Nome do Projeto
Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (LACORPI) pretende estabelecer parcerias para conservação e restauração de bens culturais com a comunidade geral, possibilitando o acesso de pessoas físicas ou jurídicas que desejam recuperar pinturas em seus diversos suportes, documentos, coleções particulares e públicas, objetos afetivos e artísticos e obras de arte em geral. Portanto, o projeto pretende realizar a restaurações de acervos da comunidade em geral. Projeto esta vinculado ao Programa
Multiações para o Patrimônio Cultural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Móveis.
O projeto durante a pandemia seguirá os protocolos sanitários estabelecidos pelo Comitê COVID da UFPel. Em relação às atividades presenciais realizadas no Laboratório seguirão as recomendações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da própria UFPel.
Objetivo Geral
Estudar e restaurar acervos pertencentes a comunidade em geral.
Objetivos Específicos: Realizar a documentação fotográfica das obras; Diagnosticar o estado de conservação; Realizar exames organolépticos e luzes especiais; Realizar exames pontuais e laboratoriais; Analisar a técnica construtiva das obras; Analisar a iconografia e iconologia das obras; Analisar a história das obras; realizar o processo de restauração das obras; Organizar a documentação primária gerada através do projeto; Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção; realizar exposições das obras restauradas pelo projeto.
Objetivos Específicos: Realizar a documentação fotográfica das obras; Diagnosticar o estado de conservação; Realizar exames organolépticos e luzes especiais; Realizar exames pontuais e laboratoriais; Analisar a técnica construtiva das obras; Analisar a iconografia e iconologia das obras; Analisar a história das obras; realizar o processo de restauração das obras; Organizar a documentação primária gerada através do projeto; Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção; realizar exposições das obras restauradas pelo projeto.
Justificativa
O Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas promove
valorização do patrimônio Cultural e artístico do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região sul
do estado, tem como missão a recuperação dos acervos de instituições públicas e privadas da região,
oportunizando a formação qualificada dos alunos dos Cursos de Graduação em Conservação e Restauração
de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.
Justifica-se o projeto pela importância do acesso ao Laboratório para recuperação de acervos da comunidade em geral, possibilidade assim a preservação de bens culturais que muitas vezes estão inacessíveis devido ao seu estado de conservação.
A universidade devolve às comunidades da região acervos que muitas vezes estão inacessíveis pela falta de cuidados e principalmente mão de obra qualificada nas instituições espalhadas estado.
O projeto tem a finalidade de gerar conhecimento sobre a conservação e restauração dos bens culturais, a partir da análise, observação e realização do processo de restauro propriamente dito
das obras e contribuindo na formação acadêmica e cidadã dos alunos envolvidos no projeto.
Salvaguardar bens culturais que remetem memórias afetivas e culturais de um determinado
período da história, que marcaram gerações.
O projeto se justifica também, pela restauração para que possamos devolver a integridade física e a plasticidade das obras, utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação-restauração, devolvendo a comunidade obras que muitas vezes estão inacessíveis..
Entende-se que estratégias, metodologias e pesquisas devem ser desenvolvidas para atender as metas, que implicam na formação complementar e ampliada dos alunos envolvidos, futuros profissionais que sairão preparados para atuar no mercado de trabalho e junto às instituições e museus da região, e possibilitam várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade a fim de debater a preservação do patrimônio cultural.
valorização do patrimônio Cultural e artístico do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região sul
do estado, tem como missão a recuperação dos acervos de instituições públicas e privadas da região,
oportunizando a formação qualificada dos alunos dos Cursos de Graduação em Conservação e Restauração
de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.
Justifica-se o projeto pela importância do acesso ao Laboratório para recuperação de acervos da comunidade em geral, possibilidade assim a preservação de bens culturais que muitas vezes estão inacessíveis devido ao seu estado de conservação.
A universidade devolve às comunidades da região acervos que muitas vezes estão inacessíveis pela falta de cuidados e principalmente mão de obra qualificada nas instituições espalhadas estado.
O projeto tem a finalidade de gerar conhecimento sobre a conservação e restauração dos bens culturais, a partir da análise, observação e realização do processo de restauro propriamente dito
das obras e contribuindo na formação acadêmica e cidadã dos alunos envolvidos no projeto.
Salvaguardar bens culturais que remetem memórias afetivas e culturais de um determinado
período da história, que marcaram gerações.
O projeto se justifica também, pela restauração para que possamos devolver a integridade física e a plasticidade das obras, utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação-restauração, devolvendo a comunidade obras que muitas vezes estão inacessíveis..
