Nome do Projeto
História em Revista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/05/2017 - 31/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O periódico científico "História em Revista" (ISSN 1516-2095) é editado pelo Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde setembro de 1994, sob a proposta de criar um espaço de discussão e atualização de temas históricos, tanto de história recente e contemporânea como de períodos anteriores. São publicados artigos originais e inéditos de pesquisadores renomados em História e áreas afins, versando sobre estudos recentes relacionados a diferentes temas e áreas da disciplina, entre as quais movimentos sociais, escravidão, trabalho, história cultura e história social. Também são publicadas resenhas críticas de livros lançados recentemente, ensaios bibliográficos e textos sobre organização de acervos documentais, depoimentos ou fontes primárias inéditas de significativo interesse para a pesquisa histórica. A revista está em processo de digitalização de seu acervo impresso e de ingresso no Portal de Periódicos da UFPel, o que deve aumentar consideravalmente o número de leitores e potencializar a circulação do material publicado. O periódico é destinado à divulgação científica, tendo como seu público-alvo a comunidade acadêmico-científica, em especial pesquisadores em geral, ligados a História e outras áreas das Ciências Humanas. Os trabalhos são publicados em português, com resumos em português e inglês, depois de seram avaliados e aprovados pelo Conselho Editorial ou pareceristas conceituados.

Objetivo Geral

Promover a divulgação da produção historiográfica ou de áreas afins, em especial das demais Ciências Humanas, na forma de artigos, ensaios bibliográficos, resenhas e outros textos de interesse científico para este campo, tendo como público-alvo a comunidade acadêmico-científica (pesquisadores, docentes, discentes) de todo o país; contribuir para a difusão da produção científica produzida no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); estabelecer intercâmbios institucionais com outras publicações

Justificativa

"História em Revista" é o periódico do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ligado aos cursos de História e PPG em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Núcleo de Documentação História (NDH), possuindo uma trajetória de mais de uma década e sendo reconhecido pela comunidade científica da área como uma publicação relevante. A continuidade de sua publicação bem como sua inserção no Portal de Periódicos UFPel, que deve se completar em breve no decorrer deste projeto, aumentará a visibilidade e a difusão de seu conteúdo, contribuindo para promover o enriquecimento do debate acadêmico

Metodologia

O projeto pretende promover a crescente adequação do periódico aos critérios definidos pela área da História na Capes como padrão de excelência, buscando fortalecer sua periodicidade, sua inserção no Portal de Periódicos e os intercâmbios institucionais com outras publicações. Os artigos, resenhas e demais textos científicos devem passar por criteriosa avaliação dos editores e de pareceristas (avaliação por pares), sendo reorganizados o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo, com vistas a aumentar a distribuição regional e o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros. Da mesma forma, buscar-se-á investir na diversidade de origem dos autores (maior número de instituições diferentes por volume).

Indicadores, Metas e Resultados

Ao fim do projeto, espera-se ter completado a inserção do períodico no Portal de Periódicos da UFPel, tendo regularizado sua periodicidade e reorganizado o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo. Busca-se ainda atingir a meta de publicar ao menos 18 artigos por ano, de autores ligados a pelo menos cinco instituições diferentes. Pretende-se ampliar a circulação da revista, a partir de sua inserção na plataforma online, e promover o intercâmbio com pesquisadores e autores de outras regiões do Brasil bem como a circulação internacional, com vistas a possibilitar um incremento da classificação no Qualis Periódicos da Área da História.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES2
CLARICE GONTARSKI SPERANZA3
JONAS MOREIRA VARGAS1
LORENA ALMEIDA GILL4
LUANA SCHUBERT LEDERMANN
MAURO DILLMANN TAVARES1
PAULO LUIZ CRIZEL KOSCHIER1
PEDRO MARCO RIBEIRO PIRES
RENAN AMARAL ALVES

Página gerada em 19/04/2024 09:48:04 (consulta levou 0.198546s)