Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/07/2023 - 13/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Desde 2016 os indicadores acadêmicos do Curso de Engenharia Hídrica vêm indicando um declínio, tanto da procura pelo curso (indica pelo decrescente número de ingressantes), quanto da permanência dos alunos até o fim do Curso. O objetivo geral é a reversão dos indicadores acadêmicos que atualmente são desfavoráveis. Aumentar o engajamento dos alunos e o sentimento de pertencimento ao Curso, bem como, envolvê-los mais nas atividades de pesquisa, ensino e extensão que são realizadas nos laboratórios do Curso.

Objetivo Geral

O objetivo geral é a reversão dos indicadores acadêmicos que atualmente são desfavoráveis. Aumentar o engajamento dos alunos e o sentimento de pertencimento ao Curso, bem como, envolvê-los mais nas atividades de pesquisa, ensino e extensão que são realizadas nos laboratórios do Curso.

Justificativa

Desde 2016 os indicadores acadêmicos do Curso de Engenharia Hídrica vêm indicando um declínio, tanto da procura pelo curso (indica pelo decrescente número de ingressantes), quanto da permanência dos alunos até o fim do Curso. Vários são os fatores que podem explicar este cenário. No entanto, no que tange aos docentes do Curso, é imperativo que haja ações que visem não só o ensino de qualidade, como também, a participação direta dos alunos em atividades da naturezas diferentes (ensino, pesquisa e extensão) de modo a proporcionar experiências acadêmicas que motivem os alunos e despertem o interesse pelas diferentes áreas do conhecimento e suas aplicações no mundo real.

Metodologia

Durante o período do Projeto serão propostas um conjunto de ações de natureza de ensino e extensão que serão coordenadas pelos docentes do curso e com envolvimento direto dos alunos. Mini-cursos, Eventos e Grupo de estudos são alguns exemplos de atividades a serem desenvolvidas. Pretende-se também envolver os grupos do Diretório Acadêmico dos alunos, Empresa Jr., e o PET da Engenharia Hídrica para planejar e executar as ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Aumento de alunos matriculados pelo PAVE
Aumento de alunos matriculados geral.
Redução da taxa de evasão.
Aumento do número de projetos de ensino e extensão do curso.
Aumento na proporção de formandos/ingressantes.

Página gerada em 28/04/2024 08:01:54 (consulta levou 0.251298s)