Nome do Projeto
Territórios de/em ação: aprendendo e desenvolvendo saúde na/pela rede de atenção psicossocial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/02/2024 - 25/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Trata-se de um projeto unificado com base na extensão e ações de ensino e pesquisa, que visa promover a aproximação da Universidade com a Comunidade, a fim de possibilitar uma colaboração igualitária entre a equipe acadêmica, a equipe da assistência e as organizações comunitárias. Uma vez que entende-se que é preciso promover a troca de saberes e aproximar o que é produzido cientificamente das necessidades reais da população.
Objetivo Geral
Compreender a operacionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o processo de trabalho das equipes que compõem a mesma, a fim de produzir ações e atividades de acordo com as necessidades das unidades (dos profissionais e usuários/as) participantes do projeto, em especial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) escolhido como referência.
Justificativa
O presente projeto unificado justifica-se pela importância de realizar-se a aproximação dos acadêmicos de medicina e demais cursos da saúde da realidade da RAPS e do CAPS, uma vez que os referidos têm pouco ou nenhuma experiencia teórica e pratica nesta área. Abra-se com o projeto e com as ações a possibilidade de criar-se uma via de mão dupla, com a coexistência do saber empírico (vivenciado pelos usuários/as e trabalhadores da rede) e técnico (dos acadêmicos e dos profissionais da rede) para melhora no processo de trabalho dos profissionais e futuros profissionais assim como na assistência as pessoas em sofrimento psíquico.
Metodologia
Para a elaboração e discussão das propostas do projeto de extensão, ele será dividido em três encontros; a saber: o primeiro encontro será entre a professora e os acadêmicos; e os demais encontros serão entre os acadêmicos e os profissionais da unidade e outro entre os acadêmicos e os usuários/as, sempre contando com a presença da professora coordenadora do projeto.
No grupo de estudos será realizado o estudo teórico sobre os temas ou necessidades que forem aparecendo no decorrer dos projetos. Todos os participantes do projeto serão convidados a participar do grupo de estudos, o qual terá a primeira hora reservada apenas para os graduandos. Na oportunidade, será possibilitado o compartilhamento das dificuldades, os anseios e os aspectos positivos das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Será proposto aos graduandos a elaboração de um diário de campo, no qual serão anotadas observações e reflexões decorrentes da sua atuação nos projetos (BALDISSERA, 2012).
Pretende-se no espaço do grupo de estudos instrumentalizar o discente para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, promover discussões e formulação de propostas que atendam às necessidades do estudante e que sejam pertinentes às demandas da sociedade e da comunidade acadêmica.
Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a proposta de pesquisa-ação, que surge como nova proposta metodológica e pretende privilegiar a participação em vista da transformação da realidade. Segundo Thiollent (1985):
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (p.14).
Sendo assim, incialmente será realizada uma reunião com a equipe de saúde da unidade e com os usuários para diálogo sobre os objetivos dos projetos e funcionamento da pesquisa (metodologia), para possíveis ajustes e/ou adaptações. A ideia é que sempre um profissional da unidade e um representante dos usuários acompanhem os alunos e a professora nas atividades de campo.
Serão utilizadas informações do Registros de Ações Ambulatoriais em Saúde (RAAS), da ficha de acolhimento/atendimento individual do serviço e dos prontuários dos usuários/as, para a elaboração do instrumento que será utilizado na coleta de dados do perfil socioeconômico e epidemiológico da população.
Ainda no âmbito da coleta de dados, também será realizado um Grupo focal (GF) com os usuários, os profissionais e os demais graduandos da área da saúde. O GF terá três etapas: planejamento e montagem, prática do grupo focal e análise dos dados. O grupo será composto de oito a dez participantes e terá duração máxima de duas horas. Serão designados um moderador e um observador. Será utilizado um roteiro como instrumento base para a discussão, podendo ser utilizados vídeos, gravuras e imagens, de modo complementar e indutor da discussão. Com a concordância dos participantes, os grupos serão gravados em vídeo para posterior transcrição e análise dos dados (de SOUZA et al., 2019). Os instrumentos citados para coleta de dados poderão ser ampliados e/ou modificados conforme as necessidades do campo de pesquisa.
Serão construídos bancos de dados, com as informações quantitativas e qualitativas provenientes desta etapa, para posterior elaboração das atividades de ensino e extensão, além da produção de relatórios, artigos, resumos e banners para a unidade. Em conjunto com o conhecimento e a análise dos aspectos levantados na pesquisa, será dado início ao projeto de extensão, que tem como objetivo geral a produção de ações e atividades de acordo com as necessidades da unidade de saúde.
