Nome do Projeto
Eventos Gastronômicos na prática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/05/2023 - 09/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
O projeto Eventos Gastronômicos na prática visa atender a uma grande demanda de pedidos de eventos que possam ser agregados como ações extensionistas, sem interferência nas aulas do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Tem como objetivo coordenar e organizar as demandas recebidas, elencando as que fizerem mais sentido de serem executadas no decorrer dos semestres. Através das ações, os acadêmicos poderão aplicar as diversas habilidades práticas aprendidas, além de toda interação social, proporcionado à comunidade uma experiência gastronômica variada.

Objetivo Geral

O projeto Eventos Gastronômicos na prática tem o objetivo de coordenar e organizar ações extensionistas juntamente com os acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPel, através de atividades práticas na elaboração de produtos e serviços divulgando o curso para a comunidade interna e externa da UFPel.

Justificativa

O curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPel foi criado em 2010 e desde então, têm recebido diversas demandas para a realização de eventos, coquetéis de inaugurações, coffee break de semanas acadêmicas e até mesmo eventos organizados pela Reitoria e outros órgãos institucionais da UFPel. Considerando a necessidade de inclusão de atividades de extensão nos cursos de graduação, percebemos que existem diversas formas de se trabalhar a gastronomia dentro e fora da sala de aula. Os eventos gastronômicos são importantes por integrar a teoria vivenciada dentro da sala de aula através de disciplinas de planejamento, gestão, marketing, com disciplinas práticas como técnicas de base, panificação, confeitaria, cozinhas internacionais, boas práticas, entre outras. Além disso, o curso tem passado por situações de falta de verba para a aquisição de insumos para as aulas práticas, compra de materiais de consumo, manutenção e aquisição de utensílios e equipamentos e a proposta deste projeto pode ajudar a dar apoio no andamento das aulas práticas.

Metodologia

Primeiramente os alunos e professores do curso serão convidados a conhecerem a proposta do projeto e os interessados serão convidados a participarem de uma reunião inicial. Como a carga horária do curso é bastante intensa, será preciso estabelecer critérios para a aceitação ou não das propostas recebidas, além de organizar o uso dos laboratórios e horários para não sobrecarregar os docentes e discentes que participarão das ações do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores se darão pelas ações de extensão recebidas e desenvolvidas conforme a demanda. As metas serão estabelecidas conforme o andamento do semestre letivo e o apoio de professores e alunos nas ações propostas. Como resultados, espera-se agregar conhecimento prático e de vivência interpessoal ao aprendizado dos alunos através da atuação em diversos setores da gastronomia, além de divulgar o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia para a comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
ANA CAROLINA LUCHE ATHAIDE VAZ
ANA CAROLINA TAVARES LEITE SILVEIRA
ANA LUIZA RODRIGUES CORREA TAVARES
ANGELA GALVAN DE LIMA4
BIANCA SCHULZ FEHLBERG
CAIO MANKE NACHTIGALL
CAMILE VITORIA GONCALVES MACHADO
CAROLINE MARQUES JORGE
CATHARINA SCHIDA
CHEILA MOREIRA FARIAS
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI1
EDUARDO BARBIERI DORNELLES
GABRIEL DOS SANTOS DA SILVA
GABRIELA DA ROSA PETZINGER
GABRIELLE DA ROSA CORREA
GIOVANNA DA SILVA SIGALES
GUIMELL DA SILVA SCHEUNEMANN
HELENA FARIAS MATTOS
HIAGO JORGE SILVA
INGRID DE SOUZA CUIMBRA
ISADORA MORAIS LOPES
JOAO MANOEL PEDROSO SANTOS
JOAO VICTOR RIBEIRO NEVES
JULIA DA SILVA BORGES
JULIA SOARES ALVES
LUCAS ALEXANDRE ALVES VIEIRA
MAGNO EISFELD BOANOVA
NEDILANDY SILVEIRA CLEFF
PEDRO LUCAS PORTES SOARES
RAELE SIEFERT COIMBRA
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA
RODRIGO DA SILVEIRA LEITZKE
SARA POLI TESCH
SERGIO DIAS TORRES
SOFIA LIRA DE OLIVEIRA
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA2
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO
VITORIA VAZ DE BORBA

Página gerada em 29/03/2024 04:04:19 (consulta levou 0.177455s)