Nome do Projeto
Avaliação do esmalte dentário após o uso de diferentes instrumentos rotatórios para remoção de resina ortodôntica remanescente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/08/2021 - 29/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A remoção da resina ortodôntica remanescente, após a conclusão do tratamento ortodôntico desenvolvido com o recurso de colagens sobre as superfícies dentárias, é uma das etapas de um processo que visa resgatar as condições de normalidade dessas superfícies, podendo envolver uma variedade de instrumentos e materiais. O objetivo desse estudo “in vitro'' será realizar uma avaliação comparativa dos efeitos resultantes do uso de três diferentes pontas de uso em baixa rotação que podem ser empregadas na remoção de resina ortodôntica remanescente após descolagem de braquetes. Serão usados dentes bovinos previamente retificados de maneira padronizada, sobre os quais serão colados braquetes metálicos os quais serão em seguida removidos de modo a deixarem resíduos do cimento resinoso na superfície. No ensaio serão usadas pontas de fibra de vidro fiberglass (TDV), brocas de zircônia multilaminada (Morelli) e brocas multilaminadas de carboneto de tungstênio 12 lâminas(TP Orthodontics). Os parâmetros de avaliação serão a rugosidade superficial (Surfest SJ 210, Mitutoyo) avaliados em 2 diferentes tempos: previamente à colagem dos braquetes (T0), após remoção da resina residual (T1) do esmalte. Serão registradas as oscilações de temperatura (OMEGA® HH506RA) através da inclusão de termopares na região subjacente à área com resina remanescente a ser removida durante a operação com as referidas pontas. O procedimento de remoção de cimento residual em cada amostra será realizado e cronometrado com a finalidade de verificar o tempo médio gasto com cada tipo de ponta usada. Todos os procedimentos serão realizados com o emprego de um suporte de amostras adaptado a um equipo dentário para simular condições clínicas reais de operação das pontas. Os resultados serão processados estatisticamente e analisados.

Objetivo Geral

Verificar o efeito sobre o esmalte dentário do uso de diferentes instrumentos rotatórios de baixa rotação empregados para na remoção de resina ortodôntica remanescente após descolagem de braquetes ortodônticos.

Justificativa

A busca pelo sorriso harmônico consiste no objetivo primário da grande maioria dos tratamentos ortodônticos realizados, pois a especialidade visa o correto posicionamento dos dentes nos arcos dentários e a harmonia entre elementos dentários, bases ósseas, periodontais e tecidos moles. Os aparelhos ortodônticos fixos convencionais, ou aqueles que utilizam acessórios colados sobre o esmalte, geram a necessidade de remoção da resina e adesivo residual após a finalização da fase ativa dos tratamentos. Nesse contexto, a remoção de resíduos do cimento resinoso na superfície do esmalte dentário representa um risco potencial à integridade do esmalte e à vitalidade pulpar. Ao final do tratamento uma lisura superficial apropriada necessita ser resgatada, pois influencia na higienização e falhas nesse sentido podem ainda contribuir para o acúmulo de placa bacteriana nessas regiões. As técnicas utilizadas para a remoção da resina remanescente após a descolagem dos braquetes ortodônticos, ou outros acessórios colados, no final do tratamento podem variar significativamente, devido a gama de instrumentos e materiais disponíveis para esse fim, bem como, pelo caráter “operador dependente” associado à técnica, podem ocorrer diversas possibilidades de variações nos graus de risco de dano ao esmalte ou a polpa associados às diferentes fases do procedimento. As brocas de carboneto de tungstênio de 12 lâminas têm sido consideradas o “padrão ouro” no uso de instrumentos rotatórios em baixa rotação para essa finalidade, entretanto, novos instrumentos tem surgido no mercado e sido propostos na literatura. Apesar dos muitos trabalhos que podem ser encontrados na literatura, o elevado uso do recurso de colagem sobre o esmalte nos tratamentos ortodônticos, o surgimento de novos instrumentos e as várias questões técnicas que permanecem ainda não inteiramente esclarecidas ou estudadas, justificam a realização de novos estudos sobre o tema.

Metodologia

Os ensaios serão realizados usando dentes bovinos previamente retificados de maneira padronizada usando uma sequência de lixas de carboneto de silício, sobre os quais serão colados braquetes metálicos os quais serão em seguida removidos de modo a deixarem resíduos do cimento resinoso na superfície, dos quais serão selecionados aqueles dentes com mensuração 3 do índice de adesivo remanescente (Adhesive remnant index – ARI) referente ao nível de resina remanescente. Os dentes serão distribuídos aleatoriamente em três grupos experimentais (n:10): P1, P2 e P3. No ensaio serão usadas pontas de fibra de vidro fiberglass (TDV) no grupo P1, brocas de zircônia multilaminada (Morelli) no grupo P2 e brocas multilaminadas de carboneto de tungstênio 12 lâminas (TP Orthodontics) no grupo P3. Os parâmetros a serem avaliados serão rugosidade superficial (Surfest SJ 210, Mitutoyo) avaliada em 2 diferentes tempos: previamente à colagem dos braquetes (T0), após remoção da resina residual (T1) do esmalte com o uso das pontas mencionadas, o parâmetro de rugosidades será rugosidade média (Ra). Os procedimentos de remoção de resíduos do cimento resinoso na superfície dos dentes bovinos serão realizados com o emprego de um suporte de amostras, projetado para uso em um equipo dentário, de modo a simular condições clínicas reais de operação das pontas. Durante os ensaios serão registradas as oscilações de temperatura (OMEGA® HH506RA) através da inclusão de termopares na região subjacente às áreas com resinas remanescentes a serem removidas durante a operação com os instrumentos propostos no trabalho. Todos os procedimentos experimentais para a realização de remoção de cimento residual do esmalte nas amostras serão realizados com o emprego de um suporte das amostras adaptado a um equipo dentário de modo simular condições clínicas de operação. Para análise estatística serão utilizados os testes de Shapiro-Wilk, ANOVA One-Way e Post-hoc Sidak.

Indicadores, Metas e Resultados

Responder a pergunta: Quais os possíveis impactos sobre os tecidos dentários, considerando a rugosidade superficial e as variações de temperatura, no uso de distintos instrumentos rotatórios de baixa rotação para a remoção de resina ortodôntica remanescente pós tratamento ortodôntico?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIARA TERRA DA COSTA2
DOUVER MICHELON1
GREICE REIS
MARCOS ANTONIO PACCE4

Página gerada em 26/04/2024 02:05:32 (consulta levou 0.142108s)