Nome do Projeto
Insetos, e daí?
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/09/2024 - 14/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O projeto unificado com ênfase em extensão ‘Insetos, e daí?’ está sendo criado em substituição ao projeto 'Conhecer e ressignificar as relações com os insetos junto a comunidade rural de Canguçu e Morro Redondo, Rio Grande do Sul' visando ampliar o escopo e a abordagem para diferentes setores da sociedade. O projeto visa ampliar os conceitos sobre ecologia, conservação, meio ambiente e a história natural e biologia de insetos e aracnídeos de forma acessível, objetiva, horizontal e com linguagem adequada para o público em geral. Sendo assim, sabe-se que os organismos pertencentes ao grupo dos Arthropoda muitas vezes são desvalorizados pela sociedade, mesmo que ofereçam inúmeros benefícios para o estilo de vida que possuímos. Além disso, essa ressignificação não se limita apenas a entender ou reconhecer a importância desses animais, mas também ofertar meios de auxiliar nessa trajetória, de modo que conceitos errôneos disseminados na sociedade ou previamente estipulados em nível individual possam ser flexibilizados. Esse acréscimo é necessário para a maior abrangência de organismos existentes e também para valorizar os trabalhos realizados na academia por profissionais da área, pois a extensão universitária é uma ponte que une os trabalhos realizados nas instituições públicas de ensino superior e a sociedade. Sendo assim, existe a responsabilidade de repassar, de maneira didática e acessível, os conhecimentos existentes – sejam eles científicos ou populares.

Objetivo Geral

Divulgar os resultados de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Ecologia de Lepidoptera (LELep), no Laboratório de Comportamento e Ecologia de Formigas (LACEF), e no Grupo de Estudos em Ecologia Comportamental (GE - EcoCom) do Instituto de Biologia - UFPel, no âmbito de ensino e pesquisa, além de tratar sobre temáticas relacionadas a educação ambiental e meio ambiente incluindo assuntos voltados à ecologia de insetos e aracnídeos, serviços ecossistêmicos associados a estes organismos, mudanças climáticas, a influência do ser humano na biodiversidade, metodologia científica e a importância da ciência para a sociedade e temas relacionados ao nosso cotidiano.

Justificativa

Considerando o princípio constitucional da universidade quanto a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sentimos a necessidade de transpor os muros da universidade com o resultado de nossas pesquisas e de permitir uma troca de saberes entre sociedade e academia de uma forma horizontal e construtiva, a fim de gerar discussões e troca de conhecimento. As atividades extensionistas propostas neste projeto tem um cunho educativo, cultural, científico e político, que visa a troca de conhecimento entre o meio acadêmico e demais setores da sociedade. Sendo assim, a ideia é focar no retorno das informações oriundas de pesquisa científica, bem como gerar discussões acerca do futuro do meio ambiente e nossa relação intrínseca na conservação da nossa biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos fundamentais que ela presta. Aos acadêmicos envolvidos no projeto, a proposta visa sua formação profissional e cidadã, proporcionando diálogos construtivos com outros setores da sociedade, respeitando e promovendo a interculturalidade. O processo de divulgação científica proposto visa a democratização do conhecimento científico e a promoção da alfabetização científica que nos permite perceber a utilidade da ciência na melhoria da qualidade de vida, bem como as limitações e consequências negativas de seu desenvolvimento.

Metodologia

A metodologia do projeto é dividida em etapas para uma melhor organização das demandas e produtos a serem gerados, detalhadas abaixo:
Etapa 1: Estabelecer parceria com escolas do município de Pelotas e arredores (São Lourenço do Sul, Canguçu, Morro Redondo, Pedro Osório, Capão do Leão) para participação no projeto, visando organizar/participar de eventos de divulgação científica. Estabalecer parceria com demais grupos de extensão da UFPel e com o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter para ampliação dos conhecimentos e divulgação de resultados de demais projetos vinculados à UFPel.
Etapa 2: Produção de material lúdico de divulgação como catálogos com espécies, jogos com informação científica com linguagem acessível ao público, imagens com interações entre distintos organismos, banners e folders informativos e organização da coleção entomológica para exposição. Esta etapa do projeto é designada para estudo e preparo dos integrantes para realização das ações de divulgação científica.
Etapa 3: Execução dos eventos de divulgação conforme datas a combinar com o público-alvo envolvido. Serão ofertadas oficina de formação de professores nas escolas parceiras, para explorar o tema em sala de aula, bem como oficina aos alunos da educação básica, de cursos de graduação da UFPel sobre ecologia de insetos, problematizando sua relação com nosso cotidiano. Além disso, serão realizados eventos de divulgação dos resultados dos trabalhos de pesquisa junto à comunidade em geral enfatizando a importância da preservação e conhecimento da biodiversidade, dos serviços fundamentais prestados por insetos e aracnídeos e a relação destes com o ser humano visando ressignificar o conhecimento do público em geral.
Etapa 4: Manutenção de redes sociais e de eventuais eventos online organizados e executados pelos membros do projeto, incluindo entrevistas através do Podcast do "Insetos, e daí?".

Indicadores, Metas e Resultados

- As ações de divulgação científica serão avaliadas pelos participantes ao final das atividades de forma oral ou escrita. O objetivo é buscar um feedback dos envolvidos para aprimorar nossos métodos de divulgação, visando a compreensão da linguagem científica pelo público, o diálogo horizontal e a troca de saberes com a comunidade.
- Ressignificar o conhecimento e a relação da sociedade com os insetos e aracnídeos em geral através das ações propostas, visando atingir o maior número de pessoas possível.
- Capacitar os integrantes do projeto para o desenvolvimento de ações de divulgação científica e de saber "comunicar" de forma acessível e inclusiva, evidenciando a ciência cidadã e a troca de saberes durante a participação em diferentes eventos com o público em geral.
- Mostrar a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade, bem como a forma como o método científico é aplicado nas mais diversas áreas do conhecimento dentro da Universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA VITTORIA DARIVA TORMEN
André Nogueira Thomas
BIANCA DE OLIVEIRA
BRUNA RAZEIRA WAHAST
BRUNA VIEIRA PEGORARO
CRISTIANO AGRA ISERHARD3
GUILHERME LOPES DE FREITAS
INES HALLAL GOMES
JULIA DURO BRAGA
LUCCA LILLES GALVAO MACHADO
LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT2
MIGUEL KURZ DOS SANTOS
RICARDO FARIAS AFONSO
SEBASTIAN FELIPE SENDOYA ECHEVERRY1
THEO LAZZARI
VAGNER LUIZ GRAEFF FILHO
VINICIO DA SILVA MARTINS JÚNIOR
VIVIAN DE SOUZA CENTENO
YAGO CORRÊA DE MAGALHÃES DE FREITAS

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