Nome do Projeto
Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (LACORPI) pretende estabelecer parcerias para conservação e restauração de bens culturais com a comunidade geral, possibilitando o acesso de pessoas físicas ou jurídicas que desejam recuperar pinturas em seus diversos suportes, documentos, coleções particulares e públicas, objetos afetivos e artísticos e obras de arte em geral. Portanto, o projeto pretende realizar a restaurações de acervos da comunidade em geral. Projeto esta vinculado ao Programa
Multiações para o Patrimônio Cultural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Móveis.
O projeto durante a pandemia seguirá os protocolos sanitários estabelecidos pelo Comitê COVID da UFPel. Em relação às atividades presenciais realizadas no Laboratório seguirão as recomendações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da própria UFPel.
Objetivo Geral
Estudar e restaurar acervos pertencentes a comunidade em geral.
Objetivos Específicos: Realizar a documentação fotográfica das obras; Diagnosticar o estado de conservação; Realizar exames organolépticos e luzes especiais; Realizar exames pontuais e laboratoriais; Analisar a técnica construtiva das obras; Analisar a iconografia e iconologia das obras; Analisar a história das obras; realizar o processo de restauração das obras; Organizar a documentação primária gerada através do projeto; Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção; realizar exposições das obras restauradas pelo projeto.
Objetivos Específicos: Realizar a documentação fotográfica das obras; Diagnosticar o estado de conservação; Realizar exames organolépticos e luzes especiais; Realizar exames pontuais e laboratoriais; Analisar a técnica construtiva das obras; Analisar a iconografia e iconologia das obras; Analisar a história das obras; realizar o processo de restauração das obras; Organizar a documentação primária gerada através do projeto; Elaborar um relatório sobre os processos de intervenção; realizar exposições das obras restauradas pelo projeto.
Justificativa
O Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas promove
valorização do patrimônio Cultural e artístico do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região sul
do estado, tem como missão a recuperação dos acervos de instituições públicas e privadas da região,
oportunizando a formação qualificada dos alunos dos Cursos de Graduação em Conservação e Restauração
de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.
Justifica-se o projeto pela importância do acesso ao Laboratório para recuperação de acervos da comunidade em geral, possibilidade assim a preservação de bens culturais que muitas vezes estão inacessíveis devido ao seu estado de conservação.
A universidade devolve às comunidades da região acervos que muitas vezes estão inacessíveis pela falta de cuidados e principalmente mão de obra qualificada nas instituições espalhadas estado.
O projeto tem a finalidade de gerar conhecimento sobre a conservação e restauração dos bens culturais, a partir da análise, observação e realização do processo de restauro propriamente dito
das obras e contribuindo na formação acadêmica e cidadã dos alunos envolvidos no projeto.
Salvaguardar bens culturais que remetem memórias afetivas e culturais de um determinado
período da história, que marcaram gerações.
O projeto se justifica também, pela restauração para que possamos devolver a integridade física e a plasticidade das obras, utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação-restauração, devolvendo a comunidade obras que muitas vezes estão inacessíveis..
Entende-se que estratégias, metodologias e pesquisas devem ser desenvolvidas para atender as metas, que implicam na formação complementar e ampliada dos alunos envolvidos, futuros profissionais que sairão preparados para atuar no mercado de trabalho e junto às instituições e museus da região, e possibilitam várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade a fim de debater a preservação do patrimônio cultural.
valorização do patrimônio Cultural e artístico do estado do Rio Grande do Sul, principalmente da região sul
do estado, tem como missão a recuperação dos acervos de instituições públicas e privadas da região,
oportunizando a formação qualificada dos alunos dos Cursos de Graduação em Conservação e Restauração
de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.
Justifica-se o projeto pela importância do acesso ao Laboratório para recuperação de acervos da comunidade em geral, possibilidade assim a preservação de bens culturais que muitas vezes estão inacessíveis devido ao seu estado de conservação.
A universidade devolve às comunidades da região acervos que muitas vezes estão inacessíveis pela falta de cuidados e principalmente mão de obra qualificada nas instituições espalhadas estado.
O projeto tem a finalidade de gerar conhecimento sobre a conservação e restauração dos bens culturais, a partir da análise, observação e realização do processo de restauro propriamente dito
das obras e contribuindo na formação acadêmica e cidadã dos alunos envolvidos no projeto.
Salvaguardar bens culturais que remetem memórias afetivas e culturais de um determinado
período da história, que marcaram gerações.
O projeto se justifica também, pela restauração para que possamos devolver a integridade física e a plasticidade das obras, utilizando todos os procedimentos técnicos da conservação-restauração, devolvendo a comunidade obras que muitas vezes estão inacessíveis..
