Nome do Projeto
IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2024 - 02/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade é a continuidade da atividade de extensão iniciada em 2018. O salto para internacional ocorreu no ano passado, cujo resultado foi a confecção de um livro, em forma de e-book (com autores nacionais e internacionais), consolidado de vez a proposta. O evento deste ano tem o intuito de repensar ante a perspectiva da ética, as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio para superar patologias advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural os quais perpassam a formação docente. A noção intercultural epistêmica também compõe o horizonte da ética entre estes matizes passando a ser referência formativa na construção de uma sociedade saudável o que inclui a formação de professores. Objetiva-se discutir dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas de uma epistemologia/pedagogia triangular capaz de dar sentido as noções de diversidades.

Objetivo Geral

Delinear relações teórico-práticas capaz de lidar com os diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade e pluralidade a partir de um compromisso ético – educativo com vistas ao diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.

Para tanto, nesta quarta edição, as temáticas abordadas compõem o horizonte da ética como eixo nuclear a fim de desenvolver, de maneira coerente com nossas pluralidades de gentes e saberes, uma epistême intercultural para a formação docente.

Ainda espera-se:
- Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruir nossas matrizes pedagógicas.
- Com esta atividade, espera-se subsidiar com novas abordagens os temas contemporâneos que compõe a formação docente.
- Com a continuidade do evento, propiciar o fortalecimento do grupo de estudos e investigação que integram a rede de pesquisadores nacional e internacional da UFPel, PPGE e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais.
- Colaborar na formação de pesquisadores nas áreas dos fundamentos educacionais para a docência visto que o público participante é composto tanto por docentes que atuam nas redes municipais, estaduais e federal quanto de estudantes de distintos cursos da UFPel.

Justificativa

Como justificativa do evento, podemos reafirmar o compromisso com a formação acadêmica de qualidade tendo em vista as questões éticas e interculturais que compõe o horizonte educativo.
Conforme as edições anteriores deste evento expressaram a importância entorno do debate sobre a noção de “américa” originada a partir do encontro entre os distintos povos, esta IV Jornada ganha novos patamares quando aprofunda a temática das triangularidades dos matizes afro-ibérico e ameríndios relacionando com a questão ética e a interculturalidade para a formação docente. Por isso, a necessidade de aprofundar bases teórico-práticas deste repensar a pluralidade e a diversidade a partir dos matizes histórico-culturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto das américas.
O debate tem como eixo a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto afro-ibérico e ameríndios e não se resume a estudar apenas a história e a cultura das três vertentes, mas compreender também as lutas e reivindicações intrínsecas ao movimento geocultural da modernidade ocidental, cujo processo de reconhecimento da diversidade possibilitaria uma convivência harmoniosa.
Diante deste contexto, entende-se a ética como inerente a novas práticas formativas à docência.
Dito isto, a propositiva em torno de uma gramática pluridimensional perante as tradições americanas, passa por este repensar sobre o nosso filosofar ocidental.

Metodologia

A IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade tem o intuito de repensar ante a perspectiva da ética, as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio para superar patologias advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural os quais perpassam a formação docente. A noção intercultural epistêmica também compõe o horizonte da ética entre estes matizes passando a ser referência formativa na construção de uma sociedade saudável o que inclui a formação de professores.
O evento internacional, na sua quarta edição, será ofertado com o apoio do PPGE-UFPel e o Grupo Observatório Global de Patologias Sociais.
Contará com a participação de docentes e pesquisadores da área da ética e filosofia política bem como dos Estudos Culturais e Interculturalidade.
Está previsto para ocorrer entre os dias 10 a 14 de junho, pelo período da manhã, na cidade de Pelotas-RS. O evento é gratuito e contará com certificação de 20h aos participantes.

O projeto dar-se-á em dias sequenciais sendo:
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências;
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Como evento formativo e educativo, espera-se:
- garantir um espaço para estudar a relação entre pedagogia e epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão intercultural de concepções de mundos afros-ibéricos e ameríndios;
- discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
- fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
- divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matrizes pedagógicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA CARDOSO
ANGELITA VARGAS KOLMAR
BEATRIZ RODRIGUES VARGAS
CAMILA CESTITO DE ARAUJO
DANIELE SILVEIRA MACHADO DOS SANTOS
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA
Dilnéia Rochana Tavares do Couto
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS4
ELIAS KRUGER ALBRECHT
EMILY VICTÓRIA NENKY ISAIAS DA ROSA
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
EVELLYN TEIXEIRA DILL
Egeslaine de Nez
FERNANDA HERNANDES DE CARVALHO
GABRIELE NUNES ALVARO
GEFFERSON SILVA DA SILVEIRA
GUILHERME PEREIRA VIEIRA FERNANDES
Gilvania Plácido Braule
HELEN BORGES DE CASTRO
HEVERTON LIMA DA SILVA
JESSICA CRISTINE TEIXEIRA FALCAO
JOVINO PIZZI11
JULIA BIANCA LEMES DA SILVA
JULIA LEAL SILVA
JULIE VITORIA LOPES RODRIGUES
JULIO CEZAR KRAUSE LACERDA
Janete Rosa da Fonseca
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG
Kele Oliveira Cardoso
LARISSA RODRIGUES PUREZA
LAUREN PRESTES MOTA
LUCAS AZEVEDO LEMOS
LÚCIA BEATRIZ OTT FERREIRA
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM
MARIANGELA DA ROSA AFONSO8
MARIBEL DA ROSA ANDRADE
MAURO CARDOSO RIBEIRO
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
NICOLAS HARTER STIGGER
OTAVIO PEREIRA D AVILA8
PATRICIA PETER DOS SANTOS ZACHIA ALAN
RAFAELA COSTA DE OLIVEIRA
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA8
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
ROSANGELA COÊLHO COSTA
Raila Graciela Ferraz Saraiva
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO6
SUELEN BORGES DE CASTRO
SUELEN BORGES LOTH CORREA
TAIANE ABRAHAM CHAGAS
TIRZA MEDEIROS MORAES
Taís Feldens Guths
VITOR GARCIA STOLL
WESLEY CUNHA TEODORO
YASMIN ALBUQUERQUE SILVA

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