Nome do Projeto
Website do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) - UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/05/2023 - 18/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O presente projeto tem por objetivo a construção, manutenção e atualização de um site do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Esse site tem por finalidade a divulgação de eventos, atividades, e o compartilhamento de informações pertinentes ao campo da História da Educação. A criação e a manutenção deste ambiente virtual possibilita que os acervos e conhecimentos construídos juntos ao CEIHE sejam partilhados publicamente com a comunidade social e acadêmica interessada na História da Educação.
Objetivo Geral
Constituir, manter e atualizar um ambiente virtual do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da FAE/UFPEL destinado a comunicar ações e compartilhar dados e arquivos.
Justificativa
O Centro de Estudos e Investigações em História da Educação, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, foi criado em 2002. Sua concepção em grande parte esteve norteada pelos debates e abordagens do campo da História da Educação, em que despontaram temas como: história das instituições escolares, cultura escolar, cultura material escolar, impressos estudantis, manuais escolares, cartilhas, memórias de professores.
Sobre a organização e estrutura funcional, o centro subdivide-se em dois setores. Suas atividades são relativamente diferenciadas, contudo interligadas: um centro de pesquisa e um centro de documentação.
Em relação ao centro de pesquisas, os objetivos do CEIHE estão, primordialmente, associados à fomentação de pesquisas historiográficas na Educação. Enquanto centro de documentação, o CEIHE/CEDOC tem procurado criar mecanismos de preservação da memória da História da Educação protegendo diferentes tipos de materiais e constituindo acervos documentais temáticos. Outra importante atividade desenvolvida refere-se à preservação de materialidades pertinentes às rotinas e ao cotidiano escolar de outras épocas: carteiras escolares, mesas, lousas, lápis, canetas, palmatórias, cadernos escolares, manuais escolares; recolher e catalogar materiais doados por instituições ou pessoas; promover exposições e mostras sobre história da educação.
Acrescenta-se que, coordenado por professores da linha de pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPEL, o CEIHE, nos últimos anos, vem desenvolvendo inúmeros trabalhos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir com a expansão do nome desta Universidade. Considerando todos objetivos que o CEIHE tem se lançado nos últimos anos, as difíceis condições de acesso para a pesquisa no CEDOC e as experiências de trabalho acumuladas até então, torna-se pertinente a constituição e manutenção de um ambiente virtual que comunique e compartilhe publicamente as ações, informações, dados e arquivos produzidos ou pesquisados no e pelo CEIHE.
Sobre a organização e estrutura funcional, o centro subdivide-se em dois setores. Suas atividades são relativamente diferenciadas, contudo interligadas: um centro de pesquisa e um centro de documentação.
Em relação ao centro de pesquisas, os objetivos do CEIHE estão, primordialmente, associados à fomentação de pesquisas historiográficas na Educação. Enquanto centro de documentação, o CEIHE/CEDOC tem procurado criar mecanismos de preservação da memória da História da Educação protegendo diferentes tipos de materiais e constituindo acervos documentais temáticos. Outra importante atividade desenvolvida refere-se à preservação de materialidades pertinentes às rotinas e ao cotidiano escolar de outras épocas: carteiras escolares, mesas, lousas, lápis, canetas, palmatórias, cadernos escolares, manuais escolares; recolher e catalogar materiais doados por instituições ou pessoas; promover exposições e mostras sobre história da educação.
Acrescenta-se que, coordenado por professores da linha de pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPEL, o CEIHE, nos últimos anos, vem desenvolvendo inúmeros trabalhos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir com a expansão do nome desta Universidade. Considerando todos objetivos que o CEIHE tem se lançado nos últimos anos, as difíceis condições de acesso para a pesquisa no CEDOC e as experiências de trabalho acumuladas até então, torna-se pertinente a constituição e manutenção de um ambiente virtual que comunique e compartilhe publicamente as ações, informações, dados e arquivos produzidos ou pesquisados no e pelo CEIHE.
