Nome do Projeto
Pré-JEL - Jornada de Estudos da Linguagem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/11/2021 - 18/05/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A Pré-Jornada de Estudos da Linguagem (Pré-JEL) consiste em uma modalidade de evento concebida no contexto da pandemia de Covid-19 e elaborada para se adequar às circunstâncias do período de retorno gradativo às atividades presenciais. O evento tem como objetivo central dar início às discussões que serão aprofundadas durante a realização da 6ª Jornada de Estudos da Linguagem (JEL), no ano de 2022, contemplando as três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) de sua instituição sede (a Universidade Federal de Pelotas) por meio da organização de mesas-redondas voltadas para temas em voga nas pesquisas referentes a esses campos de estudos. O evento será realizado em parceria com a coordenação do PPGL e com alguns projetos em atividade no âmbito do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel, a saber, o LEAD (Laboratório de Estudos em Análise de Discurso) e o LELO (Laboratório Emergência da Linguagem Oral). A Pré-JEL será aberta à abertos à comunidade em geral. Terá como público-alvo imediato os graduandos(as) e pós-graduandos(as) da UFPel e de outras instituições, além de profissionais da linguagem, pesquisadores(as) e demais interessados(as) nos tópicos a serem debatidos.

Objetivo Geral

Promover um ambiente transdisciplinar de discussão e de aprendizagem voltado para os estudos associados às esferas da linguagem, do texto e da imagem, conferindo destaque, sobretudo, para seus presentes desdobramentos. Por meio da realização de mesas-redondas, o evento ainda visará qualificar seu público-alvo, atualizando-o a respeito de pesquisas relacionadas aos tópicos abordados atualmente sendo conduzidas em solo nacional.

Justificativa

O contexto pandêmico se apresentou como um grande desafio para a continuidade das atividades acadêmicas, bem como para a realização de iniciativas às quais a comunidade universitária já estava habituada, como congressos, seminários, simpósios e jornadas em que eram realizadas trocas de conhecimento e experiências. O período de adaptação associado ao retorno às atividades presenciais no ano de 2022, após longos meses de distanciamento social, surge como uma nova adversidade a ser superada. Nesse contexto, a Pré-JEL foi concebida com o intuito de dar início às discussões que serão conduzidas durante a Jornada de Estudos da Linguagem, porém, mantendo o formato de conferências virtuais (com interação via chat entre espectadores/as, mediadores/as e palestrantes) empregado ao longo da pandemia. Tal opção se deu em razão da necessidade de, a um só tempo, respeitar os anseios de palestrantes, monitores/as, mediadores/as e público em relação à realização de eventos presenciais e de despertar o interesse da comunidade acadêmica, instigando-a a participar da 6ª edição da JEL e introduzindo algumas das temáticas que serão abordadas.

Metodologia

Será realizado um total de três mesas-redondas a serem dispostas ao longo de três semanas. Cada uma das mesas-redondas contará com a participação de dois(duas) pesquisadores(as) convidados(as). Tais ações serão organizadas com o intuito de integrar diferentes perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas em relação aos temas abarcados por cada uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas. O cronograma previsto para a realização das mesas-redondas compreende os dias 18 e 25 de abril e 02 de maio de 2022.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o público-alvo interaja com os(as) palestrantes convidados(as), apresentando suas dúvidas e comentários acerca dos tópicos abordados durante o evento. Ademais, o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa a partir da introdução dos temas em questão e o estabelecimento de contatos entre pesquisadores(as), graduandos(as) e pós-graduandos(as) também deverão se seguir à realização da Pré-JEL

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALFEU SPAREMBERGER1
ALINE ROSINSKI VIEIRA
ANDREA CRISTIANE KAHMANN2
ARACY GRAÇA ERNST
BEATRIZ VIEGAS FARIA4
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA
Bethania Sampaio Corrêa Mariani
Cléo Vilson Altenhofen
EDIANE PEREIRA DA CUNHA
ELEONORA FRENKEL BARRETO
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO4
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS
LOREN CRISTINE FERREIRA CUADROS
Pedro Henrique Witchs
SANTIAGO BRETANHA FREITAS
Tiago Hermano Breunig
VIRGINIA BARBOSA LUCENA CAETANO
Valdir do Nascimento Flores

Página gerada em 29/03/2024 06:30:16 (consulta levou 0.164366s)