Nome do Projeto
nutriDia Brasil 2021 – 2024: Uma iniciativa mundial para combater a desnutrição em instituições de saúde
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 29/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O nutritionday worldwide é um projeto multicêntrico, com participação de vários países em todo o mundo. Teve seu início em 2006 na Áustria, e a partir daí tem ocorrido anualmente. Atualmente, existe mais de 70 países participantes, sendo os seus questionários traduzidos em mais de 30 idiomas, totalizando mais de 276.000 pacientes avaliados em mais de 8000 unidades hospitalares. No Brasil teve inicio em 2009 e ocorre anualmente desde então. Acontece através de uma auditoria de um único dia nos hospitais que realizam o cadastro junto a plataforma do estudo.

Objetivo Geral

O objetivo do nutriDia é melhorar a conscientização sobre a desnutrição nas instituições de saúde e, em geral, melhorar a qualidade do tratamento nutricional.

Justificativa

Nas últimas décadas, vários estudos têm demonstrado os efeitos negativos da
desnutrição em pacientes hospitalizados. Estes efeitos aumentam tanto a
morbimortalidade dos pacientes clínicos e cirúrgicos, como também implicam num maior
custo ao Sistema de Saúde. Sabe-se que parte desta desnutrição ocorre durante a
internação hospitalar, seja por falta de identificação das necessidades nutricionais
alteradas do paciente, ou por não serem utilizados os recursos que os serviços dispõem
para correção destes problemas. Isto ocorre não apenas em países como o Brasil, mas
também em países considerados de 1º mundo, como países europeus e EUA (Waitzberg,
2001; Correia, 2003; Hiesmayr, 2019).

Metodologia

Esta auditoria ocorre em um dia, anualmente, em todos os hospitais de todo o
mundo. Após a aprovação do Comitê de Ética a Coordenação Nacional, o projeto, seus
questionários e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) serão enviados aos
hospitais que desejam participar voluntariamente. Não existem critérios de exclusão do paciente, uma vez que a Unidade Hospitalar tenha se inscrito para participar do projeto e o paciente concorde com sua
participação, através do TCLE. Basta a inscrição de uma unidade Clínica/Cirúrgica ou de Terapia Intensiva. Este registro deverá ser requisitado a Coordenação Nacional do estudo pelo contato
nutridiabr@hotmail.com, onde receberá as instruções para cadastramento do estudo junto a coordenação global do estudo, onde receberá um código para a manutenção do sigilo das informações e não identificação dos pacientes ou da Unidade. Desta forma, não existe cálculo do tamanho de amostra, pois esta dependerá do tamanho das Unidades de cada hospital participante.
O nutriDia Brasil utiliza como método questionários, cuja característica principal é de que não necessitam de conhecimento especializado para sua aplicação. Todas as informações serão coletadas no mesmo dia, em todos os centros, que serão revisitados após 30 dias ou 60 dias após (UTIs) apenas para a coleta das informações finais da evolução dos pacientes avaliados. Estas informações serão coletadas diretamente dos registros hospitalares, não sendo necessário novo contato com o paciente.
Existem três tipos diferentes de questionários, para pacientes de enfermaria, oncológicos e de UTI.
ENFERMARIAS: O primeiro questionário de cada unidade descreve a estrutura da Unidade (andar) e seus recursos. O segundo questionário diz respeito às informações do paciente (diagnóstico; medidas antropométricas, medicamentos em uso, etc). O terceiro questionário coletará informações a respeito da história nutricional prévia do paciente e de sua ingestão naquele dia, não só em relação às quantidades que ingeriu, mas também dos motivos que o levaram a se alimentar menos que o normal. Basicamente, o
questionário do paciente pretende responder 2 perguntas básicas: Quanto eu estou comendo? Porque eu estou comendo menos? Além destes 3 questionários, existe um questionário final, onde serão coletadas as informações para que o paciente seja localizado 30 dias depois, para verificar seu desfecho. Naquelas Unidades que possuírem pacientes com câncer, além dos questionários citados acima, preencherão outros questionários com questões específicas para este tipo de paciente.
UTI: Trata-se de uma auditoria com a utilização de 5 questionários. O primeiro avalia quais são os recursos físicos e humanos que a Unidade de Terapia Intensiva possui. O segundo e terceiro questionários avaliam o estado clínico e laboratorial do paciente no momento da sua internação da UTI e no dia da realização do nutriDia UTI. O quarto questionário avalia como é realizada a terapia nutricional na UTI, assim como os tipos de dieta e soluções parenterais disponíveis para a sua realização. Todas estas informações são posteriormente cruzadas com a evolução do paciente 60 dias após o nutriDia UTI. Todos os questionários da UTI serão preenchidos pelos profissionais da equipe da saúde a partir de dados coletados do prontuário do paciente, sem necessidade de nenhum tipo de exame ou intervenção no paciente.
O anonimato dos pacientes participantes será preservado, uma vez que serão previamente identificados apenas através de suas iniciais e registros hospitalares. Todos os questionários encontram-se em anexo, assim como o termo de consentimento livre e esclarecido, a ser utilizado nos pacientes de Enfermaria.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se incluir hospitais de no mínimo 10 estados brasileiros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO2
ALINE PORCIUNCULA FRENZEL
ANDRESSA SOUZA HILLAL
CAMILA CONDE FRIO
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
FABIANA BARBOSA PACHECO
FABIANE DUARTE GALHARDO
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA
MARIA CRISTINA GONZALEZ
ROMINA BUFFARINI2
SHEILA AFONSO DO AMARAL
SILVANA PAIVA ORLANDI2

Página gerada em 29/03/2024 09:36:51 (consulta levou 0.348829s)