Nome do Projeto
Programa "Escuta essa capa"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/08/2017 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Mídia-artes
Resumo
O programa radiofônico “Escuta essa capa” é um projeto de extensão que se vincula ao Programa de extensão universitária “Programa de Difusão Musical —Discoteca L.C. Vinholes”, que tem por finalidade difundir o material musical de seu acervo por meio da pesquisa, seleção, produção, redação, roteiro, gravação e exibição de temporadas de programas radiofônicos na programação da Rádio Federal FM e nas plataformas digitais institucionais da UFPEL. O projeto de extensão “Escuta essa capa” tem o formato de programa radiofônico que se realiza na pesquisa sobre o acervo da Discoteca L.C. Vinholes do Centro de Artes, composto por cerca de 20 mil fonogramas em diversos suportes — como discos de 33, 45 e 78 rotações, fitas cassetes, fitas magnéticas de rolo, CDs, acetatos, entre outros. A proposta emprega o recurso de audiodescrição com a finalidade de universalizar o acesso à visualização descritiva de imagens de capas de discos do acervo da Discoteca. Com o emprego de técnicas de descrição que se utiliza apenas das palavras, a metodologia da audiodescrição instiga o público ouvinte a construir a imagem da capa do disco em sua imaginação.

Objetivo Geral

Integrar e ampliar as ações de difusão do acervo de fonogramas da Discoteca L.C. Vinholes — Centro de Artes / UFPEL, através da produção de conteúdo de comunicação transmídia dirigido à comunidade externa por meio da Rádio Federal FM 107,9 e das plataformas de comunicação digitais.

Justificativa

Levando em conta os aspectos próprios da comunicação por meio do Rádio, que se caracteriza como o mais democrático dos meios de comunicação, uma vez que detém grande audiência, atinge grande amplitude de alcance de sinal, representa um custo muito baixo para o usuário e, além disso, é portátil, instantâneo, diverso e, ainda hoje, se caracteriza como o meio de informação mais acessível para deficientes visuais e pessoas não-alfabetizadas.

Considerando o vasto potencial de produção de conteúdo cultural e educativo representado pela expressiva quantidade de fonogramas sob a guarda da Discoteca L.C. Vinholes e a disponibilidade de espaço de exibição de produtos de comunicação produzidos pela Universidade na programação do espectro 107.9, sob outorga da Rádio Federal FM / UFPEL por meio de edital de fluxo contínuo, o programa de rádio “Escuta essa capa” propõe exibir temporadas semestrais com até três (03) edições semanais inéditas, a partir de janeiro de 2018.

Metodologia

A metodologia empregada no projeto prevê as etapas descritas a seguir, organizadas em um fluxograma de produção e em um cronograma executivo.

- Pesquisa, identificação e seleção de material no acervo da Discoteca;
- Pesquisa, redação e finalização de Roteiros dos Programas de Rádio que compõem a Série;
- Elaboração de cronogramas de redação, gravação, montagem, exibição e avaliação;
- Seleção de locutores;
- Digitalização de materiais de áudio;
- Gravação das locuções;
- Edição, montagem e finalização do material de áudio;
- Audição dos Programas;
- Revisão e ajustes de edição e montagem;
- Finalização dos arquivos de áudio da Temporada de Programas;
- Envio do material à emissora;
- Verificação e avaliação da conformidade técnica do material aos padrões da emissora;
- Definição de horários de exibição em acordo com a disponibilidade da Grade de Programação da Rádio Federal FM;
- Divulgação das Séries de Programas por meio das plataformas digitais e mídias socias da Discoteca, da Rádio Federal FM e de material impresso em parceria com a Editora e Gráfica Universitária - UFPEL.
- Exibição das Séries de Programas;
- Avaliação com aplicação de instrumentos de pesquisa de dados coletados por meio das plataformas digitais e mídias sociais da Discoteca;

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores qualitativos dos produtos do projeto passam pela avaliação da direção e conselho de programação da Rádio Federal FM, e devem reunir um conjunto de características que justifiquem sua exibição na grade de programação da emissora. Entre as características principais, a produção do programa pretende alcançar um alto nível de qualidade em indicadores como a) clareza de locução; b) qualidade técnica do arquivo de áudio; c) qualidade textual da redação de roteiros; d) qualidade final do roteiro de produção; e) adequação dos produtos finais à proposta do projeto.

As metas consistem em: a) estabelecer equipe de produção; b) implementar fluxo de produção contínuo; c) definir identidade sonora e visual do programa; d) produzir uma temporada completa (piloto), com 13 episódios; e) avaliar o resultado dos produtos e promover as alterações necessárias para continuidade do projeto.

Os resultados esperados abrangem: a) atingir ampla difusão do projeto com o objetivo de captar público ouvinte; b) consolidar dias e horários (periodicidade) de exibição do programa com a finalidade de fidelizar público ouvinte; c) consolidar equipe de produção; d) consolidar fluxo de produção; e) garantir a continuidade do projeto por tempo indeterminado a partir do início de sua veiculação (2018/1).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA4
GUSTAVO RUBINATO
JOÃO FERNANDO FERRÃO CHAGAS
Jennifer Neves da Rosa
MARIO DE SOUZA MAIA1
MARISA HELENA DEGASPERI1
MATHEUS APARECIDO MACEDO DE ANDRADE
RENATA AZEVEDO REQUIAO2
RÔMULO RUAN VELHO GUEDES
VICTOR HENRIQUE DE SOUZA ORTOLAN
YASSER MONÇÃO ANDRELLA

Página gerada em 25/04/2024 09:10:40 (consulta levou 0.207710s)