Nome do Projeto
ATENÇÃO NUTRICIONAL A USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO AUTISTA, Dr DANILO ROLIM DE MOURA,PELOTAS-RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) tem risco elevado para o desenvolvimento tanto de obesidade quanto de desnutrição devido ao inadequado consumo energético e a má absorção de nutrientes Além disso, apresentam alta a vulnerabilidade nutricional, essa torna-se ainda mais importante quanto menor a idade. Em crianças com TEA tem sido observada elevada incidência de alterações do trato-gastrointestinal, desvios ponderais e carências múltiplas de nutrientes. A presença dessas alterações podem agravar sintomas como estereotipias, irritabilidade e agressividade. O acompanhamento nutricional e o estabelecimento de orientações nutricionais podem melhorar os desvios ponderais, os sintomas de problemas comuns como diarreia, constipação, flatulência, refluxo esofágico, gastrite e inflamação duodenal e reduzem o risco para doenças cardiovasculares e metabólicas. Considerando os aspectos expostos até o momento o presente projeto pretende contribuir com ações de vigilância alimentar e nutricional, assim como com orientações nutricionais a crianças e responsáveis assistidos no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. O projeto proporcionará ainda um momento para que os responsáveis possam compartilhar suas dúvidas sobre a alimentação, receberem orientações e, quando necessário tratamento especializado, encaminhamento ao ambulatório de nutrição da UFPEL. Dessa forma, pretende-se direcionar as ações nutricionais as necessidades mais prementes, contribuir para aquisições em saúde e nutrição e auxiliar na melhora da qualidade de vida dos autistas.

Objetivo Geral

Desenvolver ações de vigilância alimentar e nutricional, assim como orientações nutricionais a crianças com TEA e responsáveis.

Justificativa

Em Pelotas no dia 02 de abril de 2014 a Secretaria Municipal de Educação inaugurou o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, destinado ao desenvolvimento de práticas que auxiliarão a pessoas com transtorno do espectro Autista a inserirem-se na comunidade. O Centro está em pleno funcionamento desde sua inauguração e tem capacidade para atender 130 pessoas da comunidade loco-regional em 10 turnos de atendimento semanal. No local são também desenvolvidas atividades voltadas aos cuidadores e responsáveis. Atualmente são também desenvolvidos projetos de extensão vinculados a cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, direcionados aos autistas e seus responsáveis. No entanto, muitas são as necessidades e as possibilidades de inserção no Centro, onde atua uma equipe de profissionais abertos a novas e responsáveis contribuições ao público que assistem.
Como descrito anteriormente é alta a vulnerabilidade nutricional de pessoas com TEA, essa torna-se ainda mais importante quanto menor a idade. Em crianças com TEA tem sido observada elevada incidência de alterações do trato-gastrointestinal, desvios ponderais e carências múltiplas de nutrientes. Além disso, a presença dessas alterações podem agravar sintomas como estereotipias, irritabilidade e agressividade. O acompanhamento nutricional e o estabelecimento de orientações nutricionais podem melhorar os desvios ponderais, os sintomas de problemas comuns como diarreia, constipação, flatulência, refluxo esofágico, gastrite e inflamação duodenal e reduzem o risco para doenças cardiovasculares e metabólicas.
Considerando os aspectos expostos até o momento o presente projeto pretende contribuir com ações de vigilância alimentar e nutricional, assim como com orientações nutricionais a crianças e responsáveis assistidos no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. O projeto proporcionará ainda um momento para que os responsáveis possam compartilhar suas dúvidas sobre a alimentação, receberem orientações e, quando necessário tratamento especializado, encaminhamento ao ambulatório de nutrição da UFPEL. Dessa forma, pretende-se direcionar as ações nutricionais as necessidades mais prementes, contribuir para aquisições em saúde e nutrição e auxiliar na melhora da qualidade de vida dos autistas.

Metodologia

O projeto será desenvolvido pela equipe de acadêmicas de Nutrição da UFPel e contará com a orientação e supervisão da coordenação do projeto. Os eixos de ação consistirão em 1- Vigilância alimentar e nutricional e 2- Orientação e supervisão nutricional.
A execução do projeto se dará em quatro turnos semanais, dois destinados a a cada um dos eixos de ação. O local das reuniões será nas dependências do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. Serão convidadas a participar todas as pessoas e cuidadores e/ou responsáveis assistidas no Centro. O convite a criança e a seus responsáveis ocorrerá no momento em que aguardam para o início das atividades educacionais. Além disso, será realizada divulgação impressa a ser entregue e fixada no mural local colocando sobre os dias para avaliação nutricional. Para a conversa com cuidadores e/ou responsáveis e orientações de dúvidas serão agendados encontros em dias alternados, possibilitando o máximo de acesso. Para os casos mais complexos que necessitarem de acompanhamento clínico nutricional será feito o agendamento para o Ambulatório de Nutrição Materno-Infantil-Ambulatório de Nutrição-FN/ UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se prestar assistência e desenvolver ações de educação nutricional à todos alunos do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. Sendo a meta mínima de 200 atendimentos e pelo menos 1 ação de educação nutricional em grupo mensal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SOARES JACINTO
ANNE Y CASTRO MARQUES1
BARBARA THOANY DE SOUZA PASSOS
BRUNA KLASEN SOARES
CAROLINE SANTOS LEAL
CRISTIELLE AGUZZI COUGO DE LEON
Cecília Fischer Fernandes
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
GILIANE FRAGA MONK
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHITZ SOARES SCHIATTI
LAURA MOREIRA GOULARTE
LILIA SCHUG DE MORAES
LIZIA GOMES FONSECA
LUCIA ROTA BORGES1
LUDMILA CORREA MUNIZ1
Luana Klain Lacau
OLÍVIA FARIAS DOS SANTOS
RAQUEL PEDROSO MELLO
RENATA TORRES ABIB BERTACCO2
SANDRA COSTA VALLE2
THAIS MARINI DA ROSA
VANESSA KERN BUBOLZ

Página gerada em 19/04/2024 09:37:56 (consulta levou 0.188605s)