Nome do Projeto
III Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto tem como finalidade desenvolver e organizar o III Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia e II Semana de Gastronomia Internacional, que se realizará na Universidad Tecnológica de Cancún - México. A proposta do evento é promover encontros, debates e apresentação de trabalhos científicos sobre as dimensões culturais e identitárias da cultura alimentar dos povos e comunidades da América, valorizando aspectos materiais e simbólicos vivenciados. A organização ainda conta com outra instituições do Brasil, México, Colômbia e Estados Unidos.

Objetivo Geral

Promover o encontro de docentes, discentes e profissionais da área de Gastronomia abordando temas atuais, no enfoque de desenvolver e melhorar a área acadêmica e científica das escolas de Gastronomia das Américas. Ainda, dar continuidade na criação de uma Rede Internacional Colaborativa entre as instituições.

Justificativa

A internacionalização da Gastronomia e do conhecimento impulsiona intercâmbios frente aos novos cenários mundiais nesta área, atendendo às aspirações e exigências cada vez mais acentuadas da sociedade consumidora e do mercado competitivo em que estamos inseridos. Neste contexto internacional e globalizado, faz-se necessário pensarmos o que os cursos de Gastronomia desejam valorizar: Qual o perfil do egresso nos países americanos? Como resgatar as identidades culturais de cada região? Como tratar das questões de cozinha locais somando-nos ao contexto globalizado e ao fomento do turismo para fortalecer a economia e a cultura de cada região? Como o conhecimento dos idiomas e dos costumes afeta este contexto gastronômico? Qual o papel das instituições de ensino frente ao desenvolvimento dos arranjos produtivos locais relacionados? Como pensar a sustentabilidade nesse processo?

Metodologia

Serão realizadas palestras, debates, mostra de trabalhos científicos e oficinas culinárias.

Indicadores, Metas e Resultados

A expectativa do evento é reunir entorno de 500 participantes / dia, dentre eles: docentes, discentes, profissionais da área e público em geral. Esperamos que o evento estimule os participantes a articular uma renovação e valorização da Gastronomia regional nas Américas, integralizando os aspectos sócio-históricos e culturais com a dinâmica das realidades de mercado e social atuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIDES GOMES NETO4
CAROLINE CILIANE CERETTA4
LARISSA PEREIRA LEAL
MARIANE LINDEMANN4
MARTA MASCARENHAS SILVEIRA DA MOTA
ROBERTA MATTOS LESSA
SIMONE DA SILVA VOLTAN

Página gerada em 18/04/2024 14:09:31 (consulta levou 0.153675s)