durante a sua realização, professores e pós-graduandos abordarão dados de pesquisa e inovação tecnológica realizadas no grupo NUPEEC, de acordo com as necessidades das empresas, cooperativas ou associações.

Metodologia

O evento será proporcionado para empresas, cooperativas e associações de acordo com as suas demandas, em formato presencial, com local a ser definido de acordo com a edição. Durante a sua realização, os temas abordados serão ajustados de acordo com a necessidade do setor do agronegócio. As palestras serão apresentadas por professores e pós-graduandos que estejam ou tenham trabalhado com a temática a ser discutida, de modo a proporcionar uma troca efetiva de ideias a respeito de temas atuais e relevantes que podem ser aplicados no meio rural.
A data, duração, número de palestras e horário de realização do evento serão pontos a serem ajustados entre empresa/cooperativa/associação, músicos e palestrantes. No entanto, o formato do projeto envolve primeiramente a realização das palestras e posteriormente a participação dos músicos Cristian Camargo e Roberto Borges, que complementarão o evento com a fabricação e degustação de pizzas artesanais e música ao vivo.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é realizar um evento que atenda às necessidades de empresas, cooperativas e associações envolvidas no agronegócio brasileiro, por meio da abordagem de temas relevantes ao setor. Espera-se que o projeto “Pizza, Música e Ciência”, seja uma ferramenta de divulgação dos trabalhos realizados no grupo NUPEEC, com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Além de proporcionar o contato entre as empresas, cooperativas e associações com os acadêmicos do grupo de pesquisa, o que é interessante para a formação e aumento da visibilidade visando a futura inserção destes profissionais no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DALLA COSTA DE MATOS
ALICIA CHAFADO FRANCO
ANA PAULA PROENÇA TIMM
ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
Ana Luiza Kalb
BERNARDO DA SILVA MENEZES
BRUNA EMANUELE DA SILVA VELASQUEZ
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CAROLINE DA SILVA WRAGUE
CASSIO CASSAL BRAUNER6
CRISTIAN CAIO COFFERRI
CRISTIANE AMANDA DE OLIVEIRA
DIANE RAMIRES DAS NEVES
DIEGO RODRIGUES SARAIVA
EDERSON DOS SANTOS
EDGARD GONÇALVES MALAGUEZ
EDUARDO SCHMITT6
ELIZA ROSSI KOMNINOU6
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO6
GUSTAVO FELIPE DA SILVA SOUSA
JAQUELINE GEHLING FISCHER
JOAO ALVEIRO ALVARADO RINCON
JORDANI BORGES CARDOSO
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
JULIANO PERES PRIETSCH
KAREN CRUZ FREITAS
KAUANI BORGES CARDOSO
LAURA VALADÃO VIEIRA
LAURA VALADÃO VIEIRA
LEONARDO MARINS
LETÍCIA ALVES MARTINS DUARTE
LILIANE HACKBARTH KÜTTER
LIZANDRO DOS SANTOS LOPES
LUCAS CARDOZO DA SILVA
LUDGERO REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
LUIZA EISENHARDT
Leonardo Guedes da Luz Martins
MAGNA FABRÍCIA BRASIL SAVELA
MARCIO NUNES CORREA5
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
MATHEUS WREGE MEIRELES BARBOSA
MICHELLE DE ALMEIDA OLLÉ
MILENE LOPES DOS SANTOS
MURILO SCALCON NICOLA
MURYLLO BOTELHO MEDEIROS
Michelle da Luz Munhoz
NATÁLIA MACHADO RAHAL
RAFAEL SILVEIRA DA SILVA
RAIANE DE MOURA DA ROSA
RENAN MOROSSINO SOARES
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA
RODRIGO FONSECA DA FONSECA
RUTIÉLE SILVEIRA
TAMIRES SILVA DOS SANTOS
Taís Isabele Corrêa
VANESSA DA SILVEIRA PEREIRA
VIVIANE ROHRIG RABASSA6
WESLEY SILVA DA ROSA
YANCA NUNES WELTER

Página gerada em 19/04/2024 16:39:23 (consulta levou 0.231788s)