Nome do Projeto
Avaliação do emprego de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/08/2024 - 30/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diversas brocas idealizadas para a remoção agentes cimentantes de braquetes e bandas ortodônticas formam desenvolvidos e disponibilizadas no mercado especializado. Os danos inerentes ao processo de colagem sobre o esmalte dentário, somados aos danos decorrentes dos instrumentos usados na remoção de agentes cimentantes em Ortodontia seguem sendo um problema clínico relevante. Apesar do aumento das opções tecnológicas diversas aspectos relacionados com as vantagens e desvantagens no emprego desses materiais permanecem sem o esclarecimento necessário para a realização de escolhas racionalizadas por parte dos profissionais atuantes na especialidade. O objetivo do trabalho será avaliar in vitro o efeito do uso de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodôntia sobre o esmalte dentário, usando grupos amostrais com diferentes braquetes ortodônticos metálicos convencionais e cerâmicos. Serão considerados os respectivos efeitos na quantidade de agente cimentante remanescente, e ocorrência eventual de danos à integridade da superfície do esmalte. Em oito grupos experimentais (n=10) serão realizados passos idênticos para a colagem de braquetes metálicos e cerâmicos com uso de cimentos ortodônticos comercialmente disponíveis.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito do emprego de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário, para verificar a ocorrência de eventuais danos à integridade da superfície do esmalte.

Justificativa

As pontas a base de fibra de vidro idealizadas para remoção de agentes cimentantes estão sendo utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário, no entanto por se tratar de um material disponibilizado no mercado a relativamente a pouco tempo, o emprego desse instrumento carece de avaliações experimentais que possam subsidiar profissionais no momento analizar e de elegerem as melhores opções de tratamento da superfície do esmalte após a retirada de braquetes. O trabalho oferece o potencial de identificar fatores implícitos relacionados aos efeitos considerando o material que compõe esse tipo de instrumento, e portanto podem eventualmente oferecer oportunidades para um uso melhor, ou mais seletivo, dos instrumentos de remoção dos agentes cimentastes em Ortodontia.

Metodologia

O ensaio experimental será desenvolvido “in vitro” usando dentes bovinos, serão compostos quatro grupos experimentais (n= 10), nos quais serão realizados passos idênticos para a colagem de braquetes metálicos e cerâmicos, com uso de um cimento ortodôntico comercial convencional e a base de ionômero de vidro, sendo sua manipulação será realizada conforme indicada pelo fabricante. As colagens serão precedidas pela limpeza da superfície do esmalte. Será realizado o emprego de cimento de ionômero de vidro. Para os grupos em que será usado cimento resinoso convencional, conforme a técnica padrão, ou seja, será aplicação de gel ácido fosfórico, utilização do “primer” fotopolimerzável que acompanha o produto. A inserção dos agentes cimentastes na base dos braquetes com espátula plástica, posicionamento dos mesmos no local desejado sobre a superfície dentária, pressionamento mecânico do braquete para o assentamento e escoamento de excessos sob a base, remoção dos excessos e a fotopolimerização. Após o procedimento padrão de colagem será executada a remoção dos braquetes, em seguida, serão usadas pontas de fibra de vidro em baixa rotação para a remoção das áreas de cimento residual, tanto decorrentes da colagem de braquetes convencionais cinismos cerâmicos, Os oito grupos experimentais serão nomeados conforme o tipo de braquete e o tipo de alicate, sendo designados como grupo G1R, G2I, G3M, G2C. Os grupos serão portanto divididos de acordo com o tipo de braquete utilizado e cimento, bem como de acordo com o instrumento de remoção de agente cimentaste, brocas cabide multilaminadas e pontas de fibra de vidro. As superfícies do esmalte após as respectivas remoções serão avaliadas com emprego de luz polarizada e uma lupa estereoscópica 10x , e em seguida serão realizadas leituras de rugosidade utilizando um rugusímetro convencional (Mitutoyo), para avaliação subjetiva das áreas de esmalte e determinação da rugosidade média nas mesmas. Os resultados serão submetidos a análise de variância Anova com intervalo de confiança de 95%.

Indicadores, Metas e Resultados

Responder a pergunta: Qual os efeitos do uso do emprego de pontas a base de fibra de vidro para remoção de agentes cimentantes utilizados em ortodontia sobre o esmalte dentário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA SANTANA GARCIA
CATIARA TERRA DA COSTA2
DOUVER MICHELON2
MARCOS ANTONIO PACCE2

Página gerada em 22/10/2024 00:10:17 (consulta levou 0.111820s)