Nome do Projeto
Territórios de/em ação: aprendendo e desenvolvendo saúde na/pela rede de atenção psicossocial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/02/2024 - 25/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Trata-se de um projeto unificado com base na extensão e ações de ensino e pesquisa, que visa promover a aproximação da Universidade com a Comunidade, a fim de possibilitar uma colaboração igualitária entre a equipe acadêmica, a equipe da assistência e as organizações comunitárias. Uma vez que entende-se que é preciso promover a troca de saberes e aproximar o que é produzido cientificamente das necessidades reais da população.

Objetivo Geral

Compreender a operacionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o processo de trabalho das equipes que compõem a mesma, a fim de produzir ações e atividades de acordo com as necessidades das unidades (dos profissionais e usuários/as) participantes do projeto, em especial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) escolhido como referência.

Justificativa

O presente projeto unificado justifica-se pela importância de realizar-se a aproximação dos acadêmicos de medicina e demais cursos da saúde da realidade da RAPS e do CAPS, uma vez que os referidos têm pouco ou nenhuma experiencia teórica e pratica nesta área. Abra-se com o projeto e com as ações a possibilidade de criar-se uma via de mão dupla, com a coexistência do saber empírico (vivenciado pelos usuários/as e trabalhadores da rede) e técnico (dos acadêmicos e dos profissionais da rede) para melhora no processo de trabalho dos profissionais e futuros profissionais assim como na assistência as pessoas em sofrimento psíquico.

Metodologia

Para a elaboração e discussão das propostas do projeto de extensão, ele será dividido em três encontros; a saber: o primeiro encontro será entre a professora e os acadêmicos; e os demais encontros serão entre os acadêmicos e os profissionais da unidade e outro entre os acadêmicos e os usuários/as, sempre contando com a presença da professora coordenadora do projeto.
No grupo de estudos será realizado o estudo teórico sobre os temas ou necessidades que forem aparecendo no decorrer dos projetos. Todos os participantes do projeto serão convidados a participar do grupo de estudos, o qual terá a primeira hora reservada apenas para os graduandos. Na oportunidade, será possibilitado o compartilhamento das dificuldades, os anseios e os aspectos positivos das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Será proposto aos graduandos a elaboração de um diário de campo, no qual serão anotadas observações e reflexões decorrentes da sua atuação nos projetos (BALDISSERA, 2012).
Pretende-se no espaço do grupo de estudos instrumentalizar o discente para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, promover discussões e formulação de propostas que atendam às necessidades do estudante e que sejam pertinentes às demandas da sociedade e da comunidade acadêmica.
Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a proposta de pesquisa-ação, que surge como nova proposta metodológica e pretende privilegiar a participação em vista da transformação da realidade. Segundo Thiollent (1985):
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (p.14).
Sendo assim, incialmente será realizada uma reunião com a equipe de saúde da unidade e com os usuários para diálogo sobre os objetivos dos projetos e funcionamento da pesquisa (metodologia), para possíveis ajustes e/ou adaptações. A ideia é que sempre um profissional da unidade e um representante dos usuários acompanhem os alunos e a professora nas atividades de campo.
Serão utilizadas informações do Registros de Ações Ambulatoriais em Saúde (RAAS), da ficha de acolhimento/atendimento individual do serviço e dos prontuários dos usuários/as, para a elaboração do instrumento que será utilizado na coleta de dados do perfil socioeconômico e epidemiológico da população.
Ainda no âmbito da coleta de dados, também será realizado um Grupo focal (GF) com os usuários, os profissionais e os demais graduandos da área da saúde. O GF terá três etapas: planejamento e montagem, prática do grupo focal e análise dos dados. O grupo será composto de oito a dez participantes e terá duração máxima de duas horas. Serão designados um moderador e um observador. Será utilizado um roteiro como instrumento base para a discussão, podendo ser utilizados vídeos, gravuras e imagens, de modo complementar e indutor da discussão. Com a concordância dos participantes, os grupos serão gravados em vídeo para posterior transcrição e análise dos dados (de SOUZA et al., 2019). Os instrumentos citados para coleta de dados poderão ser ampliados e/ou modificados conforme as necessidades do campo de pesquisa.
Serão construídos bancos de dados, com as informações quantitativas e qualitativas provenientes desta etapa, para posterior elaboração das atividades de ensino e extensão, além da produção de relatórios, artigos, resumos e banners para a unidade. Em conjunto com o conhecimento e a análise dos aspectos levantados na pesquisa, será dado início ao projeto de extensão, que tem como objetivo geral a produção de ações e atividades de acordo com as necessidades da unidade de saúde.
Para o desenvolvimento do fluxograma analisador será tomado como base o estudo realizado por Silva Jr, Merhy e Carvalho (2007). Esse instrumento, proposto por Merhy, demonstra, através de símbolos, o processo de trabalho de determinado serviço. As atividades de educação permanente para os profissionais da área da saúde serão desenvolvidas a partir do pressuposto da aprendizagem significativa, produzindo sentidos e transformando práticas profissionais, baseadas na reflexão crítica sobre as suas práticas reais, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (MATTA, 2007).

