Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS QUÍMICOS, FÍSICOS, TECNOLÓGICOS DO SORGO PRODUZIDO EM MOÇAMBIQUE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/01/2022 - 24/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) é um alimento básico em muitas áreas semiáridas e tropicais do mundo, principalmente na África Subsaariana devido à sua adaptação a ambientes hostis. Há um interesse crescente em seu uso na alimentação humana, o que tornou o sorgo uma fonte potencial para a produção de bebidas e alimentos. Esse interesse se deve principalmente ao seu baixo custo de produção e às características nutricionais, incluindo digestibilidade de proteínas, atividade antioxidante, presença de amido resistente (AR) e compostos bioativos, que possibilitam seu uso como ingredientes funcionais. No grão de sorgo, o amido é o principal componente (aproximadamente 63- 74%) e é o principal fornecedor de energia. O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) estabeleceu o Programa Nacional de Melhoramento de Mapira e Mexoeira, com objetivo de desenvolver variedades melhoradas com altos rendimentos e qualidade do grão aceitável, resistentes a pragas, doenças, tolerantes a seca e pragas do armazém. O processo de melhoramento resultou na obtencção de novas acessos com características de interesse, com destaque para as qualidades fisicas, quimicas e tecnologias nos grãos que ainda não são conhecidos e avaliadas pelo programa, dificultando o conhecimento do seu uso na alimentacao humana e pela indústria alimentar e animal. O objetivo deste estudo é avaliar os parâmetros químicos, físicos, tecnológicos de acessos de sorgo produzido em Moçambique, bem como extração e caracterização do amido. Amostras de 4 cultivares de sorgo, sendo três melhoradas (Mucuveia, Otela, Tocole) e uma tradicional denominada Local, da safra de 2021 amplamente cultivados em Moçambique serão avaliadas. O estudo está dividido em duas partes. Grãos de sorgo serão caracterizados quanto a composição centesimal, peso de mil grãos, peso volumétrico, digestibilidade de amido e proteínas, fatores antinutricionais e atividade antioxidante.Posteriormente será extraído e caraterizado o amido, quanto ao rendimento de extração, pureza, amilose, propriedades de pasta, poder de inchamento, solubilidade, propriedades térmicas, cristalinidade relativa, microestrutura digestibilidade. Os dados de amido e outros parâmetros químicos, físicos, tecnológicos e seus componentes serão submetidos à análise de variância (anova). Espera-se conhecer as carateristicas de novas linhagens produzidas em Mocambique, a viabilidade do uso do sorgo como alta fonte de amido resistente, compostos fenolicos, fitoquimicos e antioxidantes para nutrição humana será confirmada, pois grãos com genótipos diferentes talvez possam apresentar níveis elevados desses componentes. Pelo menos dois genótipos serão destacados para alimentacao humana e aqueles com baixo AR e outros componentes podem ser indicados para alimentação animal. Alem disso, o estudo vai responder a novas fontes de amido com características específicas para atender a novas aplicações e demandas no setor da indústria.

Objetivo Geral

Avaliar os parâmetros químicos, físicos, tecnológicos do sorgo e amido de sorgo de linhagens produzidas no Moçambique.

Justificativa

Nos cereais, depois do milho e do arroz, o sorgo é o cereal mais produzido e é consumido na forma de farinha e mingaus pelos pequenos agricultores, na zona norte nas províncias de Cabo Delgado e Nampula e na zona central dos pais nas províncias de Manica, Tete e Sofala. Em Moçambique faltam pesquisas relacionadas com a caracterização da farinha e de amido de sorgo durante o seu processamento, qualidade das diferentes cultivares de sorgo, o estudo proposto irá contribuir para responder a esta questão e preencher a lacuna de conhecimento. Identificando as cultivares com alto teor de amido resistente e outros componentes, elas poderão ser utilizadas em programas de melhoramento para o desenvolvimento de variedades que possam atuar como alimentos funcionais e com benefícios à saúde. Com esta pesquisa, objetiva-se avaliar os parâmetros químicos, físicos e tecnológicos de diferentes linhagens de sorgo e de amido de sorgo produzidas em Moçambique e compará-las a uma cultivar local já amplamente produzida.

Metodologia

Material
Serão utilizadas quatro cultivares de Sorgo (Local, Mucuveia, Otela e Tocole) produzidas em Moçambique, no distrito Montepuez, província de Cabo Delgado. A colheita das amostras ocorreu em junho de 2021. Todos os reagentes utilizados serão de padrão analítico.
Métodos
Serão determinados nos grãos: Peso de mil grãos, Peso volumétrico, Umidade, Cinzas, Carboidrato
Fibras, Lipídeos, Proteínas, Digestibilidade do amido, Digestibilidade de proteínas, Amido resistente
Fatores antinutricionais (taninos, fitatos), Teor fitoquímicos (fenólicos totais, flavonóides, antocianinas, carotenoídes), Atividade antioxidante e Cor.
Após a caracterização dos grãos será feita a extração de amido. No amido será analisado: Rendimento de extração, Grau de pureza, Teor de amilose, Propriedades de pasta (RVA), Poder de inchamento, Solubilidade, Propriedades térmicas (DSC), Cristalinidade relativa (difração de raio x), Digestibilidade do amido, Amido resistente e Microestrutura dos grânulos (MEV).


Indicadores, Metas e Resultados

-Definir pelo menos 2 cultivares promissoras, que serão promovidas para diferentes usos, seja na indústria ou nos consumidores.
- Adoção de cultivares com alto teor de amido e boa qualidade.
- Publicação dos dados em congressos e simpósios da área de alimentos.
- Mínimo de 1 publicação em revista internacional de alto fator de impacto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aldo José Mabureza
ISABELA MENDES PACHECO NARITA
MOACIR CARDOSO ELIAS1
NATHAN LEVIEN VANIER1
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI
ROSANA COLUSSI2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 10.000,00Coordenador

Página gerada em 20/04/2024 12:18:50 (consulta levou 0.155802s)