Nome do Projeto
Website do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) - UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/05/2023 - 18/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O presente projeto tem por objetivo a construção, manutenção e atualização de um site do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Esse site tem por finalidade a divulgação de eventos, atividades, e o compartilhamento de informações pertinentes ao campo da História da Educação. A criação e a manutenção deste ambiente virtual possibilita que os acervos e conhecimentos construídos juntos ao CEIHE sejam partilhados publicamente com a comunidade social e acadêmica interessada na História da Educação.

Objetivo Geral

Constituir, manter e atualizar um ambiente virtual do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da FAE/UFPEL destinado a comunicar ações e compartilhar dados e arquivos.

Justificativa

O Centro de Estudos e Investigações em História da Educação, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, foi criado em 2002. Sua concepção em grande parte esteve norteada pelos debates e abordagens do campo da História da Educação, em que despontaram temas como: história das instituições escolares, cultura escolar, cultura material escolar, impressos estudantis, manuais escolares, cartilhas, memórias de professores.
Sobre a organização e estrutura funcional, o centro subdivide-se em dois setores. Suas atividades são relativamente diferenciadas, contudo interligadas: um centro de pesquisa e um centro de documentação.
Em relação ao centro de pesquisas, os objetivos do CEIHE estão, primordialmente, associados à fomentação de pesquisas historiográficas na Educação. Enquanto centro de documentação, o CEIHE/CEDOC tem procurado criar mecanismos de preservação da memória da História da Educação protegendo diferentes tipos de materiais e constituindo acervos documentais temáticos. Outra importante atividade desenvolvida refere-se à preservação de materialidades pertinentes às rotinas e ao cotidiano escolar de outras épocas: carteiras escolares, mesas, lousas, lápis, canetas, palmatórias, cadernos escolares, manuais escolares; recolher e catalogar materiais doados por instituições ou pessoas; promover exposições e mostras sobre história da educação.
Acrescenta-se que, coordenado por professores da linha de pesquisa Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPEL, o CEIHE, nos últimos anos, vem desenvolvendo inúmeros trabalhos e projetos de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir com a expansão do nome desta Universidade. Considerando todos objetivos que o CEIHE tem se lançado nos últimos anos, as difíceis condições de acesso para a pesquisa no CEDOC e as experiências de trabalho acumuladas até então, torna-se pertinente a constituição e manutenção de um ambiente virtual que comunique e compartilhe publicamente as ações, informações, dados e arquivos produzidos ou pesquisados no e pelo CEIHE.

Metodologia

A criação do site do CEIHE visa não apenas a divulgar as atividades do Centro de Estudos e Investigações/UFPEL, mas também a interação e comunicação responsável do CEIHE com os usuários virtuais. Todas as postagens, textos e informações disponibilizadas na rede serão, anteriormente, construídas, lidas e discutidas no grupo de pesquisa, garantindo, assim, conteúdo confiável e de acordo com os objetivos do CEIHE.
Para tanto, o trabalho consistirá, basicamente, primeiro, na criação do ambiente virtual, notadamente um site, e, posteriormente, na sua manutenção. Todavia, a elaboração e provimento do site, deverá contar com um trabalho prévio de estruturação dos elementos e informações que o constituirão. Nesse caso, metodologicamente, cumpre destacar uma série de tarefas a serem desenvolvidas por uma equipe de colaboradores do CEIHE, com o apoio técnico de um servidor da Universidade e, com auxílio de possível bolsista, para fins de abastecimento da página eletrônica desenvolvida.

Indicadores, Metas e Resultados

-Criação de arte, texto e imagem, para indicar e apresentar a equipe que constitui o CEIHE, bem como as suas pesquisa no campo da História da Educação;
- Elaboração de descrições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores vinculados ao CEIHE e apoiado pelos pesquisadores que fazem parte do centro;
- Criação de links de acesso às principais revistas científicas voltadas ao campo da História da Educação;
- Realização de fotografias dos ambientes do CEIHE e do CDOC, bem como de algumas atividades desenvolvidas, disponibilizando-as no site.
- Pesquisa e atualização de eventos do campo de História da Educação;
- Elaboração de um canal de comunicação através da criação do item “contato” no site do CEIHE;
- Elaborar um quadro com informações completas sobre os acervos e documentos que constituem o CEDOC-CEIHE;
- Catalogar e divulgar dissertações e teses defendidas pelos membros do CEIHE;
- Catalogar e divulgar os acervos e documentos oriundos do Centro de Documentação CEDOC-CEIHE;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA DOS SANTOS ESPINDOLA
DEBORA DUARTE MARCHESAN1
EDUARDO ARRIADA1
ELIAS KRUGER ALBRECHT
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA1
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ1
GIANA LANGE DO AMARAL1
HARDALLA SANTOS DO VALLE1
MYRNA SUSAN GOWERT MADIA BERWALDT
PATRICIA WEIDUSCHADT1
TANIA NAIR ALVARES TEIXEIRA

Página gerada em 20/04/2024 08:51:16 (consulta levou 0.242536s)