Nome do Projeto
Grupo de Estudo em Ensino de Matemática Aplicada e Engenharia - Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Considerando a atual baixa procura pelo ensino superior em instituições públicas, bem como as altas taxas de evasão e retenção nas disciplinas introdutórias dos cursos das áreas de exatas e engenharias e a transição do ensino básico para o ensino superior, este projeto visa melhor preparar e estruturar os cursos de engenharias do CEng. Desta forma, o projeto prevê ações de forma a promover uma reformulação curricular profunda, com impactos que vão desde uma maior democratização do acesso ao ensino superior até uma formação voltada a valorização da ciência e o desenvolvimento de tecnologia.
Esse projeto fará parte do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL em parceria com outras ações da Pró-Reitoria de Ensino.
Objetivo Geral
Propor ações de ensino, pesquisa e extensão, visando:
* democratizar o acesso e promover a permanência de estudantes nos cursos de engenharia do CEng;
* estabelecer a fundamentação teórica para uma reformulação curricular das disciplinas da área de Matemática;
* planejar, desenvolver e implementar a nova formulação curricular das disciplinas da área de Matemática;
* estudar os fatores que contribuem para a evasão e retenção dos discentes nas disciplinas do ciclo básico da área de Matemática;
* capacitar docentes e técnicos administrativos para uso de tecnologias no ensino das disciplinas de Matemática e manutenção de laboratórios de ensino;
* promover ações de ensino e extensão visando a melhoria dos processos de ensino aprendizagem.
* democratizar o acesso e promover a permanência de estudantes nos cursos de engenharia do CEng;
* estabelecer a fundamentação teórica para uma reformulação curricular das disciplinas da área de Matemática;
* planejar, desenvolver e implementar a nova formulação curricular das disciplinas da área de Matemática;
* estudar os fatores que contribuem para a evasão e retenção dos discentes nas disciplinas do ciclo básico da área de Matemática;
* capacitar docentes e técnicos administrativos para uso de tecnologias no ensino das disciplinas de Matemática e manutenção de laboratórios de ensino;
* promover ações de ensino e extensão visando a melhoria dos processos de ensino aprendizagem.