Nome do Projeto
IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2024 - 02/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade é a continuidade da atividade de extensão iniciada em 2018. O salto para internacional ocorreu no ano passado, cujo resultado foi a confecção de um livro, em forma de e-book (com autores nacionais e internacionais), consolidado de vez a proposta. O evento deste ano tem o intuito de repensar ante a perspectiva da ética, as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio para superar patologias advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural os quais perpassam a formação docente. A noção intercultural epistêmica também compõe o horizonte da ética entre estes matizes passando a ser
referência formativa na construção de uma sociedade saudável o que inclui a formação de professores. Objetiva-se discutir dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas de uma epistemologia/pedagogia triangular capaz de dar sentido as noções de diversidades.
Objetivo Geral
Delinear relações teórico-práticas capaz de lidar com os diferentes matizes étnico-culturais, na sua diversidade e pluralidade a partir de um compromisso ético – educativo com vistas ao diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade.
Para tanto, nesta quarta edição, as temáticas abordadas compõem o horizonte da ética como eixo nuclear a fim de desenvolver, de maneira coerente com nossas pluralidades de gentes e saberes, uma epistême intercultural para a formação docente.
Ainda espera-se:
- Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruir nossas matrizes pedagógicas.
- Com esta atividade, espera-se subsidiar com novas abordagens os temas contemporâneos que compõe a formação docente.
- Com a continuidade do evento, propiciar o fortalecimento do grupo de estudos e investigação que integram a rede de pesquisadores nacional e internacional da UFPel, PPGE e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais.
- Colaborar na formação de pesquisadores nas áreas dos fundamentos educacionais para a docência visto que o público participante é composto tanto por docentes que atuam nas redes municipais, estaduais e federal quanto de estudantes de distintos cursos da UFPel.
Para tanto, nesta quarta edição, as temáticas abordadas compõem o horizonte da ética como eixo nuclear a fim de desenvolver, de maneira coerente com nossas pluralidades de gentes e saberes, uma epistême intercultural para a formação docente.
Ainda espera-se:
- Divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruir nossas matrizes pedagógicas.
- Com esta atividade, espera-se subsidiar com novas abordagens os temas contemporâneos que compõe a formação docente.
- Com a continuidade do evento, propiciar o fortalecimento do grupo de estudos e investigação que integram a rede de pesquisadores nacional e internacional da UFPel, PPGE e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais.
- Colaborar na formação de pesquisadores nas áreas dos fundamentos educacionais para a docência visto que o público participante é composto tanto por docentes que atuam nas redes municipais, estaduais e federal quanto de estudantes de distintos cursos da UFPel.
Justificativa
Como justificativa do evento, podemos reafirmar o compromisso com a formação acadêmica de qualidade tendo em vista as questões éticas e interculturais que compõe o horizonte educativo.
Conforme as edições anteriores deste evento expressaram a importância entorno do debate sobre a noção de “américa” originada a partir do encontro entre os distintos povos, esta IV Jornada ganha novos patamares quando aprofunda a temática das triangularidades dos matizes afro-ibérico e ameríndios relacionando com a questão ética e a interculturalidade para a formação docente. Por isso, a necessidade de aprofundar bases teórico-práticas deste repensar a pluralidade e a diversidade a partir dos matizes histórico-culturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto das américas.
O debate tem como eixo a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto afro-ibérico e ameríndios e não se resume a estudar apenas a história e a cultura das três vertentes, mas compreender também as lutas e reivindicações intrínsecas ao movimento geocultural da modernidade ocidental, cujo processo de reconhecimento da diversidade possibilitaria uma convivência harmoniosa.
Diante deste contexto, entende-se a ética como inerente a novas práticas formativas à docência.
Dito isto, a propositiva em torno de uma gramática pluridimensional perante as tradições americanas, passa por este repensar sobre o nosso filosofar ocidental.
Conforme as edições anteriores deste evento expressaram a importância entorno do debate sobre a noção de “américa” originada a partir do encontro entre os distintos povos, esta IV Jornada ganha novos patamares quando aprofunda a temática das triangularidades dos matizes afro-ibérico e ameríndios relacionando com a questão ética e a interculturalidade para a formação docente. Por isso, a necessidade de aprofundar bases teórico-práticas deste repensar a pluralidade e a diversidade a partir dos matizes histórico-culturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto das américas.
O debate tem como eixo a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao contexto afro-ibérico e ameríndios e não se resume a estudar apenas a história e a cultura das três vertentes, mas compreender também as lutas e reivindicações intrínsecas ao movimento geocultural da modernidade ocidental, cujo processo de reconhecimento da diversidade possibilitaria uma convivência harmoniosa.
Diante deste contexto, entende-se a ética como inerente a novas práticas formativas à docência.
Dito isto, a propositiva em torno de uma gramática pluridimensional perante as tradições americanas, passa por este repensar sobre o nosso filosofar ocidental.