Para o desenvolvimento do fluxograma analisador será tomado como base o estudo realizado por Silva Jr, Merhy e Carvalho (2007). Esse instrumento, proposto por Merhy, demonstra, através de símbolos, o processo de trabalho de determinado serviço. As atividades de educação permanente para os profissionais da área da saúde serão desenvolvidas a partir do pressuposto da aprendizagem significativa, produzindo sentidos e transformando práticas profissionais, baseadas na reflexão crítica sobre as suas práticas reais, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (MATTA, 2007).
No grupo de estudos será realizado o estudo teórico sobre os temas ou necessidades que forem aparecendo no decorrer dos projetos. Todos os participantes do projeto serão convidados a participar do grupo de estudos, o qual terá a primeira hora reservada apenas para os graduandos. Na oportunidade, será possibilitado o compartilhamento das dificuldades, os anseios e os aspectos positivos das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Será proposto aos graduandos a elaboração de um diário de campo, no qual serão anotadas observações e reflexões decorrentes da sua atuação nos projetos (BALDISSERA, 2012).
Pretende-se no espaço do grupo de estudos instrumentalizar o discente para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, promover discussões e formulação de propostas que atendam às necessidades do estudante e que sejam pertinentes às demandas da sociedade e da comunidade acadêmica.
Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a proposta de pesquisa-ação, que surge como nova proposta metodológica e pretende privilegiar a participação em vista da transformação da realidade. Segundo Thiollent (1985):
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (p.14).
Sendo assim, incialmente será realizada uma reunião com a equipe de saúde da unidade e com os usuários para diálogo sobre os objetivos dos projetos e funcionamento da pesquisa (metodologia), para possíveis ajustes e/ou adaptações. A ideia é que sempre um profissional da unidade e um representante dos usuários acompanhem os alunos e a professora nas atividades de campo.
Serão utilizadas informações do Registros de Ações Ambulatoriais em Saúde (RAAS), da ficha de acolhimento/atendimento individual do serviço e dos prontuários dos usuários/as, para a elaboração do instrumento que será utilizado na coleta de dados do perfil socioeconômico e epidemiológico da população.
Ainda no âmbito da coleta de dados, também será realizado um Grupo focal (GF) com os usuários, os profissionais e os demais graduandos da área da saúde. O GF terá três etapas: planejamento e montagem, prática do grupo focal e análise dos dados. O grupo será composto de oito a dez participantes e terá duração máxima de duas horas. Serão designados um moderador e um observador. Será utilizado um roteiro como instrumento base para a discussão, podendo ser utilizados vídeos, gravuras e imagens, de modo complementar e indutor da discussão. Com a concordância dos participantes, os grupos serão gravados em vídeo para posterior transcrição e análise dos dados (de SOUZA et al., 2019). Os instrumentos citados para coleta de dados poderão ser ampliados e/ou modificados conforme as necessidades do campo de pesquisa.
Serão construídos bancos de dados, com as informações quantitativas e qualitativas provenientes desta etapa, para posterior elaboração das atividades de ensino e extensão, além da produção de relatórios, artigos, resumos e banners para a unidade. Em conjunto com o conhecimento e a análise dos aspectos levantados na pesquisa, será dado início ao projeto de extensão, que tem como objetivo geral a produção de ações e atividades de acordo com as necessidades da unidade de saúde.
Para o desenvolvimento do fluxograma analisador será tomado como base o estudo realizado por Silva Jr, Merhy e Carvalho (2007). Esse instrumento, proposto por Merhy, demonstra, através de símbolos, o processo de trabalho de determinado serviço. As atividades de educação permanente para os profissionais da área da saúde serão desenvolvidas a partir do pressuposto da aprendizagem significativa, produzindo sentidos e transformando práticas profissionais, baseadas na reflexão crítica sobre as suas práticas reais, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (MATTA, 2007).
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
- atingir de 75% a 95% das metas
Metas
Durante os dois aos do projeto pretende-se
- agregar estudantes de pelo menos 3 cursos da área da saúde;
- realizar dois ou mais encontros mensais para o grupo de estudos ( de preferência presencial, podendo eventualmente ser online), sendo um para discussão teórica dos temas da saúde mental e coletiva e um para discussão das atividades de extensão e pesquisa no serviço;
- realizar atividades quinzenais/ semanais de extensão no CAPS selecionado, em pelo menos um turno;
- realizar atividades quinzenais de pesquisa no CAPS e na RAPS;
- realizar atividades quinzenais de elaboração, preparo e análise para a pesquisa;
- realizar pelo menos dois encontros de educação permanente com os profissionais do CAPS e da RAPS, se assim demandado.
