Nome do Projeto
PROJETO DE PERMANÊNCIA E QUALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 12/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar que compreende o uso de organismos vivos para desenvolvimento de produtos e processos aplicados à saúde humana, animal e ambiental. O Curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas já possui mais de dez anos de existência, com o primeiro ingresso em agosto de 2008. Desde então, o curso passou por diversas atualizações visando a formação de recursos humanos qualificados, com comprometimento ético e pensamento crítico. A fim de manter as constantes melhorias que tem ocorrido nos últimos anos, esse projeto propõe uma série de ações que contribuirão para o acolhimento e bem-estar dos discentes no ambiente universitário, para a redução das taxas de retenção, reprovação e evasão do curso, e para a popularização desta área do conhecimento junto à sociedade. Salienta-se que, com o crescimento do curso de Graduação, os espaços disponíveis até então compartilhados com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia tornaram-se bastante limitados para atender às demandas de ambos os cursos. Assim, as ações aqui propostas, sejam no âmbito de ensino, pesquisa ou extensão, dependem amplamente de melhorias estruturais, visando a conquista de espaços constantemente requeridos pelos discentes, incluindo salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência que, por sua vez, permitam que a totalidade de alunos do curso seja atendida com qualidade.
Objetivo Geral
Promover ações e buscar soluções junto à gestão da UFPel para problemas de infra-estrutura, consideradas hoje as principais limitações do curso de Graduação em Biotecnologia, visando contribuir para melhorar indicadores acadêmicos do Curso, incluindo índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso, e buscando estimular a permanência dos alunos e a qualidade acadêmica do curso.
Justificativa
O presente projeto se justifica pela proposição de ações que visam melhorar a qualidade do curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFPel, promover o acolhimento e estimular a sensação de pertencimento dos alunos ao curso e à Instituição, reforçar práticas acadêmicas exitosas e sanar deficiências pedagógicas. Ainda, a importância dessas ações se justifica pelo crescimento do curso de Graduação em Biotecnologia nos últimos 15 anos, inviabilizando o compartilhamento de espaços com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na mesma proporção e com a mesma qualidade existente no período em que o curso foi criado, em 2008. Assim, espera-se contribuir para redução dos índices de reprovação, evasão e abandono, bem como promover a popularização do conhecimento acerca desta área do conhecimento, contribuindo para manutenção do ingresso regular de discentes neste curso. Ainda, espera-se gerar dados para alimentar um sistema de indicadores educacionais do ensino superior que subsidiem a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel a propor políticas institucionais visando a resolução de índices desfavoráveis.
Metodologia
A metodologia envolverá o planejamento, a proposição e a divulgação de ações de ensino e de extensão, a fim de estimular o sentimento de pertencimento e identidade do discente com o curso e a profissão biotecnologista, por sua vez, impactando positivamente em indicadores acadêmicos como ingresso, retenção e evasão. Serão realizados também o monitoramento periódico destes indicadores bem como a coleta de feedback dos alunos a respeito das ações ofertadas, a fim de avaliar a efetividade das mesmas. Ainda, espera-se dialogar com os setores responsáveis na Universidade, buscando as melhorias estruturais já relatadas e amplamente necessárias para a conquista por espaços que permitam atender as demandas dos discentes do curso com qualidade.
Indicadores, Metas e Resultados
• Melhoria dos índices de retenção, reprovação, evasão e ingresso no curso
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico
• Inserção de alunos em projetos com ênfase em ensino, pesquisa e extensão
• Estímulo do sentimento de pertencimento do aluno dentro do curso e identidade com a profissão
• Divulgação científica e aproximação da Biotecnologia da comunidade
• Conquista de espaços que incluem salas de ensino, laboratórios de aulas práticas, laboratório de bioinformática e espaços de convivência, primordiais para a permanência do aluno no curso
• Fortalecimento de habilidades discentes, como comunicação, autonomia e pensamento científico
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARIANE NORONHA DE MELO | |||
BEATRIZ CAMPOS DA MOTTA SANTOS | |||
BEATRIZ OSWALD RUTZ | |||
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI | |||
CHARISMA PRIETTO DE MEDEIROS ALLES | |||
CHRYSTIAN NUNES GONCALVES | |||
CRISTIAN HENRIQUE SOTT | |||
EDUARDO GRUTZMANN FURTADO | |||
EMILLY DA SILVA GONCALVES | |||
FABIANA KOMMLING SEIXAS | 2 | ||
FERNANDA KANAAN DE AZAMBUJA | |||
FLAVIA BARTZ NUNES | |||
FREDERICO SCHMITT KREMER | 4 | ||
GABRIEL INTINI BONILHA | |||
GABRIEL LISTON DE MENEK | |||
GIOVANA GIAMPAOLI FERREIRA | |||
GIULLIA CHIATTONE CORVELLO DE FREITAS FERREIRA ALVES | |||
GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES | |||
GUSTAVO DOS SANTOS HARTLEBEN | |||
ISABELA ORTIZ DE TUNES RAMOS | |||
ISADORA COSENZA VIEIRA DA SILVA | |||
JESSICA CAMILE STONE MOREIRA | |||
JULIA CAROLINA CARDOZO CORREA | |||
João Pedro Gomes Greco | |||
KATIELEN MOTA DA SILVA | |||
LAURA DIAS DA SILVA RIBEIRO | |||
LEONARDO WERNER | |||
LETICIA FIGUEIREDO MOURA | |||
LIANDRA SCHERER SCHMEGEL | |||
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS | |||
LUCIANA BICCA DODE | 2 | ||
LUCIANO DA SILVA PINTO | 2 | ||
MARCELO ROSADO FURTADO | |||
MARIA EDUARDA EHLERT | |||
MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO | |||
MARIANA HÄRTER REMIÃO | 7 | ||
MARIANA PEREIRA E SILVA | |||
MARTA GONCALVES AMARAL | 2 | ||
NATALI LIMA DIAS | |||
NATALIA KOMMLING VILELA | |||
NATALIA SILVA PERES | |||
NATASHA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
PATRÍCIA SILVA DIAZ | 4 | ||
PEDRO PINTO DAVILA | |||
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 4 | ||
RODRIGO ALBERTHO ALMEIDA WEDY | |||
SARAH KALLI SILVA DA SILVA | |||
SELENE HENSE LILGE | |||
STELLA JULLI FARIAS CARDOZO | |||
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN | 7 | ||
THAISSA AVILA FEIJO | |||
VALENTINA GESSINGER FERREIRA | |||
VANESSA GALLI | 4 | ||
VINICIUS FLORES DE SOUZA | |||
VITOR BARCELOS CHAGAS | |||
WELINGTON MATEUS PINTO DE MORAES |