Entende-se que estratégias, metodologias e pesquisas devem ser desenvolvidas para atender as metas, que implicam na formação complementar e ampliada dos alunos envolvidos, futuros profissionais que sairão preparados para atuar no mercado de trabalho e junto às instituições e museus da região, e possibilitam várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade a fim de debater a preservação do patrimônio cultural.
Metodologia
Cadastro do projeto e ações a partir do contato com as instituições parceiras;
Estabelecer a contrapartida das instituições que irão utilizar os serviços do LACORPI.
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica; Quando a metodologia do recuperação dos acervos seguirá: Cadastramento das peças e objetos, através de fichas cadastrais e registro de livro de entrada do LACORPI. Exames organolépticos e globais; Diagnóstico do estado de conservação; Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção; Realização do restauro;
Organização de exposições com as instituições parceiras.
Entrega de relatórios.
Estabelecer a contrapartida das instituições que irão utilizar os serviços do LACORPI.
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica; Quando a metodologia do recuperação dos acervos seguirá: Cadastramento das peças e objetos, através de fichas cadastrais e registro de livro de entrada do LACORPI. Exames organolépticos e globais; Diagnóstico do estado de conservação; Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção; Realização do restauro;
Organização de exposições com as instituições parceiras.
Entrega de relatórios.
Indicadores, Metas e Resultados
Atender a comunidade através do LACORPI.
Entregar à comunidade obras restauradas dentro de critérios interacionais da área da conservação-restauração de pinturas;
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção;
Organização de exposições;
Realizar a recuperação de acervos da comunidade em geral.
Valorizar o patrimônio cultural através da recuperação dos acervos das instituições públicas e /ou privadas da região sul do estado;
Divulgar o projeto através de um audiovisual e E-book para ser disponibilizado gratuitamente ao público através sites das instituições parceiras;
Capacitar o corpo discente envolvidos no projeto;
Realizar o registro, documentação e divulgação das ações propostas;
Promover a avaliação e o relato das atividades do projeto;
Organizar e participar de eventos acadêmicos, artísticos e científicos, disponibilizando resultados alcançados.
Entregar à comunidade obras restauradas dentro de critérios interacionais da área da conservação-restauração de pinturas;
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção;
Organização de exposições;
Realizar a recuperação de acervos da comunidade em geral.
Valorizar o patrimônio cultural através da recuperação dos acervos das instituições públicas e /ou privadas da região sul do estado;
Divulgar o projeto através de um audiovisual e E-book para ser disponibilizado gratuitamente ao público através sites das instituições parceiras;
Capacitar o corpo discente envolvidos no projeto;
Realizar o registro, documentação e divulgação das ações propostas;
Promover a avaliação e o relato das atividades do projeto;
Organizar e participar de eventos acadêmicos, artísticos e científicos, disponibilizando resultados alcançados.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALBA INÊZ MACIEL | |||
| ALINE DUVAL DA CUNHA | |||
| ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
| ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
| ANA LUIZA MULLER CHAGAS | |||
| ANA MARIA LACAU DE MACEDO | |||
| ANA NATIELE DUTRA FALCAO | |||
| ANDRE LUIS BARCELLOS | 40 | ||
| ANDREA LACERDA BACHETTINI | 147 | ||
| ANDREIA SALVADORI | |||
| ANDREIA SALVADORI | |||
| ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | |||
| ANNELISE COSTA MONTONE | 31 | ||
| ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA | |||
| ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | |||
| ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | |||
| ARTHUR VARGAS TELES | |||
| Andrey Rosenthal Schlee | |||
| BRUNA DE OLIVEIRA ÁVILA | |||
| BRUNO DA SILVEIRA NOREMBERG | 53 | ||
| Beatriz Martins Caetano | |||
| CAMILA BORGES COELHO | |||
| CARINA FARIAS FERREIRA | |||
| CARLA ROSANE RIBEIRO DE PAULA | |||
| CESAR DALMOLIN BERGOLI | 64 | ||
| CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR | |||
| CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
| CLAUDIA CARLA AVILA RODRIGUES | |||
| CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 1 | ||
| CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES | |||
| Clara Margarida Fernandes | |||
| Claudia da Conceição Garcia | |||
| DANIELE BALTZ DA FONSECA | 6 | ||
| DARLENE VILANOVA SABANY | |||
| DESIRÉE NOBRE SALASAR | |||
| DÉBORA DA SILVA OLIVEIRA | |||
| EDEMAR DIAS XAVIER JUNIOR | |||
| ELISABETE DA COSTA LEAL | |||
| ELISABETE SILVEIRA BARBOSA | |||
| EMANOELE MARQUES SOUZA | |||
| EMILY SOUZA DA COSTA | |||
| FABIO GALLI ALVES | 3 | ||
| FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
| FRANCISCO ARTHUR TAVARES PEREIRA | |||
| FREDERICO SAMPAIO ALVES | |||
| GABRIELA FONSECA DUARTE | |||
| GESSICA FABIANA DE SOUZA DORNELLES | |||
| GILSON DE ASSIS CAMPBELLE MAIA | |||
| GIULIANNA NOGUEIRA RONNA | |||
| GUILHERME CANTARELI AMADO | |||
| GUILHERME CANTARELI AMADO | |||
| Gabriela Osório Mazza | |||
| HELENA BRAGA FARHAT | |||
| HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
| INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
| ISABELA FERNANDES ANDRADE | 26 | ||
| ISIS FÓFANO GAMA | |||
| JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
| JENNIFER DA SILVA TAVARES | |||
| JOSÉ LUÍS JESUS DA CUNHA JÚNIOR | |||
| JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | |||
| José Altair Nunes Clementel | |||
| KAREN VELLEDA CALDAS | 102 | ||
| KELI CRISTINA SCOLARI | 84 | ||
| KIM VALEIRAO | |||
| LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 40 | ||
| LAUREANO LUIS DE ALMEIDA BITTENCOURT | |||
| LETICIA QUINTANA LOPES | |||
| LETÍCIA NÖRNBERG MACIEL | |||
| LIZA BILHALVA MARTINS DA SILVA | |||
| LIZIANE LOPES BRAGA | |||
| LORENA FONSECA VIEIRA | |||
| LUCAS DE SOUZA LIMA PEREIRA | |||
| LUCAS PIRES FERREIRA | |||
| LUCAS SOUZA BECKER | |||
| LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI | |||
| LUISA DA ROSA CANEZ | |||
| LUIZA BARBOSA BRUNELLI | |||
| LUIZA DA CONCEICAO GARCIA | |||
| LUIZA DA SILVA COUTO | |||
| LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
| LUIZA RIBEIRO SANTANA | 41 | ||
| Luiza Corrêa Mendes | |||
| MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
| MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
| MAGDA VILLANOVA NUNES | 31 | ||
| MARGALIS MENEZES BURGUÊZ | |||
| MARIA CELOI DA SILVA VOLZ | |||
| MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | |||
| MARIANA DE OLIVEIRA REGO FARIAS | |||
| MARIANA PASETTO CORRÊA | |||
| MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
| MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
| MARINA RODRIGUES DA SILVA ALVES | |||
| MARISA CEDREZ BITTENCOURT | |||
| MARISTELA ZLUHAN FENZKE | |||
| MARTA BONOW RODRIGUES | |||
| MATEUS DA ROSA GOMES | |||
| MATHEUS BARROS PEREIRA | |||
| MAURÍCIO COSTA MONTONE | |||
| MICHAEL ABRANTES KERR | 70 | ||
| MIRELLA MORAES DE BORBA | 1 | ||
| MIRELLA MORAES DE BORBA | 32 | ||
| MORGANA RIVA | |||
| Maria Claudia Candeia de Souza | |||
| MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
| MÁRI TEREZINHA VAHL MATTHIES | |||
| NATALIA CORRÊA COUTO | |||
| NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
| NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
| NATÁLIA CORREIA SOARES | |||
| NAURO CARDOSO MACHADO JÚNIOR | |||
| OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | |||
| PAMELA KAROW DOS SANTOS | |||
| PAOLA LOUREIRO ROTTER | |||
| PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS | 1 | ||
| PAULO RENATO VIEGAS DAME | 2 | ||
| PRISCILA DOS SANTOS TAVARES | |||
| RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
| RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
| RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
| RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
| RENATA ALMEIDA TELES | |||
| RENATA XIMENES PASCHOA | |||
| RICARDO CARDOSO CARDOSO | |||
| ROBERTO HEIDEN | 60 | ||
| ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA | 10 | ||
| SOFIA MAZZA MACHADO | |||
| TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU | |||
| TEILOR DO CARMO DA SILVA | |||
| TÁRSIS RODRIGO GRADASCHI DA SILVA | |||
| YAGO MAYER FORTE | |||
| YAGO MAYER FORTE | |||
| ZARLETE BEATRIZ MACHADO WÜRDIG | |||
| ÉRICK PIRES DORNELES |