Resultados esperados
Espera-se que:
- com os dados produzidos pela pesquisa contribua-se para uma melhoria no serviço alvo, na RAPS e na assistência as pessoas em sofrimento psíquico;
- que as ações de ensino e extensão reflitam em uma formação acadêmica interdisciplinar e multiprofissional, oportunizando aos acadêmicos uma vivencia no serviço, o entendimento da RAPS e do processo de trabalho em saúde mental.
- atingir de 75% a 95% das metas
Metas
Durante os dois aos do projeto pretende-se
- agregar estudantes de pelo menos 3 cursos da área da saúde;
- realizar dois ou mais encontros mensais para o grupo de estudos ( de preferência presencial, podendo eventualmente ser online), sendo um para discussão teórica dos temas da saúde mental e coletiva e um para discussão das atividades de extensão e pesquisa no serviço;
- realizar atividades quinzenais/ semanais de extensão no CAPS selecionado, em pelo menos um turno;
- realizar atividades quinzenais de pesquisa no CAPS e na RAPS;
- realizar atividades quinzenais de elaboração, preparo e análise para a pesquisa;
- realizar pelo menos dois encontros de educação permanente com os profissionais do CAPS e da RAPS, se assim demandado.
Resultados esperados
Espera-se que:
- com os dados produzidos pela pesquisa contribua-se para uma melhoria no serviço alvo, na RAPS e na assistência as pessoas em sofrimento psíquico;
- que as ações de ensino e extensão reflitam em uma formação acadêmica interdisciplinar e multiprofissional, oportunizando aos acadêmicos uma vivencia no serviço, o entendimento da RAPS e do processo de trabalho em saúde mental.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALANA FAGUNDES LEMOS | |||
| ALANIS ROSA BARBOSA | |||
| ALEXA LACERDA MOREIRA | |||
| ALINE MARA DE ASSIS | |||
| AMANDA BEATRIZ DOS SANTOS SILVA | |||
| AMANDA FERREIRA DE FREITAS | |||
| AMANDA ZANONZINI SIMOES | |||
| ANA CAROLINA MOREIRA CORREA | |||
| ANA HELENA JORDAO DE OLIVEIRA | |||
| ANA JULIA AGUIAR LUCENA | |||
| ANA LUIZA GONCALVES SILVA | |||
| ANDRIELE BANDEIRA FURTADO | |||
| ANGELICA OZORIO LINHARES | 1 | ||
| ANNA CAROLINA DA ROSA | |||
| ARIANE BARBOSA XAVIER | |||
| ARIANE SOARES SILVA | |||
| ARTHUR RIGHI CENCI | |||
| BARBARA GOMES DIAS | |||
| BEATRIZ ODLOAK DE GOIS | |||
| BEATRIZ STRELOW | |||
| BEATRIZ XAVIER DA SILVA | |||
| BIANCA DEL PONTE DA SILVA | |||
| BIBIANA SCHERER | |||
| BRUNA NEUTZLING THUROW | |||
| BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA | |||
| CAMILA DOS SANTOS CRUZ | |||
| CAMILA IRIGONHE RAMOS | 16 | ||
| CARLOS AKIO YONAMINE | |||
| CARLOS EDUARDO EIDAM | |||
| CAROLINA SCHELLIN MALTZAHN | |||
| CINTIA MEE RA YOO | |||
| CLARICE SCHWAMBACH BARCELOS | |||
| CRISTIELEN PEREIRA FREITAS | |||
| DANIEL ALBERTO DE SOUSA ROCHA NOGUEIRA | |||
| DANIEL LOPES DA ROCHA | |||
| DANIELE DE ARAUJO ALVES | |||
| DAVI FONTES GONZALEZ | |||
| DIEGO FERREIRA GONZALEZ | |||
| DILZA DORNELES DA SILVA | |||
| DIOVANA NEITZKE VOIGT | |||
| EDUARDA ANCA WACHHOLZ | |||
| EDUARDA CARVALHO DOMINGUES | |||
| EDUARDA CEGLINSKI DA SILVA | |||