Metodologia
A IV Jornada da Pedagogia Triangular: Ética, docência e interculturalidade tem o intuito de repensar ante a perspectiva da ética, as convivialidades entre nossos matizes afro-ibérico e ameríndio para superar patologias advindas da unilateralidade e monolinguismo etno-histórico e geocultural os quais perpassam a formação docente. A noção intercultural epistêmica também compõe o horizonte da ética entre estes matizes passando a ser referência formativa na construção de uma sociedade saudável o que inclui a formação de professores.
O evento internacional, na sua quarta edição, será ofertado com o apoio do PPGE-UFPel e o Grupo Observatório Global de Patologias Sociais.
Contará com a participação de docentes e pesquisadores da área da ética e filosofia política bem como dos Estudos Culturais e Interculturalidade.
Está previsto para ocorrer entre os dias 10 a 14 de junho, pelo período da manhã, na cidade de Pelotas-RS. O evento é gratuito e contará com certificação de 20h aos participantes.
O projeto dar-se-á em dias sequenciais sendo:
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências;
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
O evento internacional, na sua quarta edição, será ofertado com o apoio do PPGE-UFPel e o Grupo Observatório Global de Patologias Sociais.
Contará com a participação de docentes e pesquisadores da área da ética e filosofia política bem como dos Estudos Culturais e Interculturalidade.
Está previsto para ocorrer entre os dias 10 a 14 de junho, pelo período da manhã, na cidade de Pelotas-RS. O evento é gratuito e contará com certificação de 20h aos participantes.
O projeto dar-se-á em dias sequenciais sendo:
- Encontros com palestra dos convidados especiais;
- Debate entre os participantes;
- Relato de experiências;
- No último dia será realizada uma avaliação com prospectivas de continuidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Como evento formativo e educativo, espera-se:
- garantir um espaço para estudar a relação entre pedagogia e epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão intercultural de concepções de mundos afros-ibéricos e ameríndios;
- discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
- fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
- divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matrizes pedagógicas.
- garantir um espaço para estudar a relação entre pedagogia e epistemologia triangular no horizonte de uma compreensão intercultural de concepções de mundos afros-ibéricos e ameríndios;
- discutir a base teórica voltada e ampliada as discussões sobre a triangularidade afro-ibérico e ameríndio;
- fortalecer o grupo de estudos a partir de integralidade entre áreas das ciências sociais, humanas e da saúde;
- divulgar a pedagogia triangular como um novo ponto de partida para se compreender e reconstruí nossas matrizes pedagógicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUIZA CARDOSO | |||
ANGELITA VARGAS KOLMAR | |||
BEATRIZ RODRIGUES VARGAS | |||
CAMILA CESTITO DE ARAUJO | |||
DANIELE SILVEIRA MACHADO DOS SANTOS | |||
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
Dilnéia Rochana Tavares do Couto | |||
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS | 4 | ||
ELIAS KRUGER ALBRECHT | |||
EMILY VICTÓRIA NENKY ISAIAS DA ROSA | |||
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW | |||
EVELLYN TEIXEIRA DILL | |||
Egeslaine de Nez | |||
FERNANDA HERNANDES DE CARVALHO | |||
GABRIELE NUNES ALVARO | |||
GEFFERSON SILVA DA SILVEIRA | |||
GUILHERME PEREIRA VIEIRA FERNANDES | |||
Gilvania Plácido Braule | |||
HELEN BORGES DE CASTRO | |||
HEVERTON LIMA DA SILVA | |||
JESSICA CRISTINE TEIXEIRA FALCAO | |||
JOVINO PIZZI | 11 | ||
JULIA BIANCA LEMES DA SILVA | |||
JULIA LEAL SILVA | |||
JULIE VITORIA LOPES RODRIGUES | |||
JULIO CEZAR KRAUSE LACERDA | |||
Janete Rosa da Fonseca | |||
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
Kele Oliveira Cardoso | |||
LARISSA RODRIGUES PUREZA | |||
LAUREN PRESTES MOTA | |||
LUCAS AZEVEDO LEMOS | |||
LÚCIA BEATRIZ OTT FERREIRA | |||
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM | |||
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 8 | ||
MARIBEL DA ROSA ANDRADE | |||
MAURO CARDOSO RIBEIRO | |||
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO | |||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
OTAVIO PEREIRA D AVILA | 8 | ||
PATRICIA PETER DOS SANTOS ZACHIA ALAN | |||
RAFAELA COSTA DE OLIVEIRA | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | 8 | ||
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS | |||
ROSANGELA COÊLHO COSTA | |||
Raila Graciela Ferraz Saraiva | |||
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO | 6 | ||
SUELEN BORGES DE CASTRO | |||
SUELEN BORGES LOTH CORREA | |||
TAIANE ABRAHAM CHAGAS | |||
TIRZA MEDEIROS MORAES | |||
Taís Feldens Guths | |||
VITOR GARCIA STOLL | |||
WESLEY CUNHA TEODORO | |||
YASMIN ALBUQUERQUE SILVA |