Nome do Projeto
X Simpósio de Biotecnologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/08/2022 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar em constante crescimento e aperfeiçoamento, onde, com o seu cenário atual de expansão, é necessária a busca constante pelo conhecimento e complementação da formação de seus profissionais. O Simpósio de Biotecnologia é um evento acadêmico-científico da Biotecnologia do CDTec da UFPel planejado, organizado e executado por alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, abrangendo temas pertinentes e de fronteira do conhecimento na área de Biotecnologia. O Simpósio de Biotecnologia, no ano de 2022 ocorrerá em sua décima edição, tendo como temática central "Sustentabilidade na era 4.0". O evento consiste em palestras, minicursos, momento empresa, momento divulgação científica e mostra acadêmica. Está previsto que o evento ocorra entre os dias 21 a 25 de novembro de 2022, na auditório da FAEM no Campus Capão do Leão da UFPel. O público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de Biotecnologia. Baseado na participação das edições anteriores, para a décima edição são aguardados em torno de 300 participantes inscritos. Além de profissionais da área, costumamos receber estudantes de cursos a fins à Biotecnologia e de instituições próximas ao município de Pelotas. Com a realização deste evento é possível impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico; e extensão, como a divulgação científica através da mostra acadêmica e transposição do conhecimento gerado na universidade para a sociedade através dos minicursos e ações nas redes sociais e plataformas virtuais. Com o planejamento, organização e realização do Simpósio as relações pessoais são fortalecidas entre os alunos de graduação e pós-graduação, a capacidade de organização e de motivação para o trabalho são aperfeiçoadas, assim como o conhecimento técnico-científico é estimulado e ampliado em nossos estudantes; além da Biotecnologia ser conhecida e fortalecida perante à comunidade acadêmica e a sociedade.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Oportunizar aos estudantes de graduação e pós-graduação da Biotecnologia do CDTec da UFPel a elaboração, planejamento, organização e gestão de um evento acadêmico-científico abrangendo o tema Biotecnologia. Permitindo e incentivando a troca de experiências e o trabalho interativo entre graduação e pós-graduação.

Objetivos específicos:
- Incentivar a pesquisa e a inovação em Biotecnologia;
- Abordar a multidisciplinaridade e abrangência da Biotecnologia;
- Divulgar o conhecimento da área da Biotecnologia na comunidade acadêmica e sociedade civil;
- Permitir a troca de experiências entre alunos da graduação e pós-graduação em Biotecnologia do CDTec da UFPel;
- Proporcionar o trabalho interativo entre alunos da graduação e pós-graduação em Biotecnologia do CDTec da UFPel;
- Fortalecer a área de Biotecnologia.

Justificativa

A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, este irá desenvolver potencialidades humanísticas e técnicas. Neste contexto, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos que visam a organização de eventos acadêmico-científicos, pois estes proporcionam a interação entre alunos da graduação, pós-graduação de diferentes instituições com profissionais atuantes em suas áreas de interesse. Isto favorece um fluxo de troca de informações, ideias e oportunidades se estabelecem.
A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas ou produzir bens de serviço. Onde é promovida a intersecção de diversas áreas do conhecimento como: engenharia, química, biologia, agronomia, veterinária e medicina, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de um ambiente com forte base acadêmica e científica.

Metodologia

O planejamento e organização do X Simpósio de Biotecnologia se dará em reuniões semanais sistemáticas entre a comissão organizadora, professores e os alunos de graduação e pós-graduação da Biotecnologia do CDTec/UFPel. O evento terá abrangência regional, e ocorrerá no final do ano de 2022, no formato presencial.
O X Simpósio de Biotecnologia consistirá de três dias de palestras, concomitantemente a Mostra Acadêmica e seguidos de minicursos.
As etapas de organização do Simpósio de Biotecnologia consistirão em:
a) Formação de grupos de trabalho: Grupo de Palestras; Grupo Minicursos; Grupo Mostra Acadêmica; Grupo Momento Empresa; Grupo de Divulgação Científica; Grupo T.I.
b) Discussões sistemáticas dentre os colaboradores de cada grupo de trabalho e seu professor orientador correspondente;
c) Discussões sistemáticas semanais do grande grupo de colaboradores, com definição das propostas e
resolução das problemáticas;
Nas etapas que antecedem a execução do X Simpósio de Biotecnologia é necessário a organização do local do evento e a preparação dos documentos e materiais suplementares utilizados ao longo da semana, além da manutenção do site e redes sociais do evento, para ampla divulgação através de mídia eletrônica.
Já nas etapas de realização do IX Simpósio de Biotecnologia é necessário a:
- Organização do local de realização do Simpósio e salas destinadas aos minicursos promovidos;
- Recepção dos palestrantes, ministrantes, colaboradores e dos participantes;
- Organização do momento cultural e cerimonial de abertura e encerramento;
- Envio e recolhimento do formulário de avaliação do evento pelos participantes;
- Envio de certificados;
- Análise dos resultados e confecção do relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

Público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de Biotecnologia. São estimados em torno de 300 participantes. Os participantes serão de cursos de áreas afins com a Biotecnologia, principalmente de instituições como: UFPel, UCPel, UFRGS, FURG, UERGS, UNIPAMPA, URCAMP e UFSM.
Baseado nas experiências das edições anteriores, com a realização do Simpósio de Biotecnologia é possível impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico; e de extensão, com a divulgação científica e da Biotecnologia. As relações pessoais são fortalecidas entre os alunos de graduação e pós-graduação colaboradores, a capacidade de organização e de motivação para o trabalho são aperfeiçoadas, assim como, o conhecimento técnico-científico é estimulado e ampliado e a Biotecnologia da UFPel e a ciência são fortalecidas.
O evento (palestras, minicursos, mostra acadêmica, momento empresa e momento cultural) será avaliado através de formulários específico destinado aos participantes, sendo este posteriormente analisado pela comissão organizadora, e os principais resultados serão inseridos no relatório final do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON SINOTT CARVALHO
ALESSA ROTH DA SILVA
ALICE CALDERIPE DE LIMA
ANA LUÍSA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI
BRUNA MIRANDA RODRIGUES
EMILLY DA SILVA GONCALVES
FREDERICO SCHMITT KREMER14
GABRIEL INTINI BONILHA
GEORGE WASHINGTON ALVES CARDOSO
GIULIANA PETIZ ZUGNO
GUSTAVO RETZLAF MAAS
HENRIQUE GONÇALVES PEGORARO
KETHLIN DE QUADROS FERREIRA
LAIS GOULART RIBEIRO
LAURA DE VARGAS MAIOCCHI
LAÍS DOS SANTOS GONÇALVES
LUIZA BLOTA CORREA
MARCELY BRASIL SILVA
MARIANA HÄRTER REMIÃO14
MIGUEL ANDRADE BILHALVA
NATALI LIMA DIAS
NATALIA SILVA PERES
NATHALIA VIEIRA ANTUNES
PATRÍCIA SILVA DIAZ14
PEDRO HENRIQUE DALA NORA QUATRIN
PEDRO HENRIQUE FILGUEIRAS COELHO SOUZA
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON14
SABRINA VASSOLER DIAS
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN14
VANESSA GALLI14
VITOR BARCELOS CHAGAS
WILLYAN MACEDO COSTA
YAGO PIRES

Página gerada em 16/04/2024 07:50:08 (consulta levou 0.207903s)