Nome do Projeto
Rede Colabora - Fase III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 28/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto dá continuidade a outros projetos que foram realizados a partir de 2014, visando a formação de professores da Educação Básica para a inserção de tecnologias no ensino. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância e têm sido utilizados por mestrandos de cursos de Pós- Graduação que aplicam suas pesquisas realizando intervenções junto aos professores por meio de cursos. Esta combinação já demonstrou ter tido resultados positivos nos anos anteriores pois permite a divulgação das pesquisas em Educação Matemática realizadas na UFPEL junto à comunidade escolar.

Objetivo Geral

Oferecer cursos de formação com ênfase na utilização de tecnologias no ensino para:
- comunidade escolar da Rede Pública (professores e estudantes da Educação Básica);
- professores em formação, ou seja, alunos dos cursos de Licenciatura da UFPel.

Justificativa

Os cursos de formação de professores oferecidos na modalidade a distância atendem aqueles que não têm acesso a cursos regulares presenciais, tanto professores que residem em cidades do interior como professores com alta carga horária que não dispõem de tempo livre para participar de cursos com horários pré-estabelecidos. Os cursos a distância, agora bastante divulgados durante o isolamento social devido a pandemia, oferecem a possibilidade que os professores acompanhem suas aulas e atividades de forma assíncrona. Além disso, como são gratuitos e oferecem certificação, são uma boa opção para os docentes.
A cada curso, a cada turma oferecida o número de inscritos cresce, pois o projeto Rede Colabora já é conhecido e a divulgação é feita junto aos professores que já participaram do projeto. Até 2021, o cadastro de inscritos no Rede Colabora ultrapassava mil professores registrados em todo Brasil.

Metodologia

1) A coordenadora convida alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas com tecnologias no ensino para ministrarem cursos no projeto;
2) É feito um planejamento conjunto entre a coordenadora e o(a) ministrante de cada curso. O(a) ministrante do curso organiza os materiais didáticos a serem oferecidos e a coordenadora orienta as atividades pedagógicas e organiza a parte administrativa e estratégica da oferta.
3) A divulgação é feita nas redes sociais, no site do projeto (https://wp.ufpel.edu.br/redecolabora) e com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e a 5a Coordenadoria Estadual de Educação.
4) As inscrições são realizadas no site do projeto
5) Quando se trata de curso oferecido como intervenção junto a professores com o objetivo de pesquisa os professores da rede pública são convidados a participar, e um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO é apresentado solicitando que eles indiquem se desejam ou não participar da pesquisa.
6) O curso é oferecido integralmente no Moodle, e uma aula semanal síncrona pelo webconf é organizada para que os participantes possam ter suas dúvidas respondidas.
7) No final do curso uma ficha de avaliação é preenchida pelos participantes e esses dados servirão para orientar a reformulação dos materiais a cada edição a fim de atender as sugestões recebidas.
8) Durante o planejamento e realização dos cursos, reuniões semanais são realizadas para organização dos materiais e avaliação do processo.

Indicadores, Metas e Resultados

Um dos indicadores que será usado para análise dos resultados é o índice de conclusão do curso.
Nas versões anteriores deste projeto que têm sido realizadas desde 2014, observou que uma média de 30% dos inscrito concluemos cursos. Este número é normal em cursos a distância onde a taxa de evasão é muito grande. Alunos desistentes consultados sobre os motivos de não concluirem o curso, isto é, não terem assistido todas as aulas ou não terem realizado as tarefas que são solicitadas como requisitos para obter o certificado, elencaram: falta de tempo, dificuldades de acesso pela internet, já terem aprendido o que precisavam e dispensam o certificado entre outros. Assim, o indicador de taxa de conclusão esperado é de pelo menos 30%.
Como meta estabeleceu-se a criação de pelo menos um novo curso a cada semestre. E também a revisão e reorganização dos materiais didáticos de cursos já oferecidos, com a provável reoferta destes.
Como meta espera-se que cerca de 30% dos inscritos concluam os cursos, pois este tem sido o percentual médio de concluintes verificado em todos os cursos oferecidos na modalidade a distância. Percebe-se que quando o curso oferecido traz conhecimentos inovadores para o uso em sala de aula o número de inscritos aumenta, porám não é possível atender a todos, pois o grupo de colaboradores é pequeno.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA NEBEL KOVALSCKI
ALESSANDRA GURGEL PONTES
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA
ANA REGINA GONÇALVES DE FREITAS
ANDRÉA WILLRICH SCHNEIDER
Adriane Carrilho Esperança
Alessandra Nizolli da Rosa
Arioane Primon Soares
BRUNA DA SILVEIRA ISNARDI DUQUIA
CARLA DENIZE OTT FELCHER4
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS
CHAIANE BARBOSA DA ROSA
CHRISTIAN BERNY VOLZ
Cláudia Rekowsky Bistrichi
Cristian Roberto Miccerino de Almeida
Cristiane Balz
DANIELA GARCIA MELO DANDA
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA1
Danubia Maria Hartwig Karow
Debora Cristina Steinke Giacomini
Dulcinéia Salla Prochnow
ELIANE MACHADO DE MÉLO
Elciete de Campos Moraes Brum
Eliziane Aparecida Cechinatto
Evelyn Caroline Nascimento Lavor
FELIPE MARTINS FREITAS
FLÁVIA DEMKE ROSSI
FRANSINE BEATRIZ PESCKE
Fabiana Dressler
Francieli Roveda da Costa
Fátima Jakeline das Chagas Severo
GENI RICARDO
GUSTAVO WEIRICH CORREA
JAQUELINE FARIA DE FARIA
JAQUELINI BARBARA GARCIA
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA
JOSÉ LEANDRO MATTE
Josue Candido Fortunato
João Luiz Domingues Ribas
KÁTIA MARTINS ROCHA
KÉLIN BREUNIG
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS
LETÍCIA BECK FONSECA
Leandro Vendrusculo
Lidiane Demari Bianchini
Livia Rosane Piske Wienke Schlee
Luana Soares Mota
Luzia Ribeiro da Silva Longobuco
MARCELO FERNANDES SOARES
MARCIO ROGERIO PROCHNOW
MARCOS TEIXEIRA ALVES
MARIA ANGÉLICA BENITES FURTADO
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI2
MATHEUS NOGUEIRA LOPES
Maico Santos
Maike Moreira de Souza
Marcos Davi Andres
Mauricio Ramos Lutz
Maurício Antônio Borchardt Veiras
Max Odair Auler
Melissa Faiete Rodrigues
Michelsch João da Silva
Monica Bidin
MÔNICA FLUGEL ALVES
NATHALIA DA ROSA LOPES
Paloma Pereira Schneider
RAQUEL PADILHA SILVEIRA
RICARDO ALEXANDRE DA SILVA VELEDA
RODRIGO PADILHA SILVEIRA
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO
ROZANE DA SILVEIRA ALVES19
Ricardo Dias Moreira
SUELEN MARTINS VASCONCELOS
Samuel Ferreira de Souza
Silvane Piffer de Borba
Simone Machado
Simone de Oliveira Lopes Mota
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH
TIAGO SOARES CORREA
Thais Philipsen Grutzmann1
Wanderlei Bonora

Página gerada em 21/11/2024 07:59:17 (consulta levou 0.214271s)