Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Conservação e Restauro
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000. No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.

Objetivo Geral

Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

Justificativa

A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.

Metodologia

Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.

Indicadores, Metas e Resultados

O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DUVAL DA CUNHA
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA
ANDREA LACERDA BACHETTINI51
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI
ANNELISE COSTA MONTONE4
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO
Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski
Andreia Salvadori
Andreia Salvadori
BERNARDO MONDEK MALIGERI
Bruno da Silveira Noremberg2
CAMILA BORGES COELHO
CARINA FARIAS FERREIRA
CARINA FARIAS FERREIRA
CARLA PIRES TAVARES1
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ1
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
DANIELE BALTZ DA FONSECA5
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA
Dilermando Martins Freitas
FABIO GALLI ALVES4
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
Frederico Sampaio Alves
GABRIELA KREMER DA MOTTA1
HELENA BRAGA FARHAT
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO
ISIS FÓFANO GAMA
IZABELA LOUZADA DE OLIVEIRA
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ
Juliane Conceição Primon Serres2
KAREN VELLEDA CALDAS16
KELI CRISTINA SCOLARI17
KETLIN VITORIA MENEGUSSE
Kerllen Peres Cavalheiro
LETÍCIA ALVES PEREIRA
LUCAS SOUZA BECKER
LUIZA DA SILVA COUTO
Leticia Quintana Lopes
MAGDA VILLANOVA NUNES2
MARA DENISE NIZOLLI RODRIGUES
MIRELLA MORAES DE BORBA13
MIRELLA MORAES DE BORBA2
Maria Clara de Assis
MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO
NATALIA CORRÊA COUTO
NATÁLIA CORREIA SOARES
PAOLA LOUREIRO ROTTER
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES2
RENATA ALMEIDA TELES
RITA JULIANA SOARES POLONI2
ROBERTO HEIDEN4
SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI2
SOPHIA BETTINI GOMES

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