| EDUARDO VIEIRA CARRER | |||
| ELAINE TOMASI | 1 | ||
| ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ | |||
| ESTER FACCIN | |||
| ESTER LARISSA TAMURA | |||
| FERNANDA DIAS COUGO | |||
| FERNANDA JACOBSEN DUMMER | |||
| FERNANDA RAUPP WILHELM | |||
| FERNANDA TAIS BAMBERG | |||
| GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI | |||
| GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
| GABRIELA DUARTE MOREIRA | |||
| GIOVANA COSTA COLVAR | |||
| GIULIA GABRIELE SCHIAVON DA SILVEIRA | |||
| GRAZIELE GERHARDT | |||
| GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS | |||
| GUILHERME SANTOS DA SILVA | |||
| HELOISA DOMINGUES | |||
| HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER | |||
| INGRID OLIVEIRA DA SILVA | |||
| ISABELA LOPES MARTINI | |||
| ISABELLA ANNUZA COIMBRA | |||
| ISABELLE BARBOSA DE FREITAS | |||
| ISADORA GOTTINARI KOHN | |||
| ISADORA NASCIMENTO SAVI | |||
| JADE SHEHADEH MESSINA | |||
| JOAO HENRIQUE GOMES DE LIMA LACERDA | |||
| JOAO VITOR VOLOSKI OSWALDT | |||
| JOLIANE VITOR MIRANDA | |||
| JOSIANE KÖNZGEN SCHNEID | |||
| JULIA BUCHHORN DE FREITAS | |||
| JULIA FREITAS RODRIGUES | |||
| JULIA GONCALVES PEREIRA | |||
| JULIANA DOS SANTOS DA SILVA OLIVEIRA | |||
| KARINA ALVES DE AZEVEDO | |||
| KARLA PEREIRA MACHADO | 4 | ||
| KETLY EDUARDA NASCIMENTO DA SILVA | |||
| LARA CARVALHO LEANDRO | |||
| LARISSA PIMENTEL BRAGA | |||
| LAURA BARREIRO DE ASSIS | |||
| LAURA DE SOUZA NOGUEIRA | |||
| LETICIA BORBA DE SOUZA | |||
| LETICIA BRIAO CASEIRA | |||
| LIVIA BRANDAO FIDELIS | |||
| LIVIA SILVA PIVA | |||
| LUIS EZEQUIEL CUNHA CARDOSO CORREA | |||
| LUIZA DA SILVA PEREIRA | |||
| MANUELA GUERRA GOMES DE PINHO | |||
| MARCELA OLIVEIRA BRASIL | |||
| MARCOS HENRIQUE CREVELARIO DOS SANTOS | |||
| MARIA ANGÉLICA DA SILVA SANTOS | |||
| MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA | |||
| MARIA RENATA SUASNAVAS SALDARRIAGA | |||
| MARIANA BANDEIRA PEREIRA | |||
| MARIANA DA SILVA AVILA | |||
| MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES | |||
| MARIANA GOULART DO AMARAL | |||
| MARIANA OTERO XAVIER | 2 | ||
| MARIANA REIS RODRIGUES | |||
| MARIANA SILVEIRA MOURAO | |||
| MATEUS RIBEIRO DA SILVA DE MELO | |||
| MATHEUS AUGUSTO GARCIA | |||
| MATHEUS VERAS PLACCE SALES | |||
| MAURICIO BUTTOW REICHOW | |||
| MICHELE DA CRUZ DOS SANTOS | |||
| NARCIZO CORDOVA CUNHA | |||
| NATHIELI HARDTKE ABREU | |||
| NICOLE CARDOZO CORREA | |||
| PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE | |||
| PATRICK DIAS DAS NEVES | |||
| RAFAEL FAGONDE MACHADO | |||
| RAFAEL HENRIQUE BORBA CORONEL | |||
| RAYSSA FERREIRA RIBEIRO | |||
| RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
| ROSELI BATALHA BRAGA | |||
| SAMIRA MARTINES | |||
| SARAH DUTRA VIDAZINHA | |||
| SHERON VIEGAS SILVEIRA | |||
| SOPHIA PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO | |||
| TAISSA TATSCH BORSATTO | |||
| VITOR MAURO DA SILVA | |||
| VITORIA DE ABREU PORTO | |||
| VITORIA KATREIN MACHADO RIBEIRO | |||
| VITORIO VELLAR ROCHO | |||
| YANKA GARCIA REIS | |||
| YASMIN CAMARGO |