Nome do Projeto
Territórios de/em ação: aprendendo e desenvolvendo saúde na/pela rede de atenção psicossocial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/02/2024 - 25/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Trata-se de um projeto unificado com base na extensão e ações de ensino e pesquisa, que visa promover a aproximação da Universidade com a Comunidade, a fim de possibilitar uma colaboração igualitária entre a equipe acadêmica, a equipe da assistência e as organizações comunitárias. Uma vez que entende-se que é preciso promover a troca de saberes e aproximar o que é produzido cientificamente das necessidades reais da população.
Objetivo Geral
Compreender a operacionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o processo de trabalho das equipes que compõem a mesma, a fim de produzir ações e atividades de acordo com as necessidades das unidades (dos profissionais e usuários/as) participantes do projeto, em especial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) escolhido como referência.
Justificativa
O presente projeto unificado justifica-se pela importância de realizar-se a aproximação dos acadêmicos de medicina e demais cursos da saúde da realidade da RAPS e do CAPS, uma vez que os referidos têm pouco ou nenhuma experiencia teórica e pratica nesta área. Abra-se com o projeto e com as ações a possibilidade de criar-se uma via de mão dupla, com a coexistência do saber empírico (vivenciado pelos usuários/as e trabalhadores da rede) e técnico (dos acadêmicos e dos profissionais da rede) para melhora no processo de trabalho dos profissionais e futuros profissionais assim como na assistência as pessoas em sofrimento psíquico.
Metodologia
Para a elaboração e discussão das propostas do projeto de extensão, ele será dividido em três encontros; a saber: o primeiro encontro será entre a professora e os acadêmicos; e os demais encontros serão entre os acadêmicos e os profissionais da unidade e outro entre os acadêmicos e os usuários/as, sempre contando com a presença da professora coordenadora do projeto.
No grupo de estudos será realizado o estudo teórico sobre os temas ou necessidades que forem aparecendo no decorrer dos projetos. Todos os participantes do projeto serão convidados a participar do grupo de estudos, o qual terá a primeira hora reservada apenas para os graduandos. Na oportunidade, será possibilitado o compartilhamento das dificuldades, os anseios e os aspectos positivos das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Será proposto aos graduandos a elaboração de um diário de campo, no qual serão anotadas observações e reflexões decorrentes da sua atuação nos projetos (BALDISSERA, 2012).
Pretende-se no espaço do grupo de estudos instrumentalizar o discente para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, promover discussões e formulação de propostas que atendam às necessidades do estudante e que sejam pertinentes às demandas da sociedade e da comunidade acadêmica.
Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a proposta de pesquisa-ação, que surge como nova proposta metodológica e pretende privilegiar a participação em vista da transformação da realidade. Segundo Thiollent (1985):
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (p.14).
Sendo assim, incialmente será realizada uma reunião com a equipe de saúde da unidade e com os usuários para diálogo sobre os objetivos dos projetos e funcionamento da pesquisa (metodologia), para possíveis ajustes e/ou adaptações. A ideia é que sempre um profissional da unidade e um representante dos usuários acompanhem os alunos e a professora nas atividades de campo.
Serão utilizadas informações do Registros de Ações Ambulatoriais em Saúde (RAAS), da ficha de acolhimento/atendimento individual do serviço e dos prontuários dos usuários/as, para a elaboração do instrumento que será utilizado na coleta de dados do perfil socioeconômico e epidemiológico da população.
Ainda no âmbito da coleta de dados, também será realizado um Grupo focal (GF) com os usuários, os profissionais e os demais graduandos da área da saúde. O GF terá três etapas: planejamento e montagem, prática do grupo focal e análise dos dados. O grupo será composto de oito a dez participantes e terá duração máxima de duas horas. Serão designados um moderador e um observador. Será utilizado um roteiro como instrumento base para a discussão, podendo ser utilizados vídeos, gravuras e imagens, de modo complementar e indutor da discussão. Com a concordância dos participantes, os grupos serão gravados em vídeo para posterior transcrição e análise dos dados (de SOUZA et al., 2019). Os instrumentos citados para coleta de dados poderão ser ampliados e/ou modificados conforme as necessidades do campo de pesquisa.
