Nome do Projeto
Capacitações técnicas em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 30/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Cada vez mais o consumidor exige do mercado alimentos seguros, da mesma forma que as legislações brasileiras vigentes estão também cada vez mais exigentes em relação a produção segura dos alimentos. Este projeto tem como principal objetivo capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes, propostas pelos órgãos competentes, em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e às corretas linhas de produção de cada alimento. O projeto inclui encontros técnicos, teóricos e práticos, quando serão apresentadas aos participantes as principais técnicas microbiológicas e físico-químicas, exigidas pela legislação vigente em relação à qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal, as diferentes linhas de produção de alimentos de origem animal, com seus respectivos regulamentos de identidade e qualidade, doenças veiculadas por alimentos, as principais zoonoses envolvidas com produtos de origem animal, programas de auto controle e higiene industrial, e outros temas de importância na área. Este projeto também pretende atender as necessidades de indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, através de palestras e treinamentos aos colaboradores.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes propostas pelos órgãos competentes e às corretas linhas de produção de cada alimento, assim como atualizar a população em geral sobre educação sanitária em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.

Justificativa

Em função da exigência cada vez maior dos consumidores em relação a segurança de alimentos, faz-se necessário capacitar profissionais para atuarem em indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, assim como esclarecer a população em geral as questões relacionadas à produção desses alimentos. Além disso, faz-se necessária a oferta de atividades complementares nesta área, junto aos cursos de graduação, despertando interesse nos acadêmicos pelo tema em questão.

Metodologia

Serão realizados encontros, em módulos teóricos e práticos, sobre as técnicas de análises microbiológicas e fisico-químicas exigidas pela legislação, na produção de alimentos. Também serão abordadas técnicas de produção e controle de alimentos de origem animal, assim como temas relacionados à fiscalização e inspeção de produtos de origem animal.
Também serão ministrados palestras e treinamentos, atendendo a demanda de indústrias elaboradores de produtos de origem animal em relação à capacitação técnica dos colaboradores.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se capacitar, pelo menos, 150 profissionais para atuarem na área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, durante os encontros realizados em módulos teóricos e práticos oferecidos ao longo do projeto.
Atender a demanda de indústrias produtoras de alimentos de Pelotas e região, realizando palestras e treinamentos aos colaboradores.
Despertar o interesse nos acadêmicos de graduação pela área em questão.
Participação em congressos de extensão e eventos de importância na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA HALLAL DUVAL4
JEYCY KELLE SIRQUEIRA MENDONCA2

Página gerada em 18/09/2024 22:00:45 (consulta levou 0.085952s)