Nome do Projeto
PROJETO DE PERMANÊNCIA E QUALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 12/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar que compreende o uso de organismos vivos para desenvolvimento de produtos e processos aplicados à saúde humana, animal e ambiental. O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas já possui mais de dez anos de existência, com o primeiro ingresso em agosto de 2008. Desde então, o curso passou por diversas atualizações visando a formação de recursos humanos qualificados, com comprometimento ético e pensamento crítico. A fim de manter as constantes melhorias que tem ocorrido nos últimos anos, esse projeto propõe uma série de ações que contribuirão para o acolhimento e bem-estar dos discentes no ambiente universitário, para a redução das taxas de retenção, reprovação e evasão do curso, e para a popularização desta área do conhecimento junto à sociedade. Salienta-se que, com o crescimento do curso de Graduação, os espaços disponíveis até então compartilhados com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia tornaram-se bastante limitados para atender às demandas de ambos os cursos. Assim, as ações aqui propostas, sejam no âmbito de ensino, pesquisa ou extensão, dependem amplamente de melhorias estruturais, visando a conquista de espaços constantemente requeridos pelos discentes, incluindo salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência que, por sua vez, permitam que a totalidade de alunos do curso seja atendida com qualidade.

Objetivo Geral

Promover ações e buscar soluções junto à gestão da UFPel para problemas de infra-estrutura, consideradas hoje as principais limitações do curso de Graduação em Biotecnologia, visando contribuir para melhorar indicadores acadêmicos do Curso, incluindo índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso, e buscando estimular a permanência dos alunos e a qualidade acadêmica do curso.

Justificativa

O presente projeto se justifica pela proposição de ações que visam melhorar a qualidade do curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFPel, promover o acolhimento e estimular a sensação de pertencimento dos alunos ao curso e à Instituição, reforçar práticas acadêmicas exitosas e sanar deficiências pedagógicas. Ainda, a importância dessas ações se justifica pelo crescimento do curso de Graduação em Biotecnologia nos últimos 15 anos, inviabilizando o compartilhamento de espaços com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na mesma proporção e com a mesma qualidade existente no período em que o curso foi criado, em 2008. Assim, espera-se contribuir para redução dos índices de reprovação, evasão e abandono, bem como promover a popularização do conhecimento acerca desta área do conhecimento, contribuindo para manutenção do ingresso regular de discentes neste curso. Ainda, espera-se gerar dados para alimentar um sistema de indicadores educacionais do ensino superior que subsidiem a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel a propor políticas institucionais visando a resolução de índices desfavoráveis.

Metodologia

A metodologia envolverá o planejamento, a proposição e a divulgação de ações de ensino e de extensão, a fim de estimular o sentimento de pertencimento e identidade do discente com o curso e a profissão biotecnologista, por sua vez, impactando positivamente em indicadores acadêmicos como ingresso, retenção e evasão. Serão realizados também o monitoramento periódico destes indicadores bem como a coleta de feedback dos alunos a respeito das ações ofertadas, a fim de avaliar a efetividade das mesmas. Ainda, espera-se dialogar com os setores responsáveis na Universidade, buscando as melhorias estruturais já relatadas e amplamente necessárias para a conquista por espaços que permitam atender as demandas dos discentes do curso com qualidade.

Indicadores, Metas e Resultados

• Melhoria dos índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso no curso
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico

Página gerada em 08/12/2023 23:18:35 (consulta levou 0.184732s)