Nome do Projeto
Da Escola Básica para a Universidade - trajetórias de jovens rumo à UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/03/2023 - 10/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" objetiva consolidar um grupo de trabalho permanente com professores das escolas de educação básica e da Universidade, tendo como eixo articulador a perspectiva de acesso à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). O PAVE, programa seriado de seleção para o ingresso na UFPel, concentra 20% das vagas para o acesso à Instituição, sendo 90% dessas para escolas públicas de Ensino Médio.
Esse Projeto busca mobilizar estudantes da UFPel para o estudo de textos sobre o acesso ao Ensino Superior, em suas múltiplas dimensões - institucionais, sociais, educativas, entre outras. Complementarmente, objetiva a aproximação com os estudantes de Ensino Médio das escolas de Pelotas e região, como forma de reconstituir empiricamente suas trajetórias e apresentar a Universidade como possibilidade de experiências futuras para esses jovens.
Objetivo Geral
O Projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" tem como objetivo atuar junto as Escolas de Educação Básica de Pelotas e região, especialmente as públicas de Ensino Médio, tendo em vista a perspectiva de estudar o acesso à Universidade e mostrar aos estudantes do Ensino Médio que é possível acessar à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar.
Justificativa
O PAVE-UFPel se constitui num processo seletivo seriado de acesso à UFPel, que responde por 20% das vagas anuais de ingresso no ensino de graduação, sendo 90% dessas destinadas aos estudantes das escolas públicas.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
Metodologia
O projeto contará com duas ações permanentes:
- estudo de pesquisas sobre o acesso ao Ensino Superior;
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e de curso da Universidade, com vista à reconstituição de trajetórias de estudantes dessa etapa de ensino, de modo a qualificar as estratégias de trânsito dessa etapa para a Universidade.
- estudo de pesquisas sobre o acesso ao Ensino Superior;
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e de curso da Universidade, com vista à reconstituição de trajetórias de estudantes dessa etapa de ensino, de modo a qualificar as estratégias de trânsito dessa etapa para a Universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre os resultados esperados, buscamos:
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA BEATRIZ SCHERDIEN GUTKNECHT | |||
ANNA DOS SANTOS | |||
CAIO BEDAQUE BARBOSA | |||
CAMILA ROCHA DA CRUZ | |||
CAROLINE COI ROSA | 18 | ||
CAROLINE GUTKNECHT DÓRO | |||
Cleunice Alves de Azevedo | |||
EDUARDO BUGONI | |||
EMILENI TESSMER | 4 | ||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 2 | ||
ESTHER SOARES GOMES | |||
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING | 25 | ||
GIOVANA DE SA COSTA | |||
GIOVANA LUZ DIAS | |||
Herison de Carvalho Silva | |||
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 2 | ||
IVAN MACHADO DE CAMARGO | |||
Isabelly Felipe Marques | |||
JAQUELINE SCHNEIDER | |||
JULIA SILVA GOEBEL | |||
JULIA WICKBOLDT STARK | 2 | ||
KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE | |||
LAIS BASSO | 11 | ||
LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA | 11 | ||
LUANA BARRETO VAZ | |||
LUCIO FLAVIO GONCALVES | |||
LUIZA SARAIVA MENDES | |||
MARCIO JOSE PEREIRA MARTINS | 6 | ||
MARCOS BRENNO BEZERRA BATISTA | |||
MARCOS BRITTO CORREA | 2 | ||
MARIA DE FATIMA COSSIO | 2 | ||
MARIELLE MENDES SACHARUK | |||
MARILIZA DOS SANTOS GOMES | |||
MATEUS KAWABE | |||
MILENA RODRIGUES ESTEVÃO | |||
MÁRCIO SCHELLIN BERGMAN | 18 | ||
NATHAN BATISTA SALES | |||
NILTON ROBERTO PINHEIRO | |||
REBECA NOGUEIRA PACHECO | |||
RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
RODRIGO BASSI PACHECO | |||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | 2 | ||
SAMANTA MACHADO DA SILVA NUNES | |||
SANDRA BEATRIZ PEREIRA DA SILVA | |||
Shelen dos Reis da Silva | |||
THALES MORBACH LANGE | |||
THALIA VIEBRANTZ CASSURIAGA | |||
URSULA ROSA DA SILVA | 2 | ||
diandra da silva couto |