Nome do Projeto
PROGRAMA GRAU (GRUPO ACESSIBILIDADE UNIVERSAL)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/04/2017 - 22/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Desenvolvimento de ações afirmativas por grupos organizados em atividades (traduções, cursos, eventos, publicações, etc.) que promovam e proporcionem a valorização humana, a acessibilidade universal para inclusão de pessoas com deficiência ou desfavorecidas socialmente, com a utilização de conhecimentos da comunidade acadêmica adquiridos em sua formação, prioritariamente a partir de trabalhos de tradução, em suas diferentes modalidades (tradução direta, inversa, audiovisual, etc.).
Objetivo Geral
Promover ações afirmativas para a inclusão social através da valorização humana e a acessibilidade universal, prioritariamente a partir de trabalhos de tradução, em suas diferentes modalidades (tradução direta, inversa, audiovisual, etc.), com a utilização de conhecimentos da comunidade acadêmica e de outros atores sociais, adquiridos em sua formação e converter essas ações em atividades multidisciplinares.
Justificativa
A formação integral dos estudantes universitários supõe a formação profissional integrada à formação humanística. A formação humanística, por sua vez, em Instituições de Ensino, neste caso, de Formação Superior, deve considerar a interação dos sujeitos com a comunidade externa, o que corresponde aos Programas e Projetos de Extensão Universitária. A tradução é uma atividade que, a princípio, tem essência técnica formal, que se restringe à interação homem-máquina e, por essa característica, parece corroborar com a ideia do tradutor como um sujeito que trabalha isolado, sem interação com a comunidade externa. Entretanto, o tradutor pode ser um ator social de relevância, quando entende que sua atuação pode favorecer grupos sociais com diferentes desvantagens sociais, através de trabalhos que lhes favoreçam a inclusão social. Essa é uma intervenção importante que pode ser propiciada em grupos de trabalho que envolvam diferentes áreas de conhecimento e essa integração pode proporcionar diversos benefício, para todos os participantes do grupo. Entre eles, podem-se citar, para os estudantes, além da prática profissional, propriamente dita: o incremento intelectual, na interação com diferentes conhecimentos e sua possibilidade de vínculos; o conhecimento da realidade de outros grupos sociais; o estímulo ao espírito cooperativo; a satisfação do retorno dos beneficiários; o reforço da auto-estima, ao perceber-se útil e parte de um grupo; as relações sociais com instituições onde poderá atuar profissionalmente, no futuro; o aperfeiçoamento curricular, etc. Para os beneficiários, a valorização como ser social, através de atividades culturais acessíveis e inclusivas, contribui para a qualidade de vida dos indivíduos e, consequentemente, da sociedade.
A UFPel, como Instituição de Ensino Superior, tem como dever social estabelecer políticas públicas de acessibilidade e inclusão para a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa, como forma de retribuir à sociedade os investimentos recebidos para sua manutenção. Ações afirmativas que partem da comunidade acadêmica, apoiadas pela instituição, através de seus departamentos, são atividades substanciais para a excelência da UFPel e torna visível para a sociedade sua atuação e intervenção nos problemas sociais.
Sendo assim, o Programa GRAU se constitui um Programa de Extensão Universitária que contribui, sobremaneira, com as atividades essenciais do meio acadêmico que estabelece relações entre comunidade acadêmica e comunidade externa, satisfazendo alguns dos objetivos da UFPel, como Instituição de Ensino Superior engajada nas práticas de políticas públicas de acessibilidade e inclusão universais.
A UFPel, como Instituição de Ensino Superior, tem como dever social estabelecer políticas públicas de acessibilidade e inclusão para a comunidade acadêmica e também para a comunidade externa, como forma de retribuir à sociedade os investimentos recebidos para sua manutenção. Ações afirmativas que partem da comunidade acadêmica, apoiadas pela instituição, através de seus departamentos, são atividades substanciais para a excelência da UFPel e torna visível para a sociedade sua atuação e intervenção nos problemas sociais.
Sendo assim, o Programa GRAU se constitui um Programa de Extensão Universitária que contribui, sobremaneira, com as atividades essenciais do meio acadêmico que estabelece relações entre comunidade acadêmica e comunidade externa, satisfazendo alguns dos objetivos da UFPel, como Instituição de Ensino Superior engajada nas práticas de políticas públicas de acessibilidade e inclusão universais.
Metodologia
As ações propostas pelo Programa GRAU envolvem:
- Vínculo com os parceiros do Núcleo de Tradução do CLC, na realização de atividades de acessibilidade e inclusão;
- Execução de trabalhos de traduções diretas, indiretas, audiovisuais, revisões de traduções, transcrições para traduções, entre outras atividades da área de tradução, gratuitas, para parceiros do NUTRA, com a contrapartida necessária para sua ativa participação em atividades do Programa.
- Execução de trabalhos de áudio-descrição (tradução audiovisual intersemiótica), dentro das condições necessárias, em eventos do Programa e, dentro das possibilidades e com as condições necessárias, em eventos da UFPel.
