Nome do Projeto
Núcleo de tradução do CLC (NUTRA)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/04/2017 - 22/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Trabalho
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Núcleo de concentração de acolhimento de atividades de tradução através de parcerias entre empresas, editoras e instituições que ofereçam demandas de material bibliográfico e outros produtos que requeiram a prática tradutória. Constitui-se como projeto sem fins lucrativos, o que não impede a exigência de contrapartidas nos acordos, quando necessário. A função principal do NUTRA é estimular e formalizar parcerias, convênios e acordos de cooperação cultural com entidades públicas e privadas que propiciem a prática profissional de estudantes de tradução, sob supervisão dos professores orientadores Nesta relação, também se encontram pessoas físicas que desejem estabelecer acordo de cooperação para atuar em atividades culturais promovidas pelo Núcleo e por projetos a ele vinculados.

Objetivo Geral

Estabelecer e formalizar parcerias, convênios e acordos de cooperação cultural com entidades públicas e privadas que propiciem a prática profissional de estudantes de tradução, sob supervisão dos professores orientadores e estimular pessoas físicas que desejem estabelecer parceria para atuar em atividades culturais promovidas pelo Núcleo e por projetos a ele vinculados.

Justificativa

A necessidade constante do exercício da prática tradutória como experiência profissional e formação integral dos estudantes de Bacharelado em Tradução incita a busca de instituições públicas e privadas que propiciem a relação entre teoria e prática, essencial para a formação acadêmica. Para isso, é necessário que haja um núcleo que se encarregue de suprir essa demanda dos Cursos de Bacharelado em Tradução, através de acordos de cooperação cultural, convênios e/ou parcerias com entidades que requerem essa atividade. Além disso, o incentivo ao voluntariado e a ações participativas em benefício à comunidades com diferentes carências, pode motivar e produzir a consciência da necessidade da responsabilidade social e da possibilidade do uso do conhecimento formal acadêmico em ações afirmativas de qualquer natureza.
Desta forma, constitui-se o Núcleo de Tradução como uma unidade de integração de acordos, convênios e parcerias em prol da formação integral dos estudantes dos Cursos de Bacharelado em Letras Tradução do CLC.

Metodologia

Entre as atividades do Núcleo, estão:

- Realização de prospecção de instituições e entidades, públicas e/ou privadas, grupos ou indivíduos que exercem atividades afins com a formação acadêmica integral dos estudantes, para estabelecimento de acordos, convênios e parcerias.
- Formalização os acordos, convênios e parcerias, indicando o tipo de trabalho proposto e estabelecendo limites de atuação sobre as atividades de estudantes e professores, do calendário acadêmico e de carga horária e o respeito aos direitos autorais, tanto dos autores do texto original, como dos tradutores.
- Manutenção de arquivos com materiais bibliográficos e limitar o acesso, de forma a conservar o sigilo e impedir a divulgação de material com direitos autorais, sem autorização.
- Divulgação, promoção e fomento de eventos em diferentes modalidades midiáticas para estimular atividades culturais vinculadas aos trabalhos de tradução e o voluntarismo dos estudantes em instituições que representem comunidades com algum tipo de carência social.
- Promover, divulgar e fomentar projetos vinculados ao NUTRA em diferentes modalidades midiáticas para dar visibilidade ao Curso e estimular a participação de estudantes e professores dos cursos.
- Acompanhamento

Indicadores, Metas e Resultados

A proposta deve envolver estudantes de tradução do CLC desde o primeiro semestre, de modo que os estudantes encontrem um norte para sua futura atuação profissional. Espera-se, desta forma, diminuir a evasão dos estudantes e estimulá-los à participação em Projetos e Programas de Extensão na UFPel. Outra expectativa sobre o relacionamento entre parceiros, docentes e discentes é o aumento da produção acadêmica e, por conseguinte, a constituição, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do currículo acadêmico e profissional dos envolvidos. Ademais, almeja-se o reconhecimento do NUTRA, por sua atuação, como organismo respeitável e indispensável para os Cursos, para o CLC e para a UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA CRISTIANE KAHMANN5
BRUNO BORGES DE FREITAS
BYATRIZ DE OLIVEIRA GONZALES
DANIELE DA SILVA PROENÇA
JONAS FERNANDO MARTINS SANTOS
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO8
LUÍS FELIPE FREITAS BECKER
MARISA HELENA DEGASPERI8
MONIKA PAPESCU
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES
SANMI GUIMARÃES DE SOUZA
WELLINGTON FERREIRA DOS ANJOS

Página gerada em 02/07/2022 14:21:13 (consulta levou 0.078111s)