Nome do Projeto
PELEJA - Projeto de Extensão de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores/as Terceirizados/as da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2021 - 31/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Emprego e renda
Resumo
O presente Projeto visa realizar ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área UFPel. Trata-se de promover atividades e cursos de formação que possam qualificar estes/as trabalhadores/as e garantir acesso a conhecimentos produzidos na universidade. Um dos eixos do Projeto é a organização de aulas preparatórias específicas para a realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um exame gratuito ofertado a jovens e adultos/as que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Além da preparação para o ENCCEJA, direcionada aos/às terceirizados/as de Serviços de Higienização, as ações também incluem o desenvolvimento de atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho, que serão desenvolvidas em momentos alternados à oferta do curso preparatório para o ENCCEJA. Desta forma, busca-se oportunizar momentos de formação para os/as terceirizados/as no seu espaço de trabalho, de forma a qualificar este ambiente e garantir uma melhor integração destes/as trabalhadores/as na Universidade.

Objetivo Geral

O presente Projeto visa desenvolver ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área de Serviços de Higienização da UFPel, buscando auxiliar os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos a participar do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e promovendo atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho.

Justificativa

O trabalho terceirizado, de forma geral, se constitui a partir de uma lógica de precarização. Neste universo de terceirização, muitas vezes encontram-se trabalhadores/as que não tiveram acesso à educação formal. No caso da UFPel, é significativo o número de terceirizados/as que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, por exemplo. Muitos outros/as, apesar de já terem concluído a Educação Básica, tem demandas por outras atividades de formação, que possam ampliar suas perspectivas de trabalho – e de vida. Neste sentido, a realização do presente Projeto se justifica, na medida em que visa garantir a estes/as trabalhadores/as o acesso à educação de qualidade, de forma a qualificar seu ambiente de trabalho e fortalecer sua autonomia e formação individual e coletiva.

Metodologia

A metodologia do Projeto foi construída a partir de um diálogo com os/as trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na prestação de Serviços de Higienização, o NUGEST (Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados) e a SUINFRA/UFPel. A partir deste diálogo, a proposta metodológica do Projeto se divide em dois eixos principais. Um dos eixos é focado na oferta de aulas específicas preparatórias para a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos. De junho de 2019 a agosto de 2020 foram oferecidas aulas semanalmente, no turno da tarde, com matérias relativas às diferentes áreas do conhecimento que compõe tal exame; com a suspensão da prova do ENCCEJA em 2020 em razão da pandemia do COVID-19, a iniciativa foi postergada para o início de 2021, com realização nas tardes de sábado, de modo virtual, no período de fevereiro a julho (a prova tem previsão de aplicação para agosto de 2021, a depender das condições sanitárias). A perspectiva do projeto é ofertar anualmente este curso preparatório, com previsão de início da próxima rodada no início de 2022.
O outro eixo prevê a realização de atividades de formação mensais que se direcionam a todos/as os/as trabalhadores/as terceirizados/as, com prioridade para aqueles/as que atuam na prestação de Serviços de Higienização. Os temas destas formações foram definidos a partir de um diálogo e de sugestões colhidas com os/as próprios terceirizados/as, a partir de um encontro inicial e da aplicação de um questionário. As respostas foram tabuladas, de forma a elencar as demandas e interesses mais recorrentes. Em razão da imprevisibilidade ocasionada pela pandemia do COVID-19, a previsão do cronograma de execução destas atividades, com datas e temáticas, será construído ao longo do(s) próximo(s) semestre(s), pois, as atividades presenciais, em experiências passadas, evidenciaram uma maior participação do público destinatário. Este braço do projeto também possui um caráter de aplicação e repetição anual.
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no WhatsApp. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, intervenções musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso a conhecimentos produzidos na universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na UFPel. Nossa meta é desenvolver atividades que oportunizem uma formação qualificada a estes/as trabalhadores/as, auxiliando os mesmos a serem aprovados no ENCCEJA e/ou garantindo espaços de formação mais geral. Quanto aos resultados esperados, além de garantir espaços educativos a estes sujeitos na Universidade, é qualificar o ambiente de trabalho e garantir uma melhor integração e valorização destes/as trabalhadores/as no espaço universitário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES8
ALINE BORGES AZEVEDO
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS3
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE
ANDRÉ SILVEIRA DA SILVA8
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO
CASSIO LILGE
CHARLENE BARBOSA DE PAULA
CLÁUDIA DAIANE GARCIA MOLET3
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA1
EDIENE CRISNEI DA SILVA RUIZ3
EDUARDO FONTES HENRIQUES
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI
ESTRELA DA SILVA LESSA
FABIANO OTERO VAZ
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA3
FLÁVIA MOURA DE FREITAS
FRANCINE NUNES DE SOUZA
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES
GILSON SIMOES PORCIUNCULA1
HELENA BULOW MATIAS
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO3
Isabelly Felipe Marques
JOICE PEREIRA DA SILVA
JUCIARA SILVA CORREA FONSECA
JULIA FERNANDES RUAS
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA
Jonas Tenfen
JÚLIO CÉSAR MADEIRA
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMES
KELIN VALEIRAO3
LAVINIA MOREIRA LUCERO
LILIAN BECKER OLIVEIRA
LORY DA SILVEIRA RIBEIRO
LUIS EDUARDO DOS SANTOS CELENTE
LUISE CALABUIG MACHADO
Lacyta Trizotto Maia
Luigi Henrique Chiattoni Fetter
LÊDA MARIA DE ASSIS DA SILVA
MARA BEATRIZ NUNES GOMES
MARCELO PEREIRA MACHADO
MARIANA BACELO DOS SANTOS RODRIGUES
MARIANA DE LARA BUENO
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
Milena Costa Guidotti
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO
NATANAEL MATOSO MESQUITA
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
PAULO RICARDO VARGAS DA ROCHA JUNIOR
PRISCILA MENDES PEREIRA
RAQUEL PERES MACÊDO
ROBINSON SANTOS PINHEIRO3
RODRIGO BARCELLOS BRAHM
ROSANA IVANETE OLIVEIRA DA ROCHA
Raquel Lucques dos Santos
SANDRA IVANA GOMES VARGAS
SERGIO ELOIR TEIXEIRA WOTTER1
SERGIO LUIZ PIEROBOM
TAIS LILGE SCHEER
VANESSA DOUMID DAMASCENO1
VIRGINIA MELLO ALVES8
VÉRA LUCIA DOS SANTOS SCHWARZ3
WAGNER TENFEN3
YOHARA MAHARA DA SILVA DUTRA

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