Nome do Projeto
Galeria A Sala: produção, difusão e trânsitos da Arte Contemporânea
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto Galeria de Arte a Sala: produção, difusão e trânsitos da Arte Contemporânea, visa potencializar a vocação extensionista deste importante espaço expositivo na cidade de Pelotas. Ao propor atividades e estratégias que levem a produção artística contemporânea ao grande público, por meio de exposições de arte e ações educativas, busca-se proporcionar um repertório qualificado e ampliado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. Deste modo, as ações buscarão explorar a diversidade da arte, colaborando para a formação de acadêmicos/artistas e público geral. Estas propostas visam integrar uma capacitação dos discentes na produção de exposições artísticas, desde sua elaboração até sua execução e exibição, com os desafios de produzir arte e difundi-la na comunidade. Conjuntamente com as exposições serão desenvolvidas atividades tais como: Festival de Arte, trânsitos de artistas de outros circuitos, minicursos, proposições artísticas, conversas e/ou mediações, partindo dos aportes conceituais propostos a cada exposição, visando valorizar esta produção cultural e conectar com demais agentes do campo da arte tais como artistas, produtores, curadores, críticos, educadores, etc. e promover sua integração com a comunidade de forma ampliada. Entende-se aqui a Galeria A SALA como veiculo de circulação e irradiação das Artes Visuais nos diversos contextos que compõem o entorno do ambiente universitário.

Objetivo Geral

A Galeria de Arte A SALA tem o papel, como órgão institucional, de promover a exposição da produção artística contemporânea no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, contribuindo para a formação de artistas contemporâneos e a formação dos acadêmicos junto aos campos de atuação profissional em espaços expositivos, bem como na promoção da produção artística junto à comunidade. Portanto, objetiva-se com este projeto de extensão proporcionar o pleno andamento das atividades da galeria, enfatizando estratégias que visem a aproximação do público em geral com o campo das artes visuais.

Justificativa

Segundo o regimento interno da Galeria de Arte A SALA, este espaço apresenta-se como órgão institucional e possui como metas a divulgação e fruição da produção artística contemporânea da área de Artes Visuais do Centro de Artes (CA-UFPEL). Este projeto visa potencializar a vocação extensionista deste importante espaço expositivo na cidade de Pelotas. Ao propor atividades e estratégias que levem a produção artística contemporânea ao grande público, por meio de exposições de arte e ações educativas, busca-se proporcionar um repertório qualificado e ampliado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. Os acadêmicos participantes contribuem desde o planejamento à execução de eventos que a galeria organiza, no entorno das exposições de arte, assim atuam desde o contato com os artistas e curadores, fazendo o processo de montagem, planejamento expográfico até sua divulgação, contribuindo deste modo para sua qualificação profissional e aprimoramento teórico-prático no campo da arte.

Metodologia

Encontros periódicos para organização das exposições. Montagem e desmontagem de exposições segundo a periodicidade dos eventos (geralmente as mostras contam com um mês de duração). Manutenção do espaço expositivo, definição de horários fixos para visitação. Registros audiovisuais das montagens, encontros com artistas e visitas guiadas. Divulgação dos eventos com parceria do Suldesign Estúdio e através da Coordenação de Comunicação Social da Ufpel. Recepção e ações educativas das exposições para o público interno e externo ao meio universitário.

Indicadores, Metas e Resultados

Aumento na visibilidade da Galeria A SALA no âmbito do público em geral, com ênfase nas comunidade de entorno do Centro de Artes da Ufpel, por meio de visitas guiadas, conversas com artistas, oficinas e workshops.
Formação de equipe envolvida no gerenciamento dos projetos, composta pelos dois coordenadores, bolsistas/acadêmicos, bem como colaboradores de diversas instâncias (acadêmicos, professores dos cursos de especialização e mestrado), conforme as necessidades das ações desencadeadas.
Desenvolvimento de ações de mediação artística desenvolvidas na galeria. O grupo também irá promover encontros de formação com professores da rede de escolas e colaborar através de oficinas, falas, debates, etc, por meio da articulação com o Programa "Artes Visuais e Docência na Atualidade", que visa dar conta das ações extensionistas da Integralização da Extensão do Curso de Artes Visuais - Licenciatura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE HERNANDEZ
ALICE JEAN MONSELL4
ANA JULIA DOS SANTOS VIANNA
ANA MARIA FUENTES PEREIRA
ANGELA RAFFIN POHLMANN10
BRUNA MACHADO RODRIGUES
BRUNO ZEFERINO DA SILVA
CAROLINA CORREA ROCHEFORT4
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
DANIEL ALBERNAZ ACOSTA20
DANIEL BRUNO MOMOLI35
DARA DE MORAES BLOIS
DHEIVISON ARAUJO DA SILVA
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES4
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA4
EDUARDO SOARES DEVENS
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO
HELENA ARAUJO RODRIGUES KANAAN
HELENA RODRIGUES SILVA
HELENE GOMES SACCO4
ISABELLA VERISSIMO MARTINS SILVA
ISADORA DE LIMA CARDOSO
JERONIMO NETTO DE AZAMBUJA
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA
KELLY WENDT34
LARISSA SILVEIRA DA SILVA
LAURIANE PEREIRA
LETÍCIA BECK FONSECA
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA114
LORRÁYNE DE MENEZES DA SILVA
LOUISE RITTA SOARES LINDEMANN
LUNA AURORA ANTUNES MAKSUDE
MARTHA GOMES DE FREITAS
PAOLA WICKBOLDT FREDES
PAULO RENATO VIEGAS DAME10
PEDRO IVO BRAMÉ
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
RICARDO PERUFO MELLO77
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN10
THAYS TONIN
UILL BORGES MACIEL
WESLEY BARBOZA PEREIRA
YARKAN ANJEL
Yuki Ynagaki Escate Zarate

Página gerada em 28/04/2024 08:51:56 (consulta levou 0.352701s)