Nome do Projeto
Arte e Cultura no CCSO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/10/2021 - 05/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino, Arte e Cultura no CCSO vem ao encontro da necessidade de se estabelecer um contato mais próximo com toda a comunidade do centro, proporcionando um pouco de transformação do nosso pensar e sentir através da música, da dança, da literatura, do cinema e teatro, de qualquer manifestação artísticas e culturais, envolvendo artistas locais, mas, também, incentivando nossa comunidade a participar com seus dotes artísticos e culturais. Isso desenvolve um sentimento de pertencimento em todos, abre novos caminhos para a comunicação, inclui todas as manifestações de arte e promove a melhoria mental da comunidade do CCSO.

Objetivo Geral

O projeto de ensino, Arte e Cultura no CCSO, tem como objetivo principal a possibilidade de oferecimento da arte e da cultura de Pelotas aos alunos e servidores do CCSO.
Mais especificamente, apresentar todas as formas de arte e cultura desenvolvidas em Pelotas, nas mais diversas manifestações artísticas e culturais, assim como, revelar os talentos existentes no CCSO.

Justificativa

e acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão ao redor do mundo, sendo a principal causa de incapacidade das pessoas. Além da depressão, a ansiedade também é comum. No Brasil, a prevalência desses transtornos é alta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% e 9,3% da população brasileira tem depressão e ansiedade, o que corresponde a mais de 11,5 milhões de pessoas depressivas e 18,5 milhões de ansiosos no país.
Com a atual pandemia, esses dados podem ficar ainda piores, com as pessoas isoladas e o medo constante de contaminação.
“A gente busca viver com os conflitos, suportá-los, e a arte tem esse papel porque nos ajuda a elaborar os significados. A arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. E, nesse sentido, é fundamental para todos”, explica o psiquiatra e fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Fiocruz, Paulo Amarante. “A arte é, fundamentalmente, diálogo, uma forma de conversar e de falar.
Por Caroline Marques Maia e Rafael Revadam para a Com Ciência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico em 13/07/2020.

Metodologia

O projeto proõe apresentações artísticas e culturais uma vez por mês, atraves de lives, de acordo com as datas possíveis em relação aos outros projetos existentes no CCSO, como os projetos de acolhida aos calouros, os cafés com a Direção e com o Turismo, as Rodas de conversa, dentre outros.
Ao retorno das aulas presenciais, estas apresentações se darão no saguão do CCSO, nos intervalos entre os períodos da tarde e da noite.

Indicadores, Metas e Resultados

Nossa meta é o envolvimento de todos os alunos de todos os cursos de graduação e pós-graduação do CCSO.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTHEA NORA HILARICE ABEME EDOU NZE
CARMEN BEATRIZ SILVA DE CASTRO
CAROLINE CASALI
CAROLINE SIGALLES FERREIRA
DALILA MULLER
DALILA ROSA HALLAL4
DANIEL LENA MARCHIORI NETO
EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA
ELAINE GARCIA DOS SANTOS
ELIZANDRA FERNANDEZ RODRIGUES
FABIANO MILANO FRITZEN
FABIOLA ANDRESSA JESKE
FELIPE ARTHUR BARREIRA DE CARVALHO
GABRIEL DOS SANTOS FERNANDES TORRES
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA
JAIR RODRIGUES MENDES
JOAO PEDRO LAUDE DOS SANTOS
JULIANA LUIZA DA SILVA TAVARES
KEVIN SOUZA DOS SANTOS
LAIZA DA SILVA MACHADO
LARISSA DE VARGAS ANGELI
LAURA FURINI
LEONARDO THOMAZ DE MATOS
LUCAS PEREIRA PINHEIRO
MACLEIDI DA LUZ
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA4
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES
MATHEUS CARDOSO DUARTE
Magda Tatiana Ferreira Garcia
Maria Regina Vechiato Cava
NATHALIA MACHADO LINS BRUM
PAULO CESAR NEVES BARBOZA
PRISCILA NESELLO
RAFAEL CARDOSO NEVES
RICHARD MARTINS SILVEIRA
RITIELE KONRATH DOS SANTOS
ROGERIO DE LIMA HELEGDA
ROSANGELA CARDOZO RODRIGUES
THAIURY CARDOZO E CARDOSO
UILA SILVEIRA DE MEDEIROS
VALENTINA DEJAN PAGANOTTO

Página gerada em 04/07/2022 05:05:47 (consulta levou 0.093313s)