Nome do Projeto
Gestão em Saúde: planejamento, coordenação, avaliação e melhorias das ações e processos dos serviços de saúde.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/01/2022 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Sistema Único de Saúde é uma concepção vitoriosa, cuja implantação exigiu sério compromisso dos gestores, trabalhadores e usuários do SUS. O progresso alcançado, todavia, permanece a nos lembrar do que ainda temos por fazer; um desses grandes desafios são as redes integrais de atenção em saúde com base na Atenção Primária (APS). Ao mesmo tempo, qualificar a atenção primária para o exercício do atributo de coordenação do cuidado e também organizar pontos de atenção especializada integrados, intercomunicantes, capazes de assegurar que a linha de cuidado integral seja plenamente articulada com a APS e forneça aos usuários do SUS uma resposta adequada. Tudo isso planejado a partir de um correto diagnóstico de necessidades em saúde que considere a diversidade e extensão do território ainda é um desafio de gestão (MENDES, 2011). Os sistemas de atenção à saúde movem-se numa relação dialética entre fatores contextuais (como envelhecimento da população, transição epidemiológica e avanços científicos e tecnológicos) e os fatores internos (como cultura organizacional, recursos, sistemas de incentivos, estrutura organizacional e estilo de liderança e de gestão). Nesse sentido, devido a escassez de verba para investimentos, a gestão eficiente de serviços públicos de saúde deveria maximizar os resultados obtidos com um dado nível de recursos ou minimizar os recursos necessários para obter determinado resultado. A implantação de serviços de tecnologia para controle dos custos e organização das informações são essenciais para que o gestor tenha recursos suficientes para uma tomada de decisão satisfatória ( DERMINDO, 2019). Assim objetiva-se com este projeto analisar, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais no campo saúde. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo adotará uma abordagem predominantemente qualitativa frente ao objetivo estabelecido. Será desenvolvido em organizações da área da saúde, com o intuido de conhecer, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo analisar, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais no campo saúde.



Justificativa

A gestão em saúde é um dos fatores determinantes para os resultados alcançados na assistência prestada à população. A sua organização ainda está ancorada em métodos e estratégias tradicionais, oriundas da teoria clássica da administração. Construir novas formas de gestão na área da saúde, fundamentadas na participação, inovação, práticas cooperativas e interdisciplinares, entre trabalhadores e usuários, permanece como desafio a ser enfrentado.
Nesse sentido, este projeto poderá contribuir com uma nova forma de trabalho cooperativo, construído a partir do mapeamento dos processos existentes, fazendo uma análises de fluxos, gargalos, formas de controle e avaliação da efetividade e eficiência; propondo melhorias e adequações, que poderão impactar na assistência e nos fluxos de trabalho dos serviços de saúde prestados à população.
Sabe-se da escassez de investimentos destinados à saúde e da importância de sua correta utilização; e este projeto poderá ajudar aos gestores da saúde a ter processsos melhor desenhados, otimizados e eficientes que poderão diminuir os recursos necessários (pessoas, tempo, estrutura, investimentos, materiais) necessários para a sua realização.
A contribuição do estudo, será para a organização de saúde e para a sociedade que terá processos de gestão, acesso, tramitação e assistência mais ágeis e resolutivos. Neste momento de pandemia do Covid-19, a relevância deste estudo está fundamentada na importância de tratar as questões de saúde da população como prioridade nacional.
Para a Universidade a relevância se dá no contexto de poder trazer para a universidade os conhecimentos adquiridos e transportar aos dicentes através de ações no ensino, pesquisa e extensão, onde poderão ser expandidos e disseminados para a população.

Metodologia

A pesquisa de caráter exploratório e descritivo adotará uma abordagem predominantemente qualitativa frente ao objetivo estabelecido. Será desenvolvido em organizações da área da saúde, com o intuido de conhecer, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais. Utilizar-se-à a ferramenta de modelagem de processos: Business Process Management (BPM), com a utilização do software Heflo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a realização deste estudo:

a) Contribuir com a melhoria dos processos administrativos em organizações da área da saúde;
b) Melhorar os indicadores de resultados em saúde;
c) Otimizar os fluxos de trabalho administrativos;
d) Diminuir a distãncia entre as necessidades de saúde da população e o acesso aos serviços prestadores (RAS) para a comunidade;
e) Proporcionar rapidez, agilidade e eficiência aos serviços;
f) Disponibilizar informações rápidas e ágeis aos tomadores de decisão;
g) Sistematizar processos e protocolos para os trabalhadores em saúde.

Página gerada em 25/05/2025 10:57:30 (consulta levou 0.210306s)