Serão construídos bancos de dados, com as informações quantitativas e qualitativas provenientes desta etapa, para posterior elaboração das atividades de ensino e extensão, além da produção de relatórios, artigos, resumos e banners para a unidade. Em conjunto com o conhecimento e a análise dos aspectos levantados na pesquisa, será dado início ao projeto de extensão, que tem como objetivo geral a produção de ações e atividades de acordo com as necessidades da unidade de saúde.
Para o desenvolvimento do fluxograma analisador será tomado como base o estudo realizado por Silva Jr, Merhy e Carvalho (2007). Esse instrumento, proposto por Merhy, demonstra, através de símbolos, o processo de trabalho de determinado serviço. As atividades de educação permanente para os profissionais da área da saúde serão desenvolvidas a partir do pressuposto da aprendizagem significativa, produzindo sentidos e transformando práticas profissionais, baseadas na reflexão crítica sobre as suas práticas reais, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (MATTA, 2007).
No grupo de estudos será realizado o estudo teórico sobre os temas ou necessidades que forem aparecendo no decorrer dos projetos. Todos os participantes do projeto serão convidados a participar do grupo de estudos, o qual terá a primeira hora reservada apenas para os graduandos. Na oportunidade, será possibilitado o compartilhamento das dificuldades, os anseios e os aspectos positivos das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Será proposto aos graduandos a elaboração de um diário de campo, no qual serão anotadas observações e reflexões decorrentes da sua atuação nos projetos (BALDISSERA, 2012).
Pretende-se no espaço do grupo de estudos instrumentalizar o discente para a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e extensão, promover discussões e formulação de propostas que atendam às necessidades do estudante e que sejam pertinentes às demandas da sociedade e da comunidade acadêmica.
Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a proposta de pesquisa-ação, que surge como nova proposta metodológica e pretende privilegiar a participação em vista da transformação da realidade. Segundo Thiollent (1985):
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (p.14).
Sendo assim, incialmente será realizada uma reunião com a equipe de saúde da unidade e com os usuários para diálogo sobre os objetivos dos projetos e funcionamento da pesquisa (metodologia), para possíveis ajustes e/ou adaptações. A ideia é que sempre um profissional da unidade e um representante dos usuários acompanhem os alunos e a professora nas atividades de campo.
Serão utilizadas informações do Registros de Ações Ambulatoriais em Saúde (RAAS), da ficha de acolhimento/atendimento individual do serviço e dos prontuários dos usuários/as, para a elaboração do instrumento que será utilizado na coleta de dados do perfil socioeconômico e epidemiológico da população.
Ainda no âmbito da coleta de dados, também será realizado um Grupo focal (GF) com os usuários, os profissionais e os demais graduandos da área da saúde. O GF terá três etapas: planejamento e montagem, prática do grupo focal e análise dos dados. O grupo será composto de oito a dez participantes e terá duração máxima de duas horas. Serão designados um moderador e um observador. Será utilizado um roteiro como instrumento base para a discussão, podendo ser utilizados vídeos, gravuras e imagens, de modo complementar e indutor da discussão. Com a concordância dos participantes, os grupos serão gravados em vídeo para posterior transcrição e análise dos dados (de SOUZA et al., 2019). Os instrumentos citados para coleta de dados poderão ser ampliados e/ou modificados conforme as necessidades do campo de pesquisa.
Serão construídos bancos de dados, com as informações quantitativas e qualitativas provenientes desta etapa, para posterior elaboração das atividades de ensino e extensão, além da produção de relatórios, artigos, resumos e banners para a unidade. Em conjunto com o conhecimento e a análise dos aspectos levantados na pesquisa, será dado início ao projeto de extensão, que tem como objetivo geral a produção de ações e atividades de acordo com as necessidades da unidade de saúde.
