Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 6ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido. A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e ocasionar a evasão desse acadêmico. Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial. Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm, possivelmente, mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes de 2024. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer 6ª edição da Acolhida Matemática (Noturno) como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante a primeira semana do início do semestre letivo, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.

Objetivo Geral

Acolher os alunos ingressantes, em 2024, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.

Justificativa

Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.

Metodologia

Será realizada ampla divulgação via redes sociais e enviado convite, via email, aos ingressantes do período letivo de 2024/1 para participação da Semana de Acolhimento aos Bixos 2024.
Para a recepção dos Bixos 2024 serão convidados além dos ingressantes já citados, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno e os gestores do IFM. Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre a Universidade e o Curso.
No decorrer dos demais dias do evento ocorrerão palestras, roda de conversas, apresentação dos professores que ministrarão aula aos ingressantes de 2024, visita à biblioteca, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação.

Indicadores, Metas e Resultados

Acreditamos que a troca de experiências, o acolhimento e informações acadêmicas no ingresso do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON DUARTE LEITE
CLARISSA FELIX TAVARES
Cláudio José Braga de Bittencourt
DANIELA GARCIA MELO DANDA
EDUARDA HARTWIG CENTENO
Ellen Shaiane Treichel Muller
FABIANE PETER MUNHOZ
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO
GABRIEL FERRARI
GUILHERME DA SILVA MONTENEGRO
José Fernando Ugoski Silveira
Lavínia Borges Cardoso
MAIARA DUARTE TAVARES
MARCOS VINICIUS DE LIMA NUNES
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA TUNAS
MIGUEL JORGE WEBER
NATHALY ALVES PICANCO
NEIDE PIZZOLATO ANGELO22
OTTO GERMANO BLANK
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL26
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
SERGIO LUIZ PIEROBOM
Simone Macedo Poerner
WILLIAM PORTO RODRIGUES

Página gerada em 03/05/2024 02:23:02 (consulta levou 0.513407s)