Nome do Projeto
PROJETO DE PERMANÊNCIA E QUALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 12/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar que compreende o uso de organismos vivos para desenvolvimento de produtos e processos aplicados à saúde humana, animal e ambiental. O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas já possui mais de dez anos de existência, com o primeiro ingresso em agosto de 2008. Desde então, o curso passou por diversas atualizações visando a formação de recursos humanos qualificados, com comprometimento ético e pensamento crítico. A fim de manter as constantes melhorias que tem ocorrido nos últimos anos, esse projeto propõe uma série de ações que contribuirão para o acolhimento e bem-estar dos discentes no ambiente universitário, para a redução das taxas de retenção, reprovação e evasão do curso, e para a popularização desta área do conhecimento junto à sociedade. Salienta-se que, com o crescimento do curso de Graduação, os espaços disponíveis até então compartilhados com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia tornaram-se bastante limitados para atender às demandas de ambos os cursos. Assim, as ações aqui propostas, sejam no âmbito de ensino, pesquisa ou extensão, dependem amplamente de melhorias estruturais, visando a conquista de espaços constantemente requeridos pelos discentes, incluindo salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência que, por sua vez, permitam que a totalidade de alunos do curso seja atendida com qualidade.

Objetivo Geral

Promover ações e buscar soluções junto à gestão da UFPel para problemas de infra-estrutura, consideradas hoje as principais limitações do curso de Graduação em Biotecnologia, visando contribuir para melhorar indicadores acadêmicos do Curso, incluindo índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso, e buscando estimular a permanência dos alunos e a qualidade acadêmica do curso.

Justificativa

O presente projeto se justifica pela proposição de ações que visam melhorar a qualidade do curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFPel, promover o acolhimento e estimular a sensação de pertencimento dos alunos ao curso e à Instituição, reforçar práticas acadêmicas exitosas e sanar deficiências pedagógicas. Ainda, a importância dessas ações se justifica pelo crescimento do curso de Graduação em Biotecnologia nos últimos 15 anos, inviabilizando o compartilhamento de espaços com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na mesma proporção e com a mesma qualidade existente no período em que o curso foi criado, em 2008. Assim, espera-se contribuir para redução dos índices de reprovação, evasão e abandono, bem como promover a popularização do conhecimento acerca desta área do conhecimento, contribuindo para manutenção do ingresso regular de discentes neste curso. Ainda, espera-se gerar dados para alimentar um sistema de indicadores educacionais do ensino superior que subsidiem a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel a propor políticas institucionais visando a resolução de índices desfavoráveis.

Metodologia

A metodologia envolverá o planejamento, a proposição e a divulgação de ações de ensino e de extensão, a fim de estimular o sentimento de pertencimento e identidade do discente com o curso e a profissão biotecnologista, por sua vez, impactando positivamente em indicadores acadêmicos como ingresso, retenção e evasão. Serão realizados também o monitoramento periódico destes indicadores bem como a coleta de feedback dos alunos a respeito das ações ofertadas, a fim de avaliar a efetividade das mesmas. Ainda, espera-se dialogar com os setores responsáveis na Universidade, buscando as melhorias estruturais já relatadas e amplamente necessárias para a conquista por espaços que permitam atender as demandas dos discentes do curso com qualidade.

Indicadores, Metas e Resultados

• Melhoria dos índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso no curso
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE NORONHA DE MELO
BEATRIZ CAMPOS DA MOTTA SANTOS
BEATRIZ OSWALD RUTZ
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI
CHARISMA PRIETTO DE MEDEIROS ALLES
CHRYSTIAN NUNES GONCALVES
CRISTIAN HENRIQUE SOTT
EDUARDO GRUTZMANN FURTADO
EMILLY DA SILVA GONCALVES
FABIANA KOMMLING SEIXAS2
FERNANDA KANAAN DE AZAMBUJA
FREDERICO SCHMITT KREMER4
GABRIEL LISTON DE MENEK
GIOVANA GIAMPAOLI FERREIRA
GIULLIA CHIATTONE CORVELLO DE FREITAS FERREIRA ALVES
GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES
GUSTAVO DOS SANTOS HARTLEBEN
ISABELA ORTIZ DE TUNES RAMOS
ISADORA COSENZA VIEIRA DA SILVA
JESSICA CAMILE STONE MOREIRA
JULIA CAROLINA CARDOZO CORREA
João Pedro Gomes Greco
KATIELEN MOTA DA SILVA
LAURA DIAS DA SILVA RIBEIRO
LEONARDO WERNER
LETICIA FIGUEIREDO MOURA
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS
LUCIANA BICCA DODE2
LUCIANO DA SILVA PINTO2
MARCELO ROSADO FURTADO
MARIA EDUARDA EHLERT
MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO
MARIANA HÄRTER REMIÃO7
MARIANA PEREIRA E SILVA
MARTA GONCALVES AMARAL2
NATALI LIMA DIAS
NATALIA KOMMLING VILELA
NATALIA SILVA PERES
NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA
PATRÍCIA SILVA DIAZ4
PEDRO PINTO DAVILA
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON4
RODRIGO ALBERTHO ALMEIDA WEDY
SARAH KALLI SILVA DA SILVA
SELENE HENSE LILGE
STELLA JULLI FARIAS CARDOZO
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN7
THAISSA AVILA FEIJO
VALENTINA GESSINGER FERREIRA
VANESSA GALLI4
VINICIUS FLORES DE SOUZA
VITOR BARCELOS CHAGAS
WELINGTON MATEUS PINTO DE MORAES

Página gerada em 18/09/2024 12:39:25 (consulta levou 0.272914s)