Para o desenvolvimento do fluxograma analisador será tomado como base o estudo realizado por Silva Jr, Merhy e Carvalho (2007). Esse instrumento, proposto por Merhy, demonstra, através de símbolos, o processo de trabalho de determinado serviço. As atividades de educação permanente para os profissionais da área da saúde serão desenvolvidas a partir do pressuposto da aprendizagem significativa, produzindo sentidos e transformando práticas profissionais, baseadas na reflexão crítica sobre as suas práticas reais, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações (MATTA, 2007).
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
- atingir de 75% a 95% das metas
Metas
Durante os dois aos do projeto pretende-se
- agregar estudantes de pelo menos 3 cursos da área da saúde;
- realizar dois ou mais encontros mensais para o grupo de estudos ( de preferência presencial, podendo eventualmente ser online), sendo um para discussão teórica dos temas da saúde mental e coletiva e um para discussão das atividades de extensão e pesquisa no serviço;
- realizar atividades quinzenais/ semanais de extensão no CAPS selecionado, em pelo menos um turno;
- realizar atividades quinzenais de pesquisa no CAPS e na RAPS;
- realizar atividades quinzenais de elaboração, preparo e análise para a pesquisa;
- realizar pelo menos dois encontros de educação permanente com os profissionais do CAPS e da RAPS, se assim demandado.
Resultados esperados
Espera-se que:
- com os dados produzidos pela pesquisa contribua-se para uma melhoria no serviço alvo, na RAPS e na assistência as pessoas em sofrimento psíquico;
- que as ações de ensino e extensão reflitam em uma formação acadêmica interdisciplinar e multiprofissional, oportunizando aos acadêmicos uma vivencia no serviço, o entendimento da RAPS e do processo de trabalho em saúde mental.
- atingir de 75% a 95% das metas
Metas
Durante os dois aos do projeto pretende-se
- agregar estudantes de pelo menos 3 cursos da área da saúde;
- realizar dois ou mais encontros mensais para o grupo de estudos ( de preferência presencial, podendo eventualmente ser online), sendo um para discussão teórica dos temas da saúde mental e coletiva e um para discussão das atividades de extensão e pesquisa no serviço;
- realizar atividades quinzenais/ semanais de extensão no CAPS selecionado, em pelo menos um turno;
- realizar atividades quinzenais de pesquisa no CAPS e na RAPS;
- realizar atividades quinzenais de elaboração, preparo e análise para a pesquisa;
- realizar pelo menos dois encontros de educação permanente com os profissionais do CAPS e da RAPS, se assim demandado.
Resultados esperados
Espera-se que:
- com os dados produzidos pela pesquisa contribua-se para uma melhoria no serviço alvo, na RAPS e na assistência as pessoas em sofrimento psíquico;
- que as ações de ensino e extensão reflitam em uma formação acadêmica interdisciplinar e multiprofissional, oportunizando aos acadêmicos uma vivencia no serviço, o entendimento da RAPS e do processo de trabalho em saúde mental.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA FAGUNDES LEMOS | |||
