Nome do Projeto
Rede Colabora - Fase III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto dá continuidade a outros projetos que foram realizados a partir de 2014, visando a formação de professores da Educação Básica para a inserção de tecnologias no ensino. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância e têm sido utilizados por mestrandos de cursos de Pós- Graduação que aplicam suas pesquisas realizando intervenções junto aos professores por meio de cursos. Esta combinação já demonstrou ter tido resultados positivos nos anos anteriores pois permite a divulgação das pesquisas em Educação Matemática realizadas na UFPEL junto à comunidade escolar.
Objetivo Geral
Oferecer cursos de formação com ênfase na utilização de tecnologias no ensino para:
- comunidade escolar da Rede Pública (professores e estudantes da Educação Básica);
- professores em formação, ou seja, alunos dos cursos de Licenciatura da UFPel.
- comunidade escolar da Rede Pública (professores e estudantes da Educação Básica);
- professores em formação, ou seja, alunos dos cursos de Licenciatura da UFPel.
Justificativa
Os cursos de formação de professores oferecidos na modalidade a distância atendem aqueles que não têm acesso a cursos regulares presenciais, tanto professores que residem em cidades do interior como professores com alta carga horária que não dispõem de tempo livre para participar de cursos com horários pré-estabelecidos. Os cursos a distância, agora bastante divulgados durante o isolamento social devido a pandemia, oferecem a possibilidade que os professores acompanhem suas aulas e atividades de forma assíncrona. Além disso, como são gratuitos e oferecem certificação, são uma boa opção para os docentes.
A cada curso, a cada turma oferecida o número de inscritos cresce, pois o projeto Rede Colabora já é conhecido e a divulgação é feita junto aos professores que já participaram do projeto. Até 2021, o cadastro de inscritos no Rede Colabora ultrapassava mil professores registrados em todo Brasil.
A cada curso, a cada turma oferecida o número de inscritos cresce, pois o projeto Rede Colabora já é conhecido e a divulgação é feita junto aos professores que já participaram do projeto. Até 2021, o cadastro de inscritos no Rede Colabora ultrapassava mil professores registrados em todo Brasil.
Metodologia
1) A coordenadora convida alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas com tecnologias no ensino para ministrarem cursos no projeto;
2) É feito um planejamento conjunto entre a coordenadora e o(a) ministrante de cada curso. O(a) ministrante do curso organiza os materiais didáticos a serem oferecidos e a coordenadora orienta as atividades pedagógicas e organiza a parte administrativa e estratégica da oferta.
3) A divulgação é feita nas redes sociais, no site do projeto (https://wp.ufpel.edu.br/redecolabora) e com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e a 5a Coordenadoria Estadual de Educação.
4) As inscrições são realizadas no site do projeto
5) Quando se trata de curso oferecido como intervenção junto a professores com o objetivo de pesquisa os professores da rede pública são convidados a participar, e um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO é apresentado solicitando que eles indiquem se desejam ou não participar da pesquisa.
6) O curso é oferecido integralmente no Moodle, e uma aula semanal síncrona pelo webconf é organizada para que os participantes possam ter suas dúvidas respondidas.
7) No final do curso uma ficha de avaliação é preenchida pelos participantes e esses dados servirão para orientar a reformulação dos materiais a cada edição a fim de atender as sugestões recebidas.
8) Durante o planejamento e realização dos cursos, reuniões semanais são realizadas para organização dos materiais e avaliação do processo.
2) É feito um planejamento conjunto entre a coordenadora e o(a) ministrante de cada curso. O(a) ministrante do curso organiza os materiais didáticos a serem oferecidos e a coordenadora orienta as atividades pedagógicas e organiza a parte administrativa e estratégica da oferta.
3) A divulgação é feita nas redes sociais, no site do projeto (https://wp.ufpel.edu.br/redecolabora) e com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e a 5a Coordenadoria Estadual de Educação.
4) As inscrições são realizadas no site do projeto
5) Quando se trata de curso oferecido como intervenção junto a professores com o objetivo de pesquisa os professores da rede pública são convidados a participar, e um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO é apresentado solicitando que eles indiquem se desejam ou não participar da pesquisa.
6) O curso é oferecido integralmente no Moodle, e uma aula semanal síncrona pelo webconf é organizada para que os participantes possam ter suas dúvidas respondidas.
7) No final do curso uma ficha de avaliação é preenchida pelos participantes e esses dados servirão para orientar a reformulação dos materiais a cada edição a fim de atender as sugestões recebidas.
8) Durante o planejamento e realização dos cursos, reuniões semanais são realizadas para organização dos materiais e avaliação do processo.
Indicadores, Metas e Resultados
Um dos indicadores que será usado para análise dos resultados é o índice de conclusão do curso.
Nas versões anteriores deste projeto que têm sido realizadas desde 2014, observou que uma média de 30% dos inscrito concluemos cursos. Este número é normal em cursos a distância onde a taxa de evasão é muito grande. Alunos desistentes consultados sobre os motivos de não concluirem o curso, isto é, não terem assistido todas as aulas ou não terem realizado as tarefas que são solicitadas como requisitos para obter o certificado, elencaram: falta de tempo, dificuldades de acesso pela internet, já terem aprendido o que precisavam e dispensam o certificado entre outros. Assim, o indicador de taxa de conclusão esperado é de pelo menos 30%.
