Nome do Projeto
Investigação, documentação e exibição do acervo do MALG
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/04/2024 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto refere-se à pesquisa, a documentação do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e a exibição em suas três Galerias - Sala do patrono, Galeria Marina de Moraes Pires e Galeria Luciana Renck Reis - , bem como exposições que possam ser realizadas pelo Museu em parceria com outros espaços. A programação é definida pelo Núcleo de Programação e Curadoria do Museu de acordo com a previsão de ocupação das salas, conforme o regimento do Museu.
Objetivo Geral
- Investigar e publicizar as obras do acervo do Museu de Arte Leopoldo Goruzzo;
-Documentar as obras através de fotografia e ou vídeo;
- Definir, a partir da investigação e documentação do acervo do Museu, a programação das exposições no MALG;
- Convidar ou designar no próprio Núcleo curadores para cada exposição;
- Subsidiar todos os aspectos envolvidos nas exposições do Museu: projeto expográfico, divulgação, ações educativas, visitas guiadas, produção de textos etc.
-Documentar as obras através de fotografia e ou vídeo;
- Definir, a partir da investigação e documentação do acervo do Museu, a programação das exposições no MALG;
- Convidar ou designar no próprio Núcleo curadores para cada exposição;
- Subsidiar todos os aspectos envolvidos nas exposições do Museu: projeto expográfico, divulgação, ações educativas, visitas guiadas, produção de textos etc.
Justificativa
O Museu de arte Leopoldo Gotuzzo é uma instituição que surge, inicialmente, para abrigar a obra do artista pelotense que designa o museu. Aberto ao público em 07 de novembro de 1986 possui quase 38 anos de funcionamento e se consolida como um dos mais importantes museus da UFPEL, da cidade de Pelotas e da região sul do Rio Grande do Sul. Desde sua fundação o MALG já conta com outras coleções, além do conjunto de obras de Leopoldo Gotuzzo e, em seus anos de funcionamento, passou por distintas fases que o consolidam como espaço de preservação e divulgação da cultura, especialmente das artes visuais. Como um museu universitário tem cumprido a função de levar a comunidade muito do que é produzido no âmbito do Museu a partir de atividades de ensino e pesquisa que culminam com sua vocação naturalmente extensionista. O MALG expõe sempre obras de Leopoldo Gotuzzo e, nas demais galerias, exposições de longa duração seja das outras coleções de seu acervo, seja de artistas históricos ou parceria com outras instituições, ou, ainda, exposições experimentais de curta duração. Além disso o MALG atualmente atua em parceria com a Rede de Museus da UFPEL na intenção de fortalecer e ser fortalecido a partir de atividades comuns e com foco em ações interdisciplinares com áreas de conhecimento comuns.
Metodologia
Pesquisa no acervo do museu, investigações sobre as obras e artistas;
Entrevistas com os artistas ou familiares dos artistas; Pesquisa bibliográfica.
Documentação das obras do acervo através de fotografia e ou vídeo;
De maneira geral, o processo que envolve a realização das exposições pode ser dividido em três etapas: 1) pré-produção; 2) produção; 3) pós-produção. A etapa de pré-produção tem início na própria atividade do Núcleo de Programação e Curadoria e, muitas vezes antecede com até um ano ou mais a definição das atividades do Museu. Nesta etapa, muitas vezes são necessárias pesquisas, estabelecimento de parcerias, solicitação de obras de outras coleções, autorizações, busca de dados biográficos e todo material que poderá enriquecer e qualificar o que será exposto. Já no momento da produção tem início o planejamento do projeto expográfico, da definição e distribuição das obras nas galerias, preparação e pintura das paredes, a montagem da exposição propriamente dita, definição e colocação de textos nas paredes, definição e colocação de etiquetas, ajustes de iluminação e toda ordem de detalhamento que cada exposição demanda. Por fim, a etapa de pós-produção implica na desmontagem, retirada das obras e dos textos e devolução de material - quando é o caso. Tal processo precisa sempre ser realizado para cada exposição, em cada uma das três galerias do Museu.
Entrevistas com os artistas ou familiares dos artistas; Pesquisa bibliográfica.
Documentação das obras do acervo através de fotografia e ou vídeo;
De maneira geral, o processo que envolve a realização das exposições pode ser dividido em três etapas: 1) pré-produção; 2) produção; 3) pós-produção. A etapa de pré-produção tem início na própria atividade do Núcleo de Programação e Curadoria e, muitas vezes antecede com até um ano ou mais a definição das atividades do Museu. Nesta etapa, muitas vezes são necessárias pesquisas, estabelecimento de parcerias, solicitação de obras de outras coleções, autorizações, busca de dados biográficos e todo material que poderá enriquecer e qualificar o que será exposto. Já no momento da produção tem início o planejamento do projeto expográfico, da definição e distribuição das obras nas galerias, preparação e pintura das paredes, a montagem da exposição propriamente dita, definição e colocação de textos nas paredes, definição e colocação de etiquetas, ajustes de iluminação e toda ordem de detalhamento que cada exposição demanda. Por fim, a etapa de pós-produção implica na desmontagem, retirada das obras e dos textos e devolução de material - quando é o caso. Tal processo precisa sempre ser realizado para cada exposição, em cada uma das três galerias do Museu.
Indicadores, Metas e Resultados
Apesar de uma queda nos números totais de visitantes em 2022, o museu em 2023 está demonstrando uma retomada após a pandemia, mesmo tendo enfrentado também uma drástica diminuição no horário de visitação. Os anos de 2020 e 2021 não foram contabilizados devido o Museu estar fechado à visitação pelos efeitos da pandemia. Os números de visitação de 2023 demonstram uma retomada da visitação, limitada pelo horário reduzido de abertura ao público.
Espera-se conseguir aumentar essa visitação ao mesmo tempo em que se procederá um estudo relativo aos visitantes do Museu para, dessa maneira, qualificar ainda mais as atividades oferecidas e estabelecer sintonia entre as necessidades e expectativas do público e a missão da instituição.
Espera-se conseguir aumentar essa visitação ao mesmo tempo em que se procederá um estudo relativo aos visitantes do Museu para, dessa maneira, qualificar ainda mais as atividades oferecidas e estabelecer sintonia entre as necessidades e expectativas do público e a missão da instituição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CARLA DE BRITO | 13 | ||
CARLOS WALTER ALVES SOARES | 10 | ||
DANIEL BRUNO MOMOLI | 2 | ||
EDUARDO SOARES DEVENS | |||
FABIO GALLI ALVES | 3 | ||
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO | |||
HELENE GOMES SACCO | 4 | ||
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA | |||
JOANA SOSTER LIZOTT | 27 | ||
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES | 10 | ||
JULIANA CORREA HERMES ANGELI | 4 | ||
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA | |||
LEONORA OXLEY RODRIGUES | 10 | ||
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA | 51 | ||
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO | 10 | ||
NATALIA CERQUEIRA NORNBERG | |||
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO | |||
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS | 8 | ||
RICARDO PERUFO MELLO | 21 | ||
ROBERTA RODRIGUES TRIERWEILER | 7 | ||
Roseli Aparecida da Silva Nery | |||
THAIS CRISTINA MARTINO SEHN | 6 | ||
WERNER EWALD | 10 |