Nome do Projeto
42º Simpósio Nacional de Educação Física & 3º Encontro de Fisioterapia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/08/2023 - 26/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O 42º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA & 3º Encontro de Fisioterapia EDUCAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SAÚDE E EDUCAÇÃO tem como objetivo geral promover a discussão e produção de conhecimentos sobre temas relacionados a inclusão, diversidade e afins no campo da Educação Física e Fisioterapia. Já, seus objetivos específicos são: promover a formação inicial de estudantes de educação física e fisioterapia; incentivar a formação continuada de profissionais de educação física e fisioterapia; aproximar os profissionais e professores da comunidade e região da universidade; propiciar o intercâmbio e produção de saberes entre os envolvidos no evento. Para alcançar os objetivos traçados, o evento contará em sua programação com conferência, mesa redonda, minicursos e apresentação de trabalhos. Acredita-se na relevância do evento para a sociedade na medida em que promove a formação de estudantes, professores e profissionais que atuam ou irão atuar nessa.

Objetivo Geral

promover a discussão e produção de conhecimentos sobre temas relacionados a inclusão, diversidade e afins no campo da Educação Física e Fisioterapia.

Justificativa

O Simpósio Nacional de Educação Física (SNEF) é um dos mais tradicionais eventos da área da Educação Física no Brasil, sendo realizado de forma ininterrupta pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o ano de 1980. Ao longo desse período, o SNEF foi organizado sob diferentes configurações, abordou múltiplas temáticas e contou com a participação de inúmeros palestrantes nacionais e internacionais. Não obstante, independente da temática central, o SNEF sempre foi organizado com a perspectiva de oportunizar um espaço para a formação de estudantes e para a formação continuada de profissionais de Educação Física, caracterizando-se como um evento científico com discussões contextualizadas sobre as possibilidades de aplicações práticas dos temas abordados.Neste ano, o evento também irá contemplar o curso dea Fisioterapia, visando contribuir com abordagens que possam agregar conhecimento na área de forma a estimular a interdisciplinaridade e assim, juntos temos a incumbência de discutirmos juntos sobre a Diversidade e a Inclusão. A temática da diversidade e da Inclusão merecem atenção a fim de garantir a pluralidade de existencias, a compreensao das diferenças, favorecendo a equidade e a justiça social.
Há uma necessidade constante de conter a ambigüidade e a dissonância em diferentes cenários sociais, especialmente em contextos da educação e saúde. Abordar temas relacionados à diversidade e à inclusão é de extrema importância e requer espaços de discussões sobre a integralidade humana, possibilitando a compreensao das pessoas em sua complexidade.

Metodologia

Para alcançar os objetivos traçados, o 42º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA & 3º Encontro de Fisioterapia EDUCAÇÃO FÍSICA e FISIOTERAPIA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO contará em sua programação com conferência, mesaredonda, minicursos e apresentação de trabalhos. Todas as atividades do evento acontecerão de forma presencial nas instalações da ESEF/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

A comissão organizadora espera contar com cerca de 400 participantes, entre estudante, profissionais e pesquisadores envolvidos e interessados
pelo Esporte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA JULIA DA ROSA DECKER
ANA VALÉRIA LIMA REIS
BRUNA CORVELLO STIFFT
CARINA FONSECA SELAS
CLARA ZILLIG ECHENIQUE
DILVO BUSS WACHHOLZ JUNIOR
FERNANDA WOZIAK TAVARES
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA40
Fábio Machado Pinto40
HELEN STRELOW KNABACH
JOHN LENNON BANDEIRA SCHULZ
JONATAS BIERHALS
KATHERINE VITORIA DE SOUZA FERNANDES
LORENZA DONINI SILVESTRE
LUCIELEN INSAURRIAGA DA SILVA
MAIRA JUNKES CUNHA40
MARCELO SILVA DA SILVA40
MARIANGELA DA ROSA AFONSO40
MATHEUS DE SOUZA CARDOSO
PIETRA CAZEIRO CORRÊA
SUENDI STIFFT NORNBERG
TALES CONCEIÇÃO DIAS

Página gerada em 28/04/2024 04:11:01 (consulta levou 0.192577s)