Nome do Projeto
Engenharia Agrícola em Extensão - Curricularização das disciplinas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 01/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
Com a curricularização da extensão são necessárias ações que possibilitem a implementação da mesma, auxiliando os professores nesse processo. A curricularização da extensão no curso de Engenharia da UFPel abrangerá atividades extensionistas junto às disciplinas do curso, na qual o aluno será o agente executor. As atividades englobarão a inserção dos alunos na comunidade geral, executando tarefas técnica, sob supervisão dos professores, em empresas e produtores rurais nas diferentes áreas do curso de Engenharia Agrícola (máquinas agrícolas, construções rurais, energização rural, processamento de produtos agrícolas, água e solos e geotecnologias agrícolas). Este projeto terá ações previamente cadastradas, que objetivarão a aplicação dos conceitos estudados, nas diversas disciplinas do curso, para a resolução de problemas gerais da comunidade. As atividades extensionistas serão, preferencialmente, executadas fora da universidade e junto aos demandantes.

Objetivo Geral

O projeto tem por objetivo auxiliar na curricularização das disciplinas do curso de Engenharia Agricola e inserir atividades extensionistas nas disciplinas do curso. Também objetiva-se contribuir com a melhoria do aprendizado dos alunos, através da atuação dos mesmos junto à comunidade na busca de soluções de problemas de engenharia agrícola. O projeto objetiva que os alunos levem inovações e melhorias nos processos demandados.

Justificativa

A resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira; a Resolução do COCEPE nº 06, de 10 de dezembro de 2020 dispõe sobre o Regulamento da integralização das atividades de extensão nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Ambas as resoluções dispõem como as atividades de extensão devem ser adicionadas nos currículos de graduação, e esse projeto justifica-se por ser uma das formas de se adequar o currículo do curso para a promoção de atividades extensionistas no curso de Engenharia Agrícola. A integralização da extensão no currículo do curso também justifica-se para que os alunos tenham vivências profissionais ainda na graduação e, com isso, aumentar a qualidade formativa do curso.

Metodologia

As disciplinas com créditos de extensão efetuarão ações de extensão, de acordo com as demandas da região e com as características e especificidades das disciplinas. As disciplinas que preveem créditos de extensão deverão promover atividades técnicas, na sua área e formação, junto à comunidade geral, na qual os alunos serão a ligação entre a universidade e a comunidade. As atividades extensionistas deverão abranger a carga horária reservada à extensão descrita na caracterização da disciplina, e serão realizadas por todos os alunos matriculados, sendo requisito para a aprovação. Os alunos também poderão atuar em órgãos extensionistas como Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural, dentre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos do curso, ao longo de sua formação, tenham efetuado diversas atividades extensionistas nas áreas do curso, junto de instituições extensionistas e/ou através de projetos de extensão próprios da universidade. Deseja-se que a inserção dos alunos nas comunidades, atuando na resolução de problemas reais, contribua para se elevar a qualidade formativa e para a criação de uma consciência cidadã nos alunos. Pela atuação extensionista almeja-se que o aluno adquira a autonomia necessária para a sua inserção no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO55
ADRIEL NADAL
ANDREA SOUZA CASTRO1
ANDRIGO FARIAS XAVIER
BRUNO ANTUNEZ SILVA
CATIANE PEGLOW HOLZ
DANIEL DE CASTRO MACIEL40
DANIEL SOARES TEIXEIRA
DENIS LEAL TEIXEIRA4
DIULIANA LEANDRO4
ELIMAR CARRÉ CORRÊA
ERICO DIEGO MACHADO FERREIRA
FERNANDA ELIDIA SILVA PINTO
GILSON SIMOES PORCIUNCULA1
GIZELE INGRID GADOTTI49
GRACIELA BUCK
GRÉGORY CORREIA DA SILVA
HUMBERTO DIAS VIANNA4
IGOR WILLRICH LULIER
ITAEL GOMES BORGES
ITALO MICHAEL VIEIRA
JEFERSON MEIRA
JOÃO LUIZ GONÇALVES LOPES
KARINE VON AHN PINTO
KATHLLEN CAVALLI DI PAOLO
KLAUS MACHADO THEISEN4
LAION AVILA SOARES
LAURA DE AVILA JAIME
LEANDRO BRAGA GODINHO
LEANDRO SANZI AQUINO6
LUAN MARTIN AREJANO
LUCAS DE OLIVEIRA LIMA
MAIARA SCHELLIN PIEPER
MARIA EDUARDA SILVEIRA DOS ANJOS
MATHEUS BUENO NASCIMENTO DA COSTA
MATHEUS DOMINGUES RIVEIRO
MIKAEL ALVES SCHNEIDER
RAFAEL MIRITZ BARTZ
RAFAEL SCHMECHEL SELL
RICARDO SCHERER POHNDORF11
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO
RODOLFO PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS
RODRIGO DA COSTA CARDOSO
ROGER ADRIANO BACH DE MATTOS
RUAN BERNARDY
SUÉLEN CRISTIANE RIEMER DA SILVEIRA
TAIANE CAROLINE CANDIDO
THAIS RUTZ
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER DE ALMEIDA LUCAS

Página gerada em 25/04/2024 04:08:41 (consulta levou 0.272847s)