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
- atingir de 75% a 95% das metas
Metas
Durante os dois aos do projeto pretende-se
- agregar estudantes de pelo menos 3 cursos da área da saúde;
- realizar dois ou mais encontros mensais para o grupo de estudos ( de preferência presencial, podendo eventualmente ser online), sendo um para discussão teórica dos temas da saúde mental e coletiva e um para discussão das atividades de extensão e pesquisa no serviço;
- realizar atividades quinzenais/ semanais de extensão no CAPS selecionado, em pelo menos um turno;
- realizar atividades quinzenais de pesquisa no CAPS e na RAPS;
- realizar atividades quinzenais de elaboração, preparo e análise para a pesquisa;
- realizar pelo menos dois encontros de educação permanente com os profissionais do CAPS e da RAPS, se assim demandado.

Resultados esperados
Espera-se que:
- com os dados produzidos pela pesquisa contribua-se para uma melhoria no serviço alvo, na RAPS e na assistência as pessoas em sofrimento psíquico;
- que as ações de ensino e extensão reflitam em uma formação acadêmica interdisciplinar e multiprofissional, oportunizando aos acadêmicos uma vivencia no serviço, o entendimento da RAPS e do processo de trabalho em saúde mental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA FAGUNDES LEMOS
ALINE MARA DE ASSIS
AMANDA FERREIRA DE FREITAS
ANA CAROLINA MOREIRA CORREA
BEATRIZ HENRIQUES MANSANARI
BEATRIZ XAVIER DA SILVA
CAMILA DOS SANTOS CRUZ
CAMILA IRIGONHE RAMOS24
CARLOS AKIO YONAMINE
CRISTIELEN PEREIRA FREITAS
CÍNTIA LISCANO MORAES
DANIEL ALBERTO DE SOUSA ROCHA NOGUEIRA
DILZA DORNELES DA SILVA
EDUARDA ANCA WACHHOLZ
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ
ESTER LARISSA TAMURA
Ester Faccin
GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI
JOLIANE VITOR MIRANDA
JULIA FREITAS RODRIGUES
JULIA GONCALVES PEREIRA
KARINA ALVES DE AZEVEDO
KARLA PEREIRA MACHADO4
LAURA DE SOUZA NOGUEIRA
LETICIA BORBA DE SOUZA
LETICIA BRIAO CASEIRA
LIVIA SILVA PIVA
LUIZA DA SILVA PEREIRA
MARIA ANGÉLICA DA SILVA SANTOS
MARIANA BANDEIRA PEREIRA
MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES
MARIANA REIS RODRIGUES
MICHELE DA CRUZ DOS SANTOS
NICOLE CARDOZO CORREA
PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE
PATRICK DIAS DAS NEVES
PAULO GUILHERME MULLER
RAYSSA FERREIRA RIBEIRO
THACIANE DA SILVA PEDROSO
VITOR MAURO DA SILVA
VITORIA SANDRINI VERGARA

Página gerada em 28/04/2024 16:13:36 (consulta levou 0.188695s)