Nome do Projeto
Grupo de Estudo em Ensino de Matemática Aplicada e Engenharia - Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Considerando a atual baixa procura pelo ensino superior em instituições públicas, bem como as altas taxas de evasão e retenção nas disciplinas introdutórias dos cursos das áreas de exatas e engenharias e a transição do ensino básico para o ensino superior, este projeto visa melhor preparar e estruturar os cursos de engenharias do CEng. Desta forma, o projeto prevê ações de forma a promover uma reformulação curricular profunda, com impactos que vão desde uma maior democratização do acesso ao ensino superior até uma formação voltada a valorização da ciência e o desenvolvimento de tecnologia. Esse projeto fará parte do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL em parceria com outras ações da Pró-Reitoria de Ensino.

Objetivo Geral

Propor ações de ensino, pesquisa e extensão, visando:

* democratizar o acesso e promover a permanência de estudantes nos cursos de engenharia do CEng;

* estabelecer a fundamentação teórica para uma reformulação curricular das disciplinas da área de Matemática;

* planejar, desenvolver e implementar a nova formulação curricular das disciplinas da área de Matemática;

* estudar os fatores que contribuem para a evasão e retenção dos discentes nas disciplinas do ciclo básico da área de Matemática;

* capacitar docentes e técnicos administrativos para uso de tecnologias no ensino das disciplinas de Matemática e manutenção de laboratórios de ensino;

* promover ações de ensino e extensão visando a melhoria dos processos de ensino aprendizagem.

Justificativa

Recentemente, por diversos fatores, o número de estudantes que buscam o ensino superior vem diminuindo, especialmente nas instituições públicas. Esta é uma tendência iniciada anteriormente, mas mais evidenciada e tornada mais visível após a pandemia da COVID-19.

Também, na história recente do Brasil, houve uma campanha pelo desprestígio da ciência e do desenvolvimento tecnológico, com cortes orçamentários significativos nessas áreas e grande campanha difamatória em torno das universidades públicas.

Tais fatos associados às usuais altas taxas de evasão e retenção nas disciplinas introdutórias dos cursos das áreas de exatas e engenharias e à transição do ensino básico para o ensino superior funciona como uma barreira para que estudantes, principalmente os de populações marginalizadas, possam concluir um curso superior nas áreas exatas ou de engenharia.

Dessa forma, é fundamental que os cursos dessas áreas estejam mais bem preparados e estruturados para lidar com a realidade brasileira atual no que tange a valorização da ciência e do desenvolvimento de tecnologia. Ainda, consolidar a universidade pública como espaço próprio para que os jovens das margens possam participar do processo de desenvolvimento de tecnologia e contribuir para produção científica de ponta.

Metodologia

O projeto contempla várias ações nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, que, de forma coordenada, tem por objetivo alcançar os objetivos gerais do projeto. A cada uma dessas ações será definida a metodologia específica e adequada ao desenvolvimento da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Proposta curricular para disciplinas introdutórias da área básica de matemática aplicada no CEng.
Melhoria dos índices de evasão e retenção e, consequentemente, número de egressos.
Produção acadêmica pertinente ao projeto.

Página gerada em 28/04/2024 23:54:16 (consulta levou 0.166660s)