Nome do Projeto
Acervos do Movimento Estudantil da UFPel: organização, acondicionamento e divulgação.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 15/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Atuando desde os anos 1990, o Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem se mostrado um importante local de guarda de acervos que transitam por variadas temáticas, tais como as documentações referentes a Delegacia Regional do Trabalho do RS, da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, do DCE-UFPel, da Laneira Brasileira SA, dentre outras. Nesse percurso, também fez-se relevante a guarda de materiais documentais atinentes à história institucional da UFPel, que foi um dos motes iniciais da criação do NDH. Posteriormente, em 2018, foi criado o projeto "Acervos documentais do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas", com a finalidade de organizar os acervos ali salvaguardados. O presente projeto vem se unir aos acima citados na tentativa de realizar a higienização, catalogação e armazenamento de um grupo de documentos específicos, qual seja, o conjunto documental que abrange os movimentos estudantis da UFPel. Trata-se de um volume de aproximadamente 20 a 21 caixas arquivo de documentação, que se encontra em situação de total desorganização, e além disso necessita de intervenção que proporcione higienização e acondicionamento adequados, a fim de prevenir sua deterioração. Esse material documental abrange variados tipos de documentos oriundos de centros acadêmicos da UFPel, que poderão ser melhor detalhados após o aprofundamento dos trabalhos. Pretende-se ainda que essa massa documental seja reunida a outro material que com ela possui grande afinidade, o Acervo documental do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (DCE/UFPel). Esse acervo foi objeto, entre os anos de 2009 e 2013, de um projeto específico, sob coordenação da professora Márcia Janete Espig, que proporcionou seu salvamento, organização e catalogação, resultando na publicação de um catálogo específico, intitulado "Catálogo do Acervo do Diretório Central de estudantes da universidade Federal de Pelotas", impresso pela Editora da UFPel. O acervo do DCE/UFPel possui vasto volume de documentação acondicionado em 44 caixas arquivo com numeração específica. Caso haja compatibilidade, pretende-se reunir essa documentação, a fim de facilitar a busca e sua utilização pelos pesquisadores interessados.

Objetivo Geral

Organizar, através da higienização, catalogação e armazenamento, acervos salvaguardados pelo Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas referentes ao movimento estudantil dessa Universidade.

Justificativa

Os acervos abordados por esse projeto necessitam de atenção imediata, visto que se faz necessária sua higienização e melhor acondicionamento, a fim de proporcionar a conservação adequada. Tal ação objetiva impedir a destruição física de tais materiais, cujo suporte é papel, sempre sujeito a inúmeros agentes deteriorantes. Pretende-se diminuir o ritmo de deterioração através do tratamento adequado, bem como seu correto acondicionamento.
Além desse aspecto, justifica-se ainda a relevância do presente projeto pela necessidade de organização dos acervos pertencentes ao NDH/UFPel.
Anualmente, inúmeros pesquisadores (graduandos, pós graduandos, demais interessados) recorrem à pesquisa no material documental pertencente ao NDH. Realizar os processos de arranjo, descrição e catalogação de maneira adequada pode proporcionar facilidades em sua utilização.
Além disso, menciona-se ainda a relevância social desse conjunto documental, visto que esclarece e ressalta ações de luta e resistência dos movimentos sociais estudantis, valorizando, dessa forma, a própria história da Universidade Federal de Pelotas.

Metodologia

Metodologicamente, dever-se-á recorrer à procedimentos interdisciplinares, visto ser necessário utilizar reflexões oriundas das áreas de conservação e restauração, arquivologia e história.
Primeiramente será realizada a higienização detalhada de cada documento, utilizando material adequado, tais como pincéis de cerdas macias, luvas e máscaras protetoras. Nesse processo, já será verificada a necessidade de descarte de materiais ou mesmo a necessidade de uma intervenção restauradora, para a qual se recorrerá a auxílio de profissionais habilitados.
Após isso, será realizado um processo amplo de pré arranjo de todo o conjunto documental, quando a equipe debaterá detalhadamente as melhores possibilidades de arranjo/organização e possível interlocução desse material com o acervo do DCE (já arranjado).
A seguir, se passará ao arranjo definitivo desse material, realizando a descrição e a catalogação de toda a documentação, produzindo um catálogo descritivo, a fim de facilitar sua consulta.
Tal catalogação será disponibilizada remotamente, junto ao site do NDH, aproximando-a de um público mais amplo.
Por fim, serão realizadas ações de divulgação do acervo, detalhando sua riqueza e potencialidade para pesquisas e eventuais consultas por toda comunidade, acadêmica ou não acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, como meta, oferecer à comunidade acadêmica e comunidade em geral o acervo sobre movimentos estudantis da UFPel perfeitamente higienizado, organizado e pronto para consulta, pesquisa e possível reprodução.
Considerando-se o conteúdo relevante desse acervo, destaca-se como meta a realização, ao final do trabalho, de uma exposição sobre o movimento estudantil da UFPel através dos documentos catalogados.
Como resultados esperados, deseja-se contribuir com a formação dos alunos envolvidos no projeto, fomentando pesquisas específicas envolvendo as temáticas tratadas pelo presente acervo em diferentes níveis, como graduação e pós graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RODRIGUES GUELSO
ANA INEZ KLEIN3
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES3
FRANCINE SEDREZ BUNDE
JONAS MOREIRA VARGAS3
LOREN CANTILIANO XIMENDES
LORENA ALMEIDA GILL3
MARCIA JANETE ESPIG15
MARIA LUCIA JACQUE ANDERE DE MELLO
PAULO LUIZ CRIZEL KOSCHIER3
SAMUEL SIAS TEIXEIRA FURTADO
VICTOR BLASKOSKI LEHUGEUR

Página gerada em 23/04/2024 14:19:34 (consulta levou 0.201089s)