Nome do Projeto
O Passo e o compasso das ações desenvolvidas pelo Centro "Cuidando de Nós" junto à Comunidade Passo dos Negros
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2024 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto visa investigar as ações e a atuação do Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Cuidando de Nós junto à Comunidade do Passo dos Negros e se o referido Centro se caracteriza como um espaço de educação não-formal significativo para a comunidade local. Trata-se de uma projeto de pesquisa e ação a ser desenvolvido junto ao Centro e a comunidade local numa perspectiva crítica e popular. Portanto, é fundamental analisar a abrangência e relevância sociocultural e educativa do Centro para a Comunidade do Passo dos Negros. Estamos falando de um processo de construção de conhecimentos que prima pelo protagonismo das pessoas do local e das futuras professoras numa perspectiva crítica e problematizadora.
Objetivo Geral
Pesquisar a atuação e as ações desenvolvidas pelo Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Cuidando de Nós, bem como sua abrangência e relevância sociocultural e educativa para a Comunidade do Passo dos Negros.
Justificativa
Ao longo dos anos de 2022 e 2023 a Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de diversas maneiras tem desenvolvido diferentes ações através da disciplina de Prática Orientada I junto a Comunidade Passo dos Negros e o Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer "Cuidando de Nós" e neste percurso de atuação universitária surge o interesse em investigar a atuação, as ações e as práticas educativas e culturais desenvolvidas pelo referido Centro junto à comunidade local.
Desta forma, professores/as e acadêmicos/as da FaE, diante da interação e processos formativos vivenciados com o Centro Cuidando de Nós e a Comunidade Passo dos Negros foi instigada e provocada a pensar sobre as ações e a atuação dessa organização não governamental junto a Comunidade do Passo dos Negros na periferia da cidade de Pelotas/RS, bem como analisar a relevância desta instituição na formação e no pensamento crítico das pessoas do local.
Desta forma, professores/as e acadêmicos/as da FaE, diante da interação e processos formativos vivenciados com o Centro Cuidando de Nós e a Comunidade Passo dos Negros foi instigada e provocada a pensar sobre as ações e a atuação dessa organização não governamental junto a Comunidade do Passo dos Negros na periferia da cidade de Pelotas/RS, bem como analisar a relevância desta instituição na formação e no pensamento crítico das pessoas do local.
Metodologia
A metodologia adotada pelo projeto será a pesquisa participante onde busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Desta forma, a proposta é compreender as ações e a atuação do Centro de acordo com os interesses da comunidade local na sua própria analise. Entende-se, que uma pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores, as pessoas da comunidade e as situações investigadas. Sendo assim, considera-se que as experiências proporcionadas nesta interação contribuam para a formação dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia FaE/UFPel, assim como, para o protagonismo das pessoas com as quais interagimos.
Para tanto, será necessário a utilização de diversas formas de levantamento de dados e informações como a adoção de um Caderno de Campo para efetivar o registro das observações e percepções ao longo e após as ações e interações com os sujeitos da comunidade que vejam a se envolver com a pesquisa. Estratégias como a realização de entrevistas e roda de conversas sobre as ações e atuação conjunta do Centro e da UFPel.
A análise dos achados e produções investigativas seguirá uma abordagem referenciada em Paulo Freire que pode ser delineada como uma pesquisa qualitativa, cujo compromisso é o de transformação da realidade, em que as pessoas participam ativamente da troca de saberes do vivido e da experiência.
Para tanto, será necessário a utilização de diversas formas de levantamento de dados e informações como a adoção de um Caderno de Campo para efetivar o registro das observações e percepções ao longo e após as ações e interações com os sujeitos da comunidade que vejam a se envolver com a pesquisa. Estratégias como a realização de entrevistas e roda de conversas sobre as ações e atuação conjunta do Centro e da UFPel.
A análise dos achados e produções investigativas seguirá uma abordagem referenciada em Paulo Freire que pode ser delineada como uma pesquisa qualitativa, cujo compromisso é o de transformação da realidade, em que as pessoas participam ativamente da troca de saberes do vivido e da experiência.
Indicadores, Metas e Resultados
Destacamos os principais indicadores, resultados e metas:
Traçar um panorama dos impactos e da atuação do Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer "Cuidando de Nós" junto a comunidade do Passo dos Negros;
Identificar projetos e ações desenvolvidas pela UFPel na Comunidade do Passo dos Negros;
Contribuir e fomentar processos formativos emancipatórios e participativos construídos a partir do protagonismo das pessoas envolvidas nesta pesquisa.
Conhecer, através de um processo investigativo e das interações propostas, aspectos socioculturais da Comunidade do Passo dos Negros e a relevância da atuação do Centro Cuidando de Nós para a referida comunidade;
Mapear e sistematizar as estratégias utilizadas pelo Centro Educacional Cuidando de Nós ao longo da sua trajetória junto a comunidade local;
Identificar as ações que caracteriza o Centro de Educação Cuidando de Nós como um espaço de educação não-formal.
Traçar um panorama dos impactos e da atuação do Centro de Educação, Cultura, Esporte e Lazer "Cuidando de Nós" junto a comunidade do Passo dos Negros;
Identificar projetos e ações desenvolvidas pela UFPel na Comunidade do Passo dos Negros;
Contribuir e fomentar processos formativos emancipatórios e participativos construídos a partir do protagonismo das pessoas envolvidas nesta pesquisa.
Conhecer, através de um processo investigativo e das interações propostas, aspectos socioculturais da Comunidade do Passo dos Negros e a relevância da atuação do Centro Cuidando de Nós para a referida comunidade;
Mapear e sistematizar as estratégias utilizadas pelo Centro Educacional Cuidando de Nós ao longo da sua trajetória junto a comunidade local;
Identificar as ações que caracteriza o Centro de Educação Cuidando de Nós como um espaço de educação não-formal.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE ACCORSSI | 4 | ||
CAMILA ROCHA DA CRUZ | |||
DANTE DINIZ BESSA | 4 | ||
Dirlei de Azambuja Pereira | 4 | ||
LAUREN FONSECA KOLMAR | |||
LEANDRA PEREIRA TEIXEIRA | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 4 | ||
PAOLA LIMA DE OLIVEIRA | |||
PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES | |||
Priscila Novelim | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | 4 | ||
SIMONE FERNANDES MATHIAS | |||
TAILAINE PINTO MACHADO | |||
THALES MORBACH LANGE | |||
YASMIN ALBUQUERQUE SILVA |