- Busca de recursos financeiros e materiais para a prática de acessibilidade e inclusão dentro e fora da UFPel.
- Promoção da acessibilidade e da inclusão social dentro e fora da Universidade, através da proposição de eventos acadêmicos, projetos, cursos de formação, atividades de inclusão social e atividades culturais com acessibilidade universal, etc.
- Fomento da participação de atores da comunidade acadêmica da UFPel e de outras instituições em atividades e projetos do Programa e de outros projetos afins;
- Divulgação de/ e estímulo à participação em eventos locais, regionais, nacionais, internacionais de acessibilidade e de inclusão para os participantes do grupo e para as comunidades acadêmica e externa.
- Estímulo à participação de integrantes do Programa em comissões e grupos de estudos sobre acessibilidade e inclusão.
- Participação dos integrantes do Programa em outras atividades, não acadêmicas, que possam contribuir para sua tendência ao voluntariado e, consequentemente, com sua formação integral, na participação cidadã.
- Vínculo com os parceiros do Núcleo de Tradução do CLC, na realização de atividades de acessibilidade e inclusão;
- Execução de trabalhos de traduções diretas, indiretas, audiovisuais, revisões de traduções, transcrições para traduções, entre outras atividades da área de tradução, gratuitas, para parceiros do NUTRA, com a contrapartida necessária para sua ativa participação em atividades do Programa.
- Execução de trabalhos de áudio-descrição (tradução audiovisual intersemiótica), dentro das condições necessárias, em eventos do Programa e, dentro das possibilidades e com as condições necessárias, em eventos da UFPel.
- Busca de recursos financeiros e materiais para a prática de acessibilidade e inclusão dentro e fora da UFPel.
- Promoção da acessibilidade e da inclusão social dentro e fora da Universidade, através da proposição de eventos acadêmicos, projetos, cursos de formação, atividades de inclusão social e atividades culturais com acessibilidade universal, etc.
- Fomento da participação de atores da comunidade acadêmica da UFPel e de outras instituições em atividades e projetos do Programa e de outros projetos afins;
- Divulgação de/ e estímulo à participação em eventos locais, regionais, nacionais, internacionais de acessibilidade e de inclusão para os participantes do grupo e para as comunidades acadêmica e externa.
- Estímulo à participação de integrantes do Programa em comissões e grupos de estudos sobre acessibilidade e inclusão.
- Participação dos integrantes do Programa em outras atividades, não acadêmicas, que possam contribuir para sua tendência ao voluntariado e, consequentemente, com sua formação integral, na participação cidadã.
Indicadores, Metas e Resultados
A principal meta do Programa é a integração/interação dos estudantes com grupos sociais em desvantagem social, por motivo de deficiência física, mental ou socialmente vulnerável e atuação do grupo integrante do Programa na intervenção social, através de atividades culturais que promovam a valorização à vida, aos indivíduos e ao conhecimento transformador.
Outra meta, não menos importante, é o apoio, reconhecimento e a valorização do Programa GRAU na UFPel, pelos diferentes atores da comunidade acadêmica, através da participação e do investimento material para que as atividades sejam realizadas e a meta principal possa ser efetivada.
O resultado esperado é a efetiva atuação e a aquisição de percepção e consciência da importância do uso do conhecimento formal e da pró-atividade dos integrantes e dos participantes, na transformação social, no entorno da Universidade e na comunidade, em geral. Esse resultado deverá ser propiciado pelas atividades realizadas pelo Programa.
Outra meta, não menos importante, é o apoio, reconhecimento e a valorização do Programa GRAU na UFPel, pelos diferentes atores da comunidade acadêmica, através da participação e do investimento material para que as atividades sejam realizadas e a meta principal possa ser efetivada.
O resultado esperado é a efetiva atuação e a aquisição de percepção e consciência da importância do uso do conhecimento formal e da pró-atividade dos integrantes e dos participantes, na transformação social, no entorno da Universidade e na comunidade, em geral. Esse resultado deverá ser propiciado pelas atividades realizadas pelo Programa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | |||
BRUNO BORGES DE FREITAS | |||
BYATRIZ DE OLIVEIRA GONZALES | |||
CARINA WACHHOLZ NEVES | |||
DANIELE DA SILVA PROENÇA | |||
DESIRÉE NOBRE SALASAR | |||
FERNANDA CAROLINE SILVEIRA PERETTA | |||
Fernando de Paula Zamboni | |||
Francisco Muenzer Soares | |||
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO | 7 | ||
Jackelline Leite Silveira | |||
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | |||
LUÍS FELIPE FREITAS BECKER | |||
MARISA HELENA DEGASPERI | 8 | ||
MÍRIAN PEREIRA BOHRER | 2 | ||
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES | |||
Rosália Lopes Pinheiro | |||
SANMI GUIMARÃES DE SOUZA | |||
TIAGO SALVADOR BORGES | |||
VITÓRIA TASSARA COSTA SILVA |