Nome do Projeto
Da Escola Básica para a Universidade - trajetórias de jovens rumo à UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/03/2023 - 10/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" objetiva consolidar um grupo de trabalho permanente com professores das escolas de educação básica e da Universidade, tendo como eixo articulador a perspectiva de acesso à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). O PAVE, programa seriado de seleção para o ingresso na UFPel, concentra 20% das vagas para o acesso à Instituição, sendo 90% dessas para escolas públicas de Ensino Médio. Esse Projeto busca mobilizar estudantes da UFPel para o estudo de textos sobre o acesso ao Ensino Superior, em suas múltiplas dimensões - institucionais, sociais, educativas, entre outras. Complementarmente, objetiva a aproximação com os estudantes de Ensino Médio das escolas de Pelotas e região, como forma de reconstituir empiricamente suas trajetórias e apresentar a Universidade como possibilidade de experiências futuras para esses jovens.

Objetivo Geral

O Projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" tem como objetivo atuar junto as Escolas de Educação Básica de Pelotas e região, especialmente as públicas de Ensino Médio, tendo em vista a perspectiva de estudar o acesso à Universidade e mostrar aos estudantes do Ensino Médio que é possível acessar à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar.

Justificativa

O PAVE-UFPel se constitui num processo seletivo seriado de acesso à UFPel, que responde por 20% das vagas anuais de ingresso no ensino de graduação, sendo 90% dessas destinadas aos estudantes das escolas públicas.

O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.

Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.

Metodologia

O projeto contará com duas ações permanentes:
- estudo de pesquisas sobre o acesso ao Ensino Superior;
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e de curso da Universidade, com vista à reconstituição de trajetórias de estudantes dessa etapa de ensino, de modo a qualificar as estratégias de trânsito dessa etapa para a Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os resultados esperados, buscamos:
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO BEDAQUE BARBOSA
EDUARDO BUGONI
EMILENI TESSMER2
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING11
Isabelly Felipe Marques
JULIA WICKBOLDT STARK2
LAIS BASSO7
LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA7
MARCIO JOSE PEREIRA MARTINS6
Shelen dos Reis da Silva

Página gerada em 19/04/2024 03:18:51 (consulta levou 0.187410s)