Nome do Projeto
Grupo de Estudo em Ensino de Matemática Aplicada e Engenharia - Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Considerando a atual baixa procura pelo ensino superior em instituições públicas, bem como as altas taxas de evasão e retenção nas disciplinas introdutórias dos cursos das áreas de exatas e engenharias e a transição do ensino básico para o ensino superior, este projeto visa melhor preparar e estruturar os cursos de engenharias do CEng. Desta forma, o projeto prevê ações de forma a promover uma reformulação curricular profunda, com impactos que vão desde uma maior democratização do acesso ao ensino superior até uma formação voltada a valorização da ciência e o desenvolvimento de tecnologia. Esse projeto fará parte do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL em parceria com outras ações da Pró-Reitoria de Ensino.

Objetivo Geral

Propor ações de ensino, pesquisa e extensão, visando:

* democratizar o acesso e promover a permanência de estudantes nos cursos de engenharia do CEng;

* estabelecer a fundamentação teórica para uma reformulação curricular das disciplinas da área de Matemática;

* planejar, desenvolver e implementar a nova formulação curricular das disciplinas da área de Matemática;

* estudar os fatores que contribuem para a evasão e retenção dos discentes nas disciplinas do ciclo básico da área de Matemática;

* capacitar docentes e técnicos administrativos para uso de tecnologias no ensino das disciplinas de Matemática e manutenção de laboratórios de ensino;

* promover ações de ensino e extensão visando a melhoria dos processos de ensino aprendizagem.

Justificativa

Recentemente, por diversos fatores, o número de estudantes que buscam o ensino superior vem diminuindo, especialmente nas instituições públicas. Esta é uma tendência iniciada anteriormente, mas mais evidenciada e tornada mais visível após a pandemia da COVID-19.

Também, na história recente do Brasil, houve uma campanha pelo desprestígio da ciência e do desenvolvimento tecnológico, com cortes orçamentários significativos nessas áreas e grande campanha difamatória em torno das universidades públicas.

Tais fatos associados às usuais altas taxas de evasão e retenção nas disciplinas introdutórias dos cursos das áreas de exatas e engenharias e à transição do ensino básico para o ensino superior funciona como uma barreira para que estudantes, principalmente os de populações marginalizadas, possam concluir um curso superior nas áreas exatas ou de engenharia.

Dessa forma, é fundamental que os cursos dessas áreas estejam mais bem preparados e estruturados para lidar com a realidade brasileira atual no que tange a valorização da ciência e do desenvolvimento de tecnologia. Ainda, consolidar a universidade pública como espaço próprio para que os jovens das margens possam participar do processo de desenvolvimento de tecnologia e contribuir para produção científica de ponta.

Metodologia

O projeto contempla várias ações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, que, de forma coordenada, tem por objetivo alcançar os objetivos gerais do projeto. A cada uma dessas ações será definida a metodologia específica e adequada ao desenvolvimento da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Proposta curricular para disciplinas introdutórias da área básica de matemática aplicada no CEng.
Melhoria dos índices de evasão e retenção e, consequentemente, número de egressos.
Produção acadêmica pertinente ao projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO MULLER VIEIRA3
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA1
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER69
MARCELO SCHRAMM33
MARIANA RIECKEL VOLZ
SABRINA BOBSIN SALAZAR16

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