Nome do Projeto
Avaliação do emprego de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/08/2024 - 30/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diversas brocas idealizadas para a remoção agentes cimentantes de braquetes e bandas ortodônticas formam desenvolvidos e disponibilizadas no mercado especializado. Os danos inerentes ao processo de colagem sobre o esmalte dentário, somados aos danos decorrentes dos instrumentos usados na remoção de agentes cimentantes em Ortodontia seguem sendo um problema clínico relevante. Apesar do aumento das opções tecnológicas diversas aspectos relacionados com as vantagens e desvantagens no emprego desses materiais permanecem sem o esclarecimento necessário para a realização de escolhas racionalizadas por parte dos profissionais atuantes na especialidade. O objetivo do trabalho será avaliar in vitro o efeito do uso de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodôntia sobre o esmalte dentário, usando grupos amostrais com diferentes braquetes ortodônticos metálicos convencionais e cerâmicos. Serão considerados os respectivos efeitos na quantidade de agente cimentante remanescente, e ocorrência eventual de danos à integridade da superfície do esmalte. Em oito grupos experimentais (n=10) serão realizados passos idênticos para a colagem de braquetes metálicos e cerâmicos com uso de cimentos ortodônticos comercialmente disponíveis.
Objetivo Geral
Avaliar o efeito do emprego de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário, para verificar a ocorrência de eventuais danos à integridade da superfície do esmalte.