Nome do Projeto
PELEJA - Projeto de Extensão de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores/as Terceirizados/as da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 31/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Emprego e renda
Resumo
O presente Projeto visa realizar ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área UFPel. Trata-se de promover atividades e cursos de formação que possam qualificar estes/as trabalhadores/as e garantir acesso a conhecimentos produzidos na universidade. Um dos eixos do Projeto é a organização de aulas preparatórias específicas para a realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um exame gratuito ofertado a jovens e adultos/as que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Além da preparação para o ENCCEJA, direcionada aos/às terceirizados/as de Serviços de Higienização, as ações também incluem o desenvolvimento de atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho, que serão desenvolvidas em momentos alternados à oferta do curso preparatório para o ENCCEJA. Desta forma, busca-se oportunizar momentos de formação para os/as terceirizados/as no seu espaço de trabalho, de forma a qualificar este ambiente e garantir uma melhor integração destes/as trabalhadores/as na Universidade.
Objetivo Geral
O presente Projeto visa desenvolver ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área de Serviços de Higienização da UFPel, buscando auxiliar os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos a participar do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e promovendo atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho.
Justificativa
O trabalho terceirizado, de forma geral, se constitui a partir de uma lógica de precarização. Neste universo de terceirização, muitas vezes encontram-se trabalhadores/as que não tiveram acesso à educação formal. No caso da UFPel, é significativo o número de terceirizados/as que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, por exemplo. Muitos outros/as, apesar de já terem concluído a Educação Básica, tem demandas por outras atividades de formação, que possam ampliar suas perspectivas de trabalho – e de vida. Neste sentido, a realização do presente Projeto se justifica, na medida em que visa garantir a estes/as trabalhadores/as o acesso à educação de qualidade, de forma a qualificar seu ambiente de trabalho e fortalecer sua autonomia e formação individual e coletiva.
Metodologia
A metodologia do Projeto foi construída a partir de um diálogo com os/as trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na prestação de Serviços de Higienização, o NUGEST (Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados) e a SUINFRA/UFPel. A partir deste diálogo, a proposta metodológica do Projeto se divide em dois eixos principais. Um dos eixos é focado na oferta de aulas específicas preparatórias para a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos. De junho de 2019 a agosto de 2020 foram oferecidas aulas semanalmente, no turno da tarde, com matérias relativas às diferentes áreas do conhecimento que compõe tal exame; com a suspensão da prova do ENCCEJA em 2020 em razão da pandemia do COVID-19, a iniciativa foi postergada para o início de 2021, com realização nas tardes de sábado, de modo virtual, no período de fevereiro a julho (a prova tem previsão de aplicação para agosto de 2021, a depender das condições sanitárias). A perspectiva do projeto é ofertar anualmente este curso preparatório, com previsão de início da próxima rodada no início de 2022.
O outro eixo prevê a realização de atividades de formação mensais que se direcionam a todos/as os/as trabalhadores/as terceirizados/as, com prioridade para aqueles/as que atuam na prestação de Serviços de Higienização. Os temas destas formações foram definidos a partir de um diálogo e de sugestões colhidas com os/as próprios terceirizados/as, a partir de um encontro inicial e da aplicação de um questionário. As respostas foram tabuladas, de forma a elencar as demandas e interesses mais recorrentes. Em razão da imprevisibilidade ocasionada pela pandemia do COVID-19, a previsão do cronograma de execução destas atividades, com datas e temáticas, será construído ao longo do(s) próximo(s) semestre(s), pois, as atividades presenciais, em experiências passadas, evidenciaram uma maior participação do público destinatário. Este braço do projeto também possui um caráter de aplicação e repetição anual.
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no WhatsApp. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, intervenções musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso a conhecimentos produzidos na universidade.