ALINE MARA DE ASSIS | |||
AMANDA BEATRIZ DOS SANTOS SILVA | |||
AMANDA FERREIRA DE FREITAS | |||
AMANDA ZANONZINI SIMOES | |||
ANA CAROLINA MOREIRA CORREA | |||
ANA JULIA AGUIAR LUCENA | |||
ANGELICA OZORIO LINHARES | 1 | ||
ARIANE BARBOSA XAVIER | |||
BARBARA GOMES DIAS | |||
BEATRIZ STRELOW | |||
BEATRIZ XAVIER DA SILVA | |||
BRUNA NEUTZLING THUROW | |||
BRUNO EDUARDO PEREIRA SILVA | |||
CAMILA DOS SANTOS CRUZ | |||
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 20 | ||
CARLOS AKIO YONAMINE | |||
CINTIA MEE RA YOO | |||
CLARICE SCHWAMBACH BARCELOS | |||
CRISTIELEN PEREIRA FREITAS | |||
DANIEL ALBERTO DE SOUSA ROCHA NOGUEIRA | |||
DANIELE DE ARAUJO ALVES | |||
DAVI FONTES GONZALEZ | |||
DIEGO FERREIRA GONZALEZ | |||
DILZA DORNELES DA SILVA | |||
DIOVANA NEITZKE VOIGT | |||
EDUARDA ANCA WACHHOLZ | |||
EDUARDO VIEIRA CARRER | |||
ELAINE TOMASI | 1 | ||
ELISAH REBECA MOURAO DA CRUZ | |||
ESTER LARISSA TAMURA | |||
Ester Faccin | |||
FERNANDA DIAS COUGO | |||
FERNANDA RAUPP WILHELM | |||
FERNANDA TAIS BAMBERG | |||
GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI | |||
GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
GABRIELA DUARTE MOREIRA | |||
GUILHERME SANTOS DA SILVA | |||
HELOISA DOMINGUES | |||
HELOISA SCHUELTER BUSEMAYER | |||
ISABELLA ANNUZA COIMBRA | |||
ISADORA GOTTINARI KOHN | |||
ISADORA NASCIMENTO SAVI | |||
JOAO HENRIQUE GOMES DE LIMA LACERDA | |||
JOAO VITOR VOLOSKI OSWALDT | |||
JOLIANE VITOR MIRANDA | |||
JOSIANE KÖNZGEN SCHNEID | |||
JULIA BUCHHORN DE FREITAS | |||
JULIA FREITAS RODRIGUES | |||
JULIA GONCALVES PEREIRA | |||
JULIANA DOS SANTOS DA SILVA OLIVEIRA | |||
KARINA ALVES DE AZEVEDO | |||
KARLA PEREIRA MACHADO | 4 | ||
KETLY EDUARDA NASCIMENTO DA SILVA | |||
LARA CARVALHO LEANDRO | |||
LAURA BARREIRO DE ASSIS | |||
LAURA DE SOUZA NOGUEIRA | |||
LETICIA BORBA DE SOUZA | |||
LETICIA BRIAO CASEIRA | |||
LIVIA SILVA PIVA | |||
LUIS EZEQUIEL CUNHA CARDOSO CORREA | |||
LUIZA DA SILVA PEREIRA | |||
Larissa Pimentel Braga | |||
MANUELA GUERRA GOMES DE PINHO | |||
MARIA ANGÉLICA DA SILVA SANTOS | |||
MARIA EDUARDA CAPRINI NEGRAO DE LIMA | |||
MARIANA BANDEIRA PEREIRA | |||
MARIANA DA SILVA AVILA | |||
MARIANA FERREIRA DUARTE BORGES | |||
MARIANA GOULART DO AMARAL | |||
MARIANA REIS RODRIGUES | |||
MATEUS RIBEIRO DA SILVA DE MELO | |||
MATHEUS AUGUSTO GARCIA | |||
MATHEUS VERAS PLACCE SALES | |||
MAURICIO BUTTOW REICHOW | |||
MICHELE DA CRUZ DOS SANTOS | |||
Maria Renata Suasnavas Saldarriaga | |||
NARCIZO CORDOVA CUNHA | |||
NICOLE CARDOZO CORREA | |||
PAMELA CRISLAINE DUARTE DE DUARTE | |||
PATRICK DIAS DAS NEVES | |||
RAFAEL FAGONDE MACHADO | |||
RAYSSA FERREIRA RIBEIRO | |||
RENAN TERRA DE OLIVEIRA | |||
Roseli Batalha Braga | |||
SAMIRA MARTINES | |||
SHERON VIEGAS SILVEIRA | |||
TAISSA TATSCH BORSATTO | |||
VITOR MAURO DA SILVA | |||
VITORIA DE ABREU PORTO | |||
VITORIO VELLAR ROCHO |