Nome do Projeto
42º Simpósio Nacional de Educação Física & 3º Encontro de Fisioterapia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/08/2023 - 26/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O 42º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA & 3º Encontro de Fisioterapia EDUCAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SAÚDE E EDUCAÇÃO tem como objetivo geral promover a discussão e produção de conhecimentos sobre temas relacionados a inclusão, diversidade e afins no campo da Educação Física e Fisioterapia. Já, seus objetivos específicos são: promover a formação inicial de estudantes de educação física e fisioterapia; incentivar a formação continuada de profissionais de educação física e fisioterapia; aproximar os profissionais e professores da comunidade e região da universidade; propiciar o intercâmbio e produção de saberes entre os envolvidos no evento. Para alcançar os objetivos traçados, o evento contará em sua programação com conferência, mesa redonda, minicursos e apresentação de trabalhos. Acredita-se na relevância do evento para a sociedade na medida em que promove a formação de estudantes, professores e profissionais que atuam ou irão atuar nessa.
Objetivo Geral
promover a discussão e produção de conhecimentos sobre temas relacionados a inclusão, diversidade e afins no campo da Educação Física e Fisioterapia.
Justificativa
O Simpósio Nacional de Educação Física (SNEF) é um dos mais tradicionais eventos da área da Educação Física no Brasil, sendo realizado de forma ininterrupta pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o ano de 1980. Ao longo desse período, o SNEF foi organizado sob diferentes configurações, abordou múltiplas temáticas e contou com a participação de inúmeros palestrantes nacionais e internacionais. Não obstante, independente da temática central, o SNEF sempre foi organizado com a perspectiva de oportunizar um espaço para a formação de estudantes e para a formação continuada de profissionais de Educação Física, caracterizando-se como um evento científico com discussões contextualizadas sobre as possibilidades de aplicações práticas dos temas abordados.Neste ano, o evento também irá contemplar o curso dea Fisioterapia, visando contribuir com abordagens que possam agregar conhecimento na área de forma a estimular a interdisciplinaridade e assim, juntos temos a incumbência de discutirmos juntos sobre a Diversidade e a Inclusão. A temática da diversidade e da Inclusão merecem atenção a fim de garantir a pluralidade de existencias, a compreensao das diferenças, favorecendo a equidade e a justiça social.
Há uma necessidade constante de conter a ambigüidade e a dissonância em diferentes cenários sociais, especialmente em contextos da educação e saúde. Abordar temas relacionados à diversidade e à inclusão é de extrema importância e requer espaços de discussões sobre a integralidade humana, possibilitando a compreensao das pessoas em sua complexidade.
Há uma necessidade constante de conter a ambigüidade e a dissonância em diferentes cenários sociais, especialmente em contextos da educação e saúde. Abordar temas relacionados à diversidade e à inclusão é de extrema importância e requer espaços de discussões sobre a integralidade humana, possibilitando a compreensao das pessoas em sua complexidade.
Metodologia
Para alcançar os objetivos traçados, o 42º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA & 3º Encontro de Fisioterapia EDUCAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO contará em sua programação com conferência, mesaredonda, minicursos e apresentação de trabalhos. Todas as atividades do evento acontecerão de forma presencial nas instalações da ESEF/UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
A comissão organizadora espera contar com cerca de 400 participantes, entre estudante, profissionais e pesquisadores envolvidos e interessados
pelo Esporte.
pelo Esporte.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JULIA DA ROSA DECKER | |||
ANA VALÉRIA LIMA REIS | |||
BRUNA CORVELLO STIFFT | |||
CARINA FONSECA SELAS | |||
CLARA ZILLIG ECHENIQUE | |||
DILVO BUSS WACHHOLZ JUNIOR | |||
FERNANDA WOZIAK TAVARES | |||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 40 | ||
Fábio Machado Pinto | 40 | ||
HELEN STRELOW KNABACH | |||
JOHN LENNON BANDEIRA SCHULZ | |||
JONATAS BIERHALS | |||
KATHERINE VITORIA DE SOUZA FERNANDES | |||
LORENZA DONINI SILVESTRE | |||
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA | |||
MAIRA JUNKES CUNHA | 40 | ||
MARCELO SILVA DA SILVA | 40 | ||
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 40 | ||
MATHEUS DE SOUZA CARDOSO | |||
PIETRA CAZEIRO CORRÊA | |||
SUENDI STIFFT NORNBERG | |||
Tales Conceição Dias |