Entende-se que estratégias, metodologias e pesquisas devem ser desenvolvidas para atender as metas, que implicam na formação complementar e ampliada dos alunos envolvidos, futuros profissionais que sairão preparados para atuar no mercado de trabalho e junto às instituições e museus da região, e possibilitam várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade a fim de debater a preservação do patrimônio cultural.
Metodologia
Cadastro do projeto e ações a partir do contato com as instituições parceiras;
Estabelecer a contrapartida das instituições que irão utilizar os serviços do LACORPI.
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica; Quando a metodologia do recuperação dos acervos seguirá: Cadastramento das peças e objetos, através de fichas cadastrais e registro de livro de entrada do LACORPI. Exames organolépticos e globais; Diagnóstico do estado de conservação; Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção; Realização do restauro;
Organização de exposições com as instituições parceiras.
Entrega de relatórios.
Estabelecer a contrapartida das instituições que irão utilizar os serviços do LACORPI.
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica; Quando a metodologia do recuperação dos acervos seguirá: Cadastramento das peças e objetos, através de fichas cadastrais e registro de livro de entrada do LACORPI. Exames organolépticos e globais; Diagnóstico do estado de conservação; Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção; Realização do restauro;
Organização de exposições com as instituições parceiras.
Entrega de relatórios.
Indicadores, Metas e Resultados
Atender a comunidade através do LACORPI.
Entregar à comunidade obras restauradas dentro de critérios interacionais da área da conservação-restauração de pinturas;
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção;
Organização de exposições;
Realizar a recuperação de acervos da comunidade em geral.
Valorizar o patrimônio cultural através da recuperação dos acervos das instituições públicas e /ou privadas da região sul do estado;
Divulgar o projeto através de um audiovisual e E-book para ser disponibilizado gratuitamente ao público através sites das instituições parceiras;
Capacitar o corpo discente envolvidos no projeto;
Realizar o registro, documentação e divulgação das ações propostas;
Promover a avaliação e o relato das atividades do projeto;
Organizar e participar de eventos acadêmicos, artísticos e científicos, disponibilizando resultados alcançados.
Entregar à comunidade obras restauradas dentro de critérios interacionais da área da conservação-restauração de pinturas;
Registro e Documentação das obras: Preenchimento de ficha cadastral, documentação gráfica e fotográfica;
Exames organolépticos e globais;
Diagnóstico do estado de conservação;
Analises formal, histórica, iconografia e iconologia Proposta de intervenção;
Organização de exposições;
Realizar a recuperação de acervos da comunidade em geral.
Valorizar o patrimônio cultural através da recuperação dos acervos das instituições públicas e /ou privadas da região sul do estado;
Divulgar o projeto através de um audiovisual e E-book para ser disponibilizado gratuitamente ao público através sites das instituições parceiras;
Capacitar o corpo discente envolvidos no projeto;
Realizar o registro, documentação e divulgação das ações propostas;
Promover a avaliação e o relato das atividades do projeto;
Organizar e participar de eventos acadêmicos, artísticos e científicos, disponibilizando resultados alcançados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALBA INÊZ MACIEL | |||
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
ANA LUIZA MULLER CHAGAS | |||
ANA MARIA LACAU DE MACEDO | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 23 | ||
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | |||
ANNELISE COSTA MONTONE | 7 | ||
ARTHUR VARGAS TELES | |||
BRUNA DE OLIVEIRA AVILA | |||
BRUNO DA SILVEIRA NOREMBERG | 6 | ||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARLA ROSANE RIBEIRO DE PAULA | |||
CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 1 | ||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 6 | ||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
ELISABETE BARBOSA CARDOSO | |||
FABIO GALLI ALVES | 3 | ||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
Frederico Sampaio Alves | |||
GILSON DE ASSIS CAMPBELLE MAIA | |||
HELENA BRAGA FARHAT | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
ISIS FÓFANO GAMA | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
KAREN VELLEDA CALDAS | 8 | ||
KELI CRISTINA SCOLARI | 14 | ||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 2 | ||
LUCAS PIRES FERREIRA | |||
LUCAS ZUCHOSKI CEGLINSKI | |||
LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
Letícia Quintana Lopes | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | 6 | ||
MARCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
MARI TEREZINHA VAHL MATTIES | |||
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | |||
MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
MARINA RODRIGUES DA SILVA ALVES | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 1 | ||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 6 | ||
Marisa Cedrez Bittencourt | |||
NATALIA CORREA COUTO | |||
NATALIA CORREIA SOARES | |||
NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | |||
PAMELA KAROW DOS SANTOS | |||
PAOLA LOUREIRO ROTTER | |||
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS | 1 | ||
RAYZA ROVEDA ATAIDES | |||
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
RENATA XIMENES PASCHOA | |||
ROBERTO HEIDEN | 7 | ||
Renata Almeida Teles | |||
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU | |||
ZARLETE BEATRIZ MACHADO WÜRDIG |