Nome do Projeto
VI Encontro Internacional Fronteiras e Identidades
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2024 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
A sexta edição do Encontro Internacional Fronteiras e Identidades dará seguimento ao evento internacional promovido pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPEL. Iniciado em 2012, o evento tem como base o campo de concentração do PPGH/UFPEL: “Fronteiras e identidades”, e vem se consolidando nos últimos anos como referência para discussão de temas afins na área das ciências humanas no sul do Brasil. A última edição ocorreu de forma remota no ano de 2021, ainda durante o período pandêmico da COVID-19, com expressiva participação de pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do exterior. A retomada presencial do evento neste ano de 2024, estará associada ao projeto de Pós-doutorado estratégico (Edital 16/2022 CAPES) que vem sendo desenvolvido pelo PPGH, tratando sobre a temática das comemorações e identidades na Fronteira Sul. Portanto, nesta edição pretende-se abrir um fórum de discussões sobre o centenário de acontecimentos marcantes dos anos 1920, com destaque para as tensões políticas e culturais do período e seus desdobramentos (questões econômicas e políticas do entreguerras, a crise da Primeira República, as revoltas sociais, os movimentos culturais etc.). Além disso, ainda no tema das efemérides, busca-se promover o debate sobre os 60 anos do Golpe de Estado de 1964 e suas reverberações sociais e políticas no Brasil e nos países vizinhos, bem como as políticas de memória referentes aos regimes ditatoriais na América Latina. A partir destes temas, busca-se promover o conhecimento através do diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do Brasil e do exterior, destacando novas pesquisas sobre a construção de identidades (oficiais e não-oficiais), e os usos do passado em diferentes tempos tendo como panorama as os centenários e as celebrações a fim de discutir suas funções sociais/culturais e seus desdobramentos historiográficos.

Objetivo Geral

Realizar o 6º Encontro Internacional Fronteiras e Identidades entre os dias 10 e 12 de setembro de 2024.

Justificativa

O Encontro Internacional Fronteiras e Identidades chega a sua 6ª edição em 2024, retomando a presencialidade do evento depois da pandemia de Covid-19. O Encontro é um importante momento para agregar pesquisadores/as em torno das inúmeras possibilidades de abordagens do tema “Fronteiras e Identidades”, sobretudo neste espaço geográfico e cultural das fronteiras meridionais que estabelece relações diretas com a identificação de Pelotas, e consequentemente com as ações de ensino, pesquisa e extensão da UFPEL. O evento é portanto relevante, não somente por projetar o PPGH no campo da pesquisa em nível nacional e internacional, mas também por debater novas pesquisas em temas atuais de trabalho de historiadores e historiadoras, através de Simpósios Temáticos, Mesas de Debate e Conferências. Da mesma forma, constitui-se em um espaço de reflexão sobre os diálogos do passado com os problemas contemporâneos do Brasil em áreas como política, economia, cultura e sociedade. Além disso, o evento promove espaço para a divulgação das pesquisas em andamento de discentes de mestrado e doutorado do PPGH da UFPel, estimulando o diálogo com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior.

Metodologia

O evento ocorrerá a partir de uma proposta que congrega simpósios temáticos, conferências e mesas-redondas. Com relação às conferências, está prevista a participação de pesquisadores de importantes centros internacionais da pesquisa histórica, além de pesquisadores de renomadas instituições nacionais com pesquisas na área da Primeira República e da Ditadura Militar. Além destas questões, o evento se propõe a reunir pesquisadores, alunos, professores, em especial das redes pública e privada da região de Pelotas, com interesse e produção relacionada à área de concentração Fronteiras e Identidades, proporcionando discussões referentes às novas linhas de pesquisa ou metodologias que podem ser aplicadas nos estudos desta área. Está prevista a realização de mais de 15 Simpósios Temáticos, três mesas redondas e três conferências, além de apresentações artísticas e musicais, valorizando os artistas locais e do Centro de Artes da UFPEL. Após o evento a equipe responsável se reunirá para a avaliação desta edição e a apresentação de novas propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar o encontro entre os dias 10 e 12 de setembro de 2024.
Proporcionar amplo debate entre pesquisadores dos temas sobre fronteiras, identidades, comemorações e usos do passado.
Possibilitar trocas acadêmicas entre discentes, docentes e pesquisadores do Brasil e do exterior.
Colaborar com o desenvolvimento de novas pesquisas relativas ao campo de concentração do PPGH.
Permitir interação entre o público acadêmico e a comunidade geral.
Realizar atividades culturais paralelas, como exposições, espetáculos cênicos, de música e lançamento de livros.
Disponibilizar para o público acadêmico e geral os textos completos do evento.
Dar visibilidade aos cursos de História (Bacharelado, Licenciatura) e ao Programa de Pós-graduação em História (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES2
DARLAN DE MAMANN MARCHI43
GEZA LISIANE CARÚS GUEDES
JONAS MOREIRA VARGAS45
LARISSA CERONI DE MORAIS
LILIAN OLIVEIRA TREVISAN LIMA
Leticia Sabina Wermeier Krilow43

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
inscriçõesR$ 50.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 50.000,00

Página gerada em 27/04/2024 17:06:37 (consulta levou 0.206441s)