Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Conservação e Restauro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000.
No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.
Objetivo Geral
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Justificativa
A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.
Metodologia
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DUVAL DA CUNHA | |||
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 51 | ||
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | |||
ANNELISE COSTA MONTONE | 4 | ||
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA | |||
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | |||
Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski | |||
Andreia Salvadori | |||
Andreia Salvadori | |||
BERNARDO MONDEK MALIGERI | |||
Bruno da Silveira Noremberg | 2 | ||
CAMILA BORGES COELHO | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARLA PIRES TAVARES | 1 | ||
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 1 | ||
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 5 | ||
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA | |||
Dilermando Martins Freitas | |||
FABIO GALLI ALVES | 4 | ||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
FRANCISCA FERREIRA MICHELON | 2 | ||
Frederico Sampaio Alves | |||
GABRIELA KREMER DA MOTTA | 1 | ||
HELENA BRAGA FARHAT | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
ISIS FÓFANO GAMA | |||
IZABELA LOUZADA DE OLIVEIRA | |||
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO | |||
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | |||
Juliane Conceição Primon Serres | 2 | ||
KAREN VELLEDA CALDAS | 16 | ||
KELI CRISTINA SCOLARI | 17 | ||
KETLIN VITORIA MENEGUSSE | |||
Kerllen Peres Cavalheiro | |||
LETÍCIA ALVES PEREIRA | |||
LUCAS SOUZA BECKER | |||
LUIZA DA SILVA COUTO | |||
Leticia Quintana Lopes | |||
MAGDA VILLANOVA NUNES | 2 | ||
MARA DENISE NIZOLLI RODRIGUES | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 13 | ||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 2 | ||
Maria Clara de Assis | |||
MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
NATALIA CORRÊA COUTO | |||
NATÁLIA CORREIA SOARES | |||
PAOLA LOUREIRO ROTTER | |||
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES | 2 | ||
RENATA ALMEIDA TELES | |||
RITA JULIANA SOARES POLONI | 2 | ||
ROBERTO HEIDEN | 4 | ||
SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES | |||
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 2 | ||
SOPHIA BETTINI GOMES |