Nome do Projeto
Serviços Especializados de Saúde Bucal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 04/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Atualmente a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas possui mais 70 profissionais de odontologia (professores e dentistas técnicos administrativos) 120 pós-graduandos em odontologia e 400 estudantes de graduação atuando de segunda feira a sexta feira em 60 consultórios odontológicos. É referência em especialidades odontológicas para o município de Pelotas (com quem mantém 1 centro de especialidades odontológicas) . Com mais de uma década de experiência na contratualização de serviços e prezando pela excelência clínica a Faculdade de Odontologia pode auxiliar no melhoria do acesso a serviços de saúde bucal especializados para os municípios da região sul do Rio Grande do Sul, contribuindo no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e melhoria da saúde da população da região.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é ofertar aos municípios da região sul do Rio Grande do Sul serviços especializados em saúde bucal.

Justificativa

Atualmente a região sul do Rio Grande do Sul possuem 3 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): 2 localizados na cidade de Pelotas (1 sendo localizado nas dependências da Fo-UFPel) e outro no município de Canguçu. Os CEO's de Pelotas são exclusivos para atendimentos de pacientes com domicílio na cidade, e o CEO de Canguçu é regional, no entanto insuficiente para atender todas as demandas da região.
Nesse sentido, é fundamental a ampliação de ofertar de serviços especializados em saúde bucal para a população de municípios da região sul do Rio Grande do Sul mais especificamente de forma integrada com o Sistema Único de Saúde.

Metodologia

As ofertas de serviços especializados serão realizadas a partir da necessidade de cada município. Deverão ser pactuados entre município interessado e FO-UFPel as especialidades a serem ofertadas, quantidade de pacientes e procedimentos ofertados e fluxo de encaminhamento. Os atendimentos serão desenvolvidos nas dependências da FO-UFPel sem prejuízo a graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de pacientes atendidos/ mês
Número de procedimentos realizados dentistica / mês
Número de procedimentos realizados endodontia / mês
Número de procedimentos realizados periodontia / mês
Número de procedimentos realizados cirurgia / mês
Número de procedimentos realizados prótese / mês
Número de procedimentos realizados estomatologia / mês
Número de procedimentos realizados odontopediatria / mês
Número de procedimentos realizados ortodontia/ mês

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO GARCIA LIMA6
LUIZ CARLOS SPECHET PRADO
MAURO CARDOSO RIBEIRO
OTAVIO PEREIRA D AVILA5

Página gerada em 28/04/2024 17:56:36 (consulta levou 0.132819s)