Nome do Projeto
Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Papel - I
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/04/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto organiza as atividades de ensino, extensão e pesquisa sobre bens culturais de suporte em papel a serem desenvolvidas no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Neste laboratório, sob a orientação dos docentes e com a participação discente, abre-se a oportunidade para pesquisas e divulgar as atividades relacionadas com a preservação do patrimônio cultural, assim como atender às demandas da comunidade para a realização de ações de conservação e restauração de obras em papel. As ações previstas, por sua natureza, estão vinculadas à pesquisa, ensino e extensão, mantendo-se um profundo vínculo entre as três áreas de atuação da universidade.

Objetivo Geral

Atender à demanda da comunidade para a realização de procedimentos de conservação, conservação preventiva e restauração de bens culturais em papel, tanto de acervos documentais e bibliográficos pertencentes às instituições como arquivos, museus e bibliotecas, assim como acervos pessoais.

Justificativa

Este projeto justifica-se pelo interesse em atender as demandas da comunidade em relação à preservação de bens culturais que tenham valor histórico, cultural, informacional, científico e até mesmo afetivo. As atividades previstas poderão atender acervos institucionais (bibliotecas, arquivos, museus, escolas, igrejas, etc.), assim como pessoais (colecionadores, artistas, etc.). A sua realização, além de ter uma função social ampla, especialmente relacionada à preservação do patrimônio cultural do campo documental e histórico, também contribuirá para o desenvolvimento científico da área e para a formação profissional discente. Ressalta-se que os procedimentos que fazem parte da Conservação e Restauração estão ancorados em pesquisas científicas, tendo como outra característica importante a necessidade de treinamento prático, de forma metódica e contínua, dos profissionais em formação. Daí a necessidade de proporcionar aos discentes experiências que vinculem a pesquisa, a execução dos procedimentos de conservação e restauração e ainda, a comunidade detentora ou responsável pelos bens culturais.

Metodologia

As atividades realizadas no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel serão norteadas pela teoria, princípios, código de ética e metodologia da Área da Conservação e Restauração.
Sobre que metodologia, pontua-se as seguintes etapas:
1) Observação, identificação e análise do bem cultural a partir do seu contexto de uso e salvaguarda;
2) Tomadas de decisões a partir de leituras e discussões embasadas na bibliografia especializada;
3) Documentação científica, com registros fotográficos e preenchimento de ficha de diagnóstico detalhada;
4) Realização de testes e exames;
5) Pesquisa sobre os materiais constituintes do bem cultural;
6) Definição e execução de tratamentos, seja na área da conservação, conservação preventiva ou restauração, considerando os princípios éticos da profissão do Conservador-restaurador, os materiais e equipamentos disponíveis e ausência de riscos para os bens culturais.
7) Interlocução contínua com os discentes e com responsáveis pelo objeto ou acervo, sobre todas os tratamentos e etapas que foram realizadas.
8) Divulgação dos trabalhos realizados para a comunidade em geral como forma de valorizar a preservação do patrimônio cultural em todos os seus aspectos.
Em todas as ações os discentes trabalharão sob a orientação dos professores e técnicos da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores estarão relacionados ao público atendido, ao número de objetos e acervos tratados ou ações de divulgação realizadas ao longo de cada semestre. Também serão considerados os trabalhos resultantes das atividades, como relatórios, TCCs, trabalhos apresentados em eventos ou publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA MARINA MACALOSSI
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS4
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
KAREN VELLEDA CALDAS1
KELI CRISTINA SCOLARI2
MAGDA VILLANOVA NUNES3
MIRELLA MORAES DE BORBA
MIRELLA MORAES DE BORBA4
NATALIA CORREA COUTO
NATHALIA COUTO SILVA
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI2
VANIA GRIM THIES1

Página gerada em 26/04/2024 02:12:49 (consulta levou 1.283642s)