Nome do Projeto
NUPEEC - Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Pecuária
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2017 - 31/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
O presente projeto visa estudar, desenvolver, relacionar, divulgar e transferir tecnologias relacionadas à produção de bovinos de leite e de corte através da utilização de dados produzidos em pesquisa, bem como em atividades de ensino na UFPel em formato prático e atrativo para o produtor para que este possa usufruir e utilizar novas tecnologias, manejos e demais informações para melhoria de seus índices produtivos, produtividade em geral, bem estar animal e qualidade dos produtos produzidos. Participam professores de diferentes áreas relacionadas à produção animal, sanidade e com os estudates de graduação e pós-graduação da UFPel serão realizadas e conduzidas de forma sistemática a pesquisa e extensão de novas tecnologias relacionadas a produção de sistemas pecuários.

Objetivo Geral

Divulgar e estimular a utilização de práticas, tecnologias e manejos em sistemas pecuários oriundos de pesquisas vinculadas a projetos de grupos da UFPel, com a finalidade maior de melhoria na produção de leite e de corte de produtores rurais.

Justificativa

A liberação de recursos ao pequeno produtor em programas como PRONAF vem fornecendo a produção mais competitiva. Entretanto, o incremento tecnológico pode ser inviabilizado economicamente pela falta de suporte aos produtores.
O endividamento do produtor sem um acompanhamento técnico que auxilie em tomadas de decisões e estratégias de ação no complexo sistema de produção de leite pode levar a inviabilidade de propriedades rurais, tendo por consequência o abandono da atividade leiteira e consequente exôdo rural. Assim, o presente projeto pretende contribuir para a organização de pequenas proriedades rurais baseadas em mão-de-obra familiar de forma a difundir e aplicar efetivamente as tecnologias desenvolvidas nos centros de pesquisa e universidades, considerando o saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Com isto propiciar a transferência de conhecimentos técnicos-científicos que favoreçam o desenvolvimento social sustentável, dentro dos padrões sanitários exigidos pelo mercado consumidor e de forma a aumentar a renda das propriedades.

Metodologia

Discussão e ampliação de resultados oriundos de pesquisas em pecuária de leite e de corte por professores e demais profissionais vinculados. Busca de demandas de produtores rurais para a realização da transferência de tecnologias de acordo com os interesses e possibilidades de ambos os grupos. Discussão em conjunto e acompanhamento de utilizações das novas tecnologias pelos produtores através de controle de dados, índices produtivos. Realização de painéis temáticos com assuntos propostos por produtores e demais profissionais e/ou dias de campo para a divulgação de novos manejos e tecnologias. Controle geral das utilizações, bem como dos principais resultados encontrados. Ajustes nas formas propostas, bem como novas formas de conduta e repasse de teconologias aos produtores de acordo com suas demandas.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se o atendimento e a aproximação de produtores rurais (bovinos de corte e de leite) à novas tecnologias estudadas e desenvolvidas em pesquisa, bem como novos manejos animais e com isso a melhoria da produção e dos índices produtivos dos sistemas de produção pecuários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE NUNES BEIERSDORF
ANDRESSA STEIN MAFFI
ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
Ana Luiza Kalb
BRUNA EMANUELE DA SILVA VELASQUEZ
CAMILA PIZONI
CAROLINE OLIVEIRA FARIAS
CASSIO CASSAL BRAUNER7
CLÁUDIA FACCIO DEMARCO
EDUARDO SCHMITT4
ELIZA ROSSI KOMNINOU
FERNANDA KEGLES
FRANCINE SIEGERT
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO2
GABRIELA BUENO LUZ
GIULIANA DE AVILA FERRONATO
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
JULIANA PAOLA PEREIRA REHLING
LAURA VALADÃO VIEIRA
LEONARDO MARINS
LUCAS BALINHAS FARIAS
MARCIO NUNES CORREA5
MARIANE CASTRO MAYENS
MILENA BUGONI
MILENE LOPES DOS SANTOS
MOZER MANETTI DE AVILA
RAFAEL HERBSTRITH KRUSSER
RAFAELA DUARTE DE JESUS
RAÍNE FONSECA DE MATTOS
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA
RUBENS ALVES PEREIRA
TAMIRES SILVA DOS SANTOS
VICTORIA DA SILVA CARDOZO
VIVIANE ROHRIG RABASSA4
WAGNNER MACHADO DOS SANTOS

Página gerada em 18/04/2024 15:58:32 (consulta levou 0.401394s)