Metodologia
A criação do site do CEIHE visa não apenas a divulgar as atividades do Centro de Estudos e Investigações/UFPEL, mas também a interação e comunicação responsável do CEIHE com os usuários virtuais. Todas as postagens, textos e informações disponibilizadas na rede serão, anteriormente, construídas, lidas e discutidas no grupo de pesquisa, garantindo, assim, conteúdo confiável e de acordo com os objetivos do CEIHE.
Para tanto, o trabalho consistirá, basicamente, primeiro, na criação do ambiente virtual, notadamente um site, e, posteriormente, na sua manutenção. Todavia, a elaboração e provimento do site, deverá contar com um trabalho prévio de estruturação dos elementos e informações que o constituirão. Nesse caso, metodologicamente, cumpre destacar uma série de tarefas a serem desenvolvidas por uma equipe de colaboradores do CEIHE, com o apoio técnico de um servidor da Universidade e, com auxílio de possível bolsista, para fins de abastecimento da página eletrônica desenvolvida.
Para tanto, o trabalho consistirá, basicamente, primeiro, na criação do ambiente virtual, notadamente um site, e, posteriormente, na sua manutenção. Todavia, a elaboração e provimento do site, deverá contar com um trabalho prévio de estruturação dos elementos e informações que o constituirão. Nesse caso, metodologicamente, cumpre destacar uma série de tarefas a serem desenvolvidas por uma equipe de colaboradores do CEIHE, com o apoio técnico de um servidor da Universidade e, com auxílio de possível bolsista, para fins de abastecimento da página eletrônica desenvolvida.
Indicadores, Metas e Resultados
-Criação de arte, texto e imagem, para indicar e apresentar a equipe que constitui o CEIHE, bem como as suas pesquisa no campo da História da Educação;
- Elaboração de descrições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores vinculados ao CEIHE e apoiado pelos pesquisadores que fazem parte do centro;
- Criação de links de acesso às principais revistas científicas voltadas ao campo da História da Educação;
- Realização de fotografias dos ambientes do CEIHE e do CDOC, bem como de algumas atividades desenvolvidas, disponibilizando-as no site.
- Pesquisa e atualização de eventos do campo de História da Educação;
- Elaboração de um canal de comunicação através da criação do item “contato” no site do CEIHE;
- Elaborar um quadro com informações completas sobre os acervos e documentos que constituem o CEDOC-CEIHE;
- Catalogar e divulgar dissertações e teses defendidas pelos membros do CEIHE;
- Catalogar e divulgar os acervos e documentos oriundos do Centro de Documentação CEDOC-CEIHE;
- Elaboração de descrições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores vinculados ao CEIHE e apoiado pelos pesquisadores que fazem parte do centro;
- Criação de links de acesso às principais revistas científicas voltadas ao campo da História da Educação;
- Realização de fotografias dos ambientes do CEIHE e do CDOC, bem como de algumas atividades desenvolvidas, disponibilizando-as no site.
- Pesquisa e atualização de eventos do campo de História da Educação;
- Elaboração de um canal de comunicação através da criação do item “contato” no site do CEIHE;
- Elaborar um quadro com informações completas sobre os acervos e documentos que constituem o CEDOC-CEIHE;
- Catalogar e divulgar dissertações e teses defendidas pelos membros do CEIHE;
- Catalogar e divulgar os acervos e documentos oriundos do Centro de Documentação CEDOC-CEIHE;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA DOS SANTOS ESPINDOLA | |||
DEBORA DUARTE MARCHESAN | 1 | ||
EDUARDO ARRIADA | 1 | ||
ELIAS KRUGER ALBRECHT | |||
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA | 1 | ||
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ | 1 | ||
GIANA LANGE DO AMARAL | 1 | ||
HARDALLA SANTOS DO VALLE | 1 | ||
MYRNA SUSAN GOWERT MADIA BERWALDT | |||
PATRICIA WEIDUSCHADT | 1 | ||
TANIA NAIR ALVARES TEIXEIRA |