Nome do Projeto
Capacitações técnicas em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 30/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Cada vez mais o consumidor exige do mercado alimentos seguros, da mesma forma que as legislações brasileiras vigentes estão também cada vez mais exigentes em relação a produção segura dos alimentos. Este projeto tem como principal objetivo capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes, propostas pelos órgãos competentes, em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e às corretas linhas de produção de cada alimento. O projeto inclui encontros técnicos, teóricos e práticos, quando serão apresentadas aos participantes as principais técnicas microbiológicas e físico-químicas, exigidas pela legislação vigente em relação à qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal, as diferentes linhas de produção de alimentos de origem animal, com seus respectivos regulamentos de identidade e qualidade, doenças veiculadas por alimentos, as principais zoonoses envolvidas com produtos de origem animal, programas de auto controle e higiene industrial, e outros temas de importância na área. Este projeto também pretende atender as necessidades de indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, através de palestras e treinamentos aos colaboradores.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes propostas pelos órgãos competentes e às corretas linhas de produção de cada alimento, assim como atualizar a população em geral sobre educação sanitária em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.

Justificativa

Em função da exigência cada vez maior dos consumidores em relação a segurança de alimentos, faz-se necessário capacitar profissionais para atuarem em indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, assim como esclarecer a população em geral as questões relacionadas à produção desses alimentos. Além disso, faz-se necessária a oferta de atividades complementares nesta área, junto aos cursos de graduação, despertando interesse nos acadêmicos pelo tema em questão.

Metodologia

Serão realizados encontros, em módulos teóricos e práticos, sobre as técnicas de análises microbiológicas e fisico-químicas exigidas pela legislação, na produção de alimentos. Também serão abordadas técnicas de produção e controle de alimentos de origem animal, assim como temas relacionados à fiscalização e inspeção de produtos de origem animal.
Também serão ministrados palestras e treinamentos, atendendo a demanda de indústrias elaboradores de produtos de origem animal em relação à capacitação técnica dos colaboradores.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se capacitar, pelo menos, 150 profissionais para atuarem na área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, durante os encontros realizados em módulos teóricos e práticos oferecidos ao longo do projeto.
Atender a demanda de indústrias produtoras de alimentos de Pelotas e região, realizando palestras e treinamentos aos colaboradores.
Despertar o interesse nos acadêmicos de graduação pela área em questão.
Participação em congressos de extensão e eventos de importância na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETIELE BADIA
EDUARDA HALLAL DUVAL8
JEYCY KELLE SIRQUEIRA MENDONCA2
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
PEDRO HUMBERTO DA SILVA CASALINHO
RITA DE CASSIA DOS SANTOS DA CONCEICAO1
ÂNGELA LEITZKE CABANA

Página gerada em 11/10/2025 10:19:34 (consulta levou 0.133801s)