Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 6ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido.
A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e ocasionar a evasão desse acadêmico.
Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial.
Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm, possivelmente, mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade.
Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes de 2024. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer 6ª edição da Acolhida Matemática (Noturno) como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante a primeira semana do início do semestre letivo, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.
Objetivo Geral
Acolher os alunos ingressantes, em 2024, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.
Justificativa
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Será realizada ampla divulgação via redes sociais e enviado convite, via email, aos ingressantes do período letivo de 2024/1 para participação da Semana de Acolhimento aos Bixos 2024.
Para a recepção dos Bixos 2024 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM. Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2024, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.
Para a recepção dos Bixos 2024 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM. Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2024, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.
Indicadores, Metas e Resultados
Acreditamos que a troca de experiências, o acolhimento e informações acadêmicas no ingresso do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE OLIVEIRA RIOS NETO | |||
ALISSON DUARTE LEITE | |||
BIANCA SCHULZ VARGAS | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | 2 | ||
CLARISSA FELIX TAVARES | |||
CRISTIANO FIGUEIREDO ROSENHEIN | |||
Camila Aparecida Albano | |||
Cláudio José Braga de Bittencourt | |||
Cláudio José Braga de Bittencourt | |||
CÍCERO NACHTIGALL | 2 | ||
DANIELA GARCIA MELO DANDA | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 2 | ||
DANIELLE TORRES BRAGA | |||
EDUARDA HARTWIG CENTENO | |||
EMERSON DUARTE DE SOUZA | |||
EMILENI TESSMER | 2 | ||
Ellen Shaiane Treichel Muller | |||
FABIANE PETER MUNHOZ | |||
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | |||
GABRIEL FERRARI | |||
GABRIEL SOUZA DA SILVA | |||
GABRIELA DE FARIAS GONCALVES | |||
GERSON CAMARGO DE OLIVEIRA | |||
GRACIELE AGUIRRE | |||
GUILHERME DA SILVA MONTENEGRO | |||
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | |||
JAINE OLIVEIRA ALVES | |||
JOANA LUDTKE ARAUJO | |||
JOAO VITOR DITTGEN ROPKE | |||
JULIA ELVIRA MADIERO | |||
Joana Aline Moreira Simões | |||
José Fernando Ugoski Silveira | |||
LAUAN SCHNEID MARTINS | |||
LEONARDO DAVI KOPP SCAGLIONI | |||
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 2 | ||
LORRAYNE MILECH DE BORBA | |||
LUCAS FERNANDO GOUVEA MACHADO | |||
Lavínia Borges Cardoso | |||
MAIARA DUARTE TAVARES | |||
MARCOS VINICIUS DE LIMA NUNES | |||
MARIANA LUNA LIRA DA SILVEIRA | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA TUNAS | |||
MIGUEL JORGE WEBER | |||
NATHALY ALVES PICANCO | |||
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 22 | ||
OTTO GERMANO BLANK | |||
PABLO TEIXEIRA MONTIEL ROSA | |||
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 26 | ||
PEDRO SIMOES DAL MOLIN | |||
PEDRO WAISS MOURA | |||
RAFAEL GUTERRES ORTIZ | |||
REJANE PERGHER | 2 | ||
RIAN DA SILVA PEREIRA | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 2 | ||
SERGIO LUIZ PIEROBOM | |||
Simone Macedo Poerner | |||
THALINE FERREIRA CASTILHOS | |||
VIVIAN MARQUES VIANNA | |||
WILLIAM PORTO RODRIGUES |