Nome do Projeto
Infâncias no ambiente hospitalar: contribuições da escuta e da brincadeira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/11/2023 - 30/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Crianças brincam, pensam, socializam, expõem suas percepções sobre o mundo em todos os espaços. Com base no campo da Sociologia da infância e numa parceria com o projeto Classe Hospitalar, organizado pelo Prof. Lui Nörnberg, este projeto tem como foco a realização de inserções de graduandos(as) do curso de Pedagogia na brinquedoteca do Hospital Escola da UFPel. Tal iniciativa, prevê a realização de brincadeiras e escutas das crianças que passam por uma situação de internação.
Objetivo Geral
-Promover a escuta de crianças e incentivar o estudo e a prática pedagógica no ambiente hospitalar.
Justificativa
A hospitalização altera a vida da criança, pois ela sofre com a sua situação de saúde, é afastada da família, da escola e dos objetos pessoais, perdendo assim, grande parte das suas referências cotidianas (SAGGUESE e MACIEL, 1997). Além disso, pode-se encontrar no hospital um ambiente hostil, com procedimentos invasivos e uma atmosfera tensa. Por isso, Azevedo (1999) e Méndez et aI. (1996) apontam a importância de tornar as alas pediátricas mais adequadas ao serviço prestado às crianças.
É nesse sentido que o presente projeto se justifica, uma vez que, o brincar pode ser explorado para proporcionar oportunidade de desenvolvimento humano, pois é uma forma de interagir com o ambiente. A criança interage com seu meio à medida em que oportunidades lhe são oferecidas, provocando modificações no seu repertório comportamental e na natureza funcional do meio. Sobre a escuta, autores como William Corsaro (2011), Manuel Sarmento (2004), Ana Cristiana Coll Delgado e Fernanda Müller (2005) defendem relevância do estudo das vozes das crianças, pela sua potência de compreensão do mundo infantil e das suas opiniões e angústias.
É nesse sentido que o presente projeto se justifica, uma vez que, o brincar pode ser explorado para proporcionar oportunidade de desenvolvimento humano, pois é uma forma de interagir com o ambiente. A criança interage com seu meio à medida em que oportunidades lhe são oferecidas, provocando modificações no seu repertório comportamental e na natureza funcional do meio. Sobre a escuta, autores como William Corsaro (2011), Manuel Sarmento (2004), Ana Cristiana Coll Delgado e Fernanda Müller (2005) defendem relevância do estudo das vozes das crianças, pela sua potência de compreensão do mundo infantil e das suas opiniões e angústias.
Metodologia
Serão realizadas reuniões de estudo e um acompanhamento sistemático dos(as) graduandos(as) que atuarão na brinquedoteca. Todas as atividades serão planejadas com a orientação dos professores envolvidos no projeto e da preceptora Adriana Coutinho (Pedagoga do Hospital Escola da UFPel).
Indicadores, Metas e Resultados
Entre os resultados esperados, estão: a efetuação da escuta das crianças, a análise desses dados, a elaboração de atividades e brinquedos para a brinquedoteca do Hospital Escola da UFPel e a divulgação dos resultados em artigos e eventos acadêmicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA GUEDES COUTINHO | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
HARDALLA SANTOS DO VALLE | 1 | ||
JAQUELINE DE MATOS CORREA | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LAIS FUNARI HARTWIG | |||
LAIS FUNARI HARTWIG | |||
LIVIA DA SILVEIRA LAPUENTE | |||
LUI NORNBERG | 2 | ||
RAQUEL SANCHES DUTRA | |||
SOL ANDRADE | |||
VITOR SAQUETE RODRIGUES |