Como meta estabeleceu-se a criação de pelo menos um novo curso a cada semestre. E também a revisão e reorganização dos materiais didáticos de cursos já oferecidos, com a provável reoferta destes.
Como meta espera-se que cerca de 30% dos inscritos concluam os cursos, pois este tem sido o percentual médio de concluintes verificado em todos os cursos oferecidos na modalidade a distância. Percebe-se que quando o curso oferecido traz conhecimentos inovadores para o uso em sala de aula o número de inscritos aumenta, porám não é possível atender a todos, pois o grupo de colaboradores é pequeno.
Nas versões anteriores deste projeto que têm sido realizadas desde 2014, observou que uma média de 30% dos inscrito concluemos cursos. Este número é normal em cursos a distância onde a taxa de evasão é muito grande. Alunos desistentes consultados sobre os motivos de não concluirem o curso, isto é, não terem assistido todas as aulas ou não terem realizado as tarefas que são solicitadas como requisitos para obter o certificado, elencaram: falta de tempo, dificuldades de acesso pela internet, já terem aprendido o que precisavam e dispensam o certificado entre outros. Assim, o indicador de taxa de conclusão esperado é de pelo menos 30%.
Como meta estabeleceu-se a criação de pelo menos um novo curso a cada semestre. E também a revisão e reorganização dos materiais didáticos de cursos já oferecidos, com a provável reoferta destes.
Como meta espera-se que cerca de 30% dos inscritos concluam os cursos, pois este tem sido o percentual médio de concluintes verificado em todos os cursos oferecidos na modalidade a distância. Percebe-se que quando o curso oferecido traz conhecimentos inovadores para o uso em sala de aula o número de inscritos aumenta, porám não é possível atender a todos, pois o grupo de colaboradores é pequeno.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA NEBEL KOVALSCKI | |||
ALESSANDRA GURGEL PONTES | |||
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA | |||
ANA REGINA GONÇALVES DE FREITAS | |||
ANDRÉA WILLRICH SCHNEIDER | |||
Adriane Carrilho Esperança | |||
Alessandra Nizolli da Rosa | |||
Arioane Primon Soares | |||
BRUNA DA SILVEIRA ISNARDI DUQUIA | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 4 | ||
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS | |||
CHAIANE BARBOSA DA ROSA | |||
CHRISTIAN BERNY VOLZ | |||
Cláudia Rekowsky Bistrichi | |||
Cristian Roberto Miccerino de Almeida | |||
Cristiane Balz | |||
DANIELA GARCIA MELO DANDA | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 1 | ||
Danubia Maria Hartwig Karow | |||
Debora Cristina Steinke Giacomini | |||
Dulcinéia Salla Prochnow | |||
ELIANE MACHADO DE MÉLO | |||
Elciete de Campos Moraes Brum | |||
Eliziane Aparecida Cechinatto | |||
Evelyn Caroline Nascimento Lavor | |||
FELIPE MARTINS FREITAS | |||
FLÁVIA DEMKE ROSSI | |||
FRANSINE BEATRIZ PESCKE | |||
Fabiana Dressler | |||
Francieli Roveda da Costa | |||
Fátima Jakeline das Chagas Severo | |||
GENI RICARDO | |||
GUSTAVO WEIRICH CORREA | |||
JAQUELINE FARIA DE FARIA | |||
JAQUELINI BARBARA GARCIA | |||
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA | |||
JOSÉ LEANDRO MATTE | |||
Josue Candido Fortunato | |||
João Luiz Domingues Ribas | |||
KÁTIA MARTINS ROCHA | |||
KÉLIN BREUNIG | |||
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS | |||
LETÍCIA BECK FONSECA | |||
Leandro Vendrusculo | |||
Lidiane Demari Bianchini | |||
Livia Rosane Piske Wienke Schlee | |||
Luana Soares Mota | |||
Luzia Ribeiro da Silva Longobuco | |||
MARCELO FERNANDES SOARES | |||
MARCIO ROGERIO PROCHNOW | |||
MARCOS TEIXEIRA ALVES | |||
MARIA ANGÉLICA BENITES FURTADO | |||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 2 | ||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
Maico Santos | |||
Maike Moreira de Souza | |||
Marcos Davi Andres | |||
Mauricio Ramos Lutz | |||
Maurício Antônio Borchardt Veiras | |||
Max Odair Auler | |||
Melissa Faiete Rodrigues | |||
Michelsch João da Silva | |||
Monica Bidin | |||
MÔNICA FLUGEL ALVES | |||
NATHALIA DA ROSA LOPES | |||
Paloma Pereira Schneider | |||
RAQUEL PADILHA SILVEIRA | |||
RICARDO ALEXANDRE DA SILVA VELEDA | |||
RODRIGO PADILHA SILVEIRA | |||
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 19 | ||
Ricardo Dias Moreira | |||
SUELEN MARTINS VASCONCELOS | |||
Samuel Ferreira de Souza | |||
Silvane Piffer de Borba | |||
Simone Machado | |||
Simone de Oliveira Lopes Mota | |||
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH | |||
TIAGO SOARES CORREA | |||
Thais Philipsen Grutzmann | 1 | ||
Wanderlei Bonora |