O outro eixo prevê a realização de atividades de formação mensais que se direcionam a todos/as os/as trabalhadores/as terceirizados/as, com prioridade para aqueles/as que atuam na prestação de Serviços de Higienização. Os temas destas formações foram definidos a partir de um diálogo e de sugestões colhidas com os/as próprios terceirizados/as, a partir de um encontro inicial e da aplicação de um questionário. As respostas foram tabuladas, de forma a elencar as demandas e interesses mais recorrentes. Em razão da imprevisibilidade ocasionada pela pandemia do COVID-19, a previsão do cronograma de execução destas atividades, com datas e temáticas, será construído ao longo do(s) próximo(s) semestre(s), pois, as atividades presenciais, em experiências passadas, evidenciaram uma maior participação do público destinatário. Este braço do projeto também possui um caráter de aplicação e repetição anual.
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no WhatsApp. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, intervenções musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso a conhecimentos produzidos na universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na UFPel. Nossa meta é desenvolver atividades que oportunizem uma formação qualificada a estes/as trabalhadores/as, auxiliando os mesmos a serem aprovados no ENCCEJA e/ou garantindo espaços de formação mais geral. Quanto aos resultados esperados, além de garantir espaços educativos a estes sujeitos na Universidade, é qualificar o ambiente de trabalho e garantir uma melhor integração e valorização destes/as trabalhadores/as no espaço universitário.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | 8 | ||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | 3 | ||
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | |||
ANDRÉ SILVEIRA DA SILVA | 8 | ||
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO | |||
Aline Borges Azevedo | |||
CASSIO LILGE | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
CLÁUDIA DAIANE GARCIA MOLET | 3 | ||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 1 | ||
EDIENE CRISNEI DA SILVA RUIZ | 3 | ||
EDUARDO FONTES HENRIQUES | |||
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI | |||
ESTRELA DA SILVA LESSA | |||
FABIANO OTERO VAZ | |||
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA | 3 | ||
FLÁVIA MOURA DE FREITAS | |||
FRANCINE NUNES DE SOUZA | |||
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES | |||
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 1 | ||
HELENA BÜLOW MATIAS | |||
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 3 | ||
Isabelly Felipe Marques | |||
JOICE PEREIRA DA SILVA | |||
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA | |||
Jonas Tenfen | |||
Júlio César Madeira | |||
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES | |||
KELIN VALEIRAO | 3 | ||
LAVINIA MOREIRA LUCERO | |||
LILIAN BECKER OLIVEIRA | |||
LORY DA SILVEIRA RIBEIRO | |||
LUISE CALABUIG MACHADO | |||
Lacyta Trizotto Maia | |||
Luigi Henrique Chiattoni Fetter | |||
Luis Eduardo dos Santos Celente | |||
LÊDA MARIA DE ASSIS DA SILVA | |||
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | |||
MARCELO PEREIRA MACHADO | |||
MARIANA BACELO DOS SANTOS RODRIGUES | |||
MARIANA DE LARA BUENO | |||
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
Milena Costa Guidotti | |||
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO | |||
NATANAEL MATOSO MESQUITA | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
PAULO RICARDO VARGAS DA ROCHA JUNIOR | |||
PRISCILA MENDES PEREIRA | |||
RAQUEL PERES MACÊDO | |||
ROBINSON SANTOS PINHEIRO | 3 | ||
RODRIGO BARCELLOS BRAHM | |||
ROSANA IVANETE OLIVEIRA DA ROCHA | |||
Raquel Lucques dos Santos | |||
SANDRA IVANA GOMES VARGAS | |||
SERGIO ELOIR TEIXEIRA WOTTER | 1 | ||
SERGIO LUIZ PIEROBOM | |||
TAIS LILGE SCHEER | |||
VANESSA DOUMID DAMASCENO | 1 | ||
VIRGINIA MELLO ALVES | 8 | ||
VÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ | 3 | ||
WAGNER TENFEN | 3 | ||
YOHARA MAHARA DA SILVA DUTRA |