Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 5ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido. A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e ocasionar a evasão desse acadêmico. Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial. Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm, possivelmente, mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes de 2023. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer 5ª edição da Acolhida Matemática (Noturno) como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante uma semana antes do início do semestre letivo, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.

Objetivo Geral

Acolher presencialmente os alunos ingressantes, em 2023, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.

Justificativa

Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.

Metodologia

Será realizada ampla divulgação via redes sociais e enviado convite, via email, aos ingressantes do período letivo de 2023/1 para participação da Semana de Acolhimento aos Bixos 2023.
Para a recepção dos Bixos 2023 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM. Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2023, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.

Indicadores, Metas e Resultados

Acreditamos que a troca de experiências, o acolhimento e informações acadêmicas no ingresso do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON DUARTE LEITE
ALLANNA PEREIRA CASTRO
ANA ROBERTA DA SILVA WIEGAND
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE20
Alessandra Porto Ávila
CLARISSA FELIX TAVARES
CRISTIAM GONCALVES RIBEIRO
Cláudio José Braga de Bittencourt
EDIANE SIEVERS ACUNHA20
EDUARDA HARTWIG CENTENO
ELENA PIRES PEREIRA
ERIC CARRARD FERREIRA
Ellen Shaiane Treichel Muller
GISELE GARCIA DAMASCENO
GUILHERME DA SILVA MONTENEGRO
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA
JESSICA DA ROSA DOS ANJOS
José Fernando Ugoski Silveira
LEONARDO CORREA SABBADO
LUANA DA ROCHA FARIAS
LUCIANA CHIMENDES CABRERA20
LUISMAR DE FREITAS GARCIA
Lavínia Borges Cardoso
MARCOS VINICIUS DE LIMA NUNES
MARIA INEZ FIGUEIREDO FIGAS MACHADO20
MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
MIGUEL JORGE WEBER
NARA LYZ MACIEL DUTRA
NATALIA JOSIELE LOPES DA ROSA
NATHALY ALVES PICANCO
NELITIANE SOARES DOS SANTOS
NURIAN ALVES NUNES
OTTO GERMANO BLANK
PAOLA ALVES BARBOSA
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL22
Pablo de Alencar Ness Satte Alam
RAUL DOMINGOS NUNES DIAS
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos20
SAMIRA TRESCASTRO SAALFELD
SERGIO LUIZ PIEROBOM
Simone Macedo Poerner
VANESSA SILVA DA LUZ
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA
WILLIAM PORTO RODRIGUES

Página gerada em 24/04/2024 21:00:31 (consulta levou 0.405078s)