A partir do projeto aprovado, os discentes, sob a orientação do professor, iniciarão suas atividades. Trata-se de um projeto com ênfase em ensino possuindo ações de extensão e pesquisa. Será realizado na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, junto a alguns cursos que possuem a disciplina de Anatomia Humana, podendo ser estendido a execuções em escolas de ensino médio de Pelotas-RS. Tendo como público-alvo adultos e jovens que em algum momento tiveram contato com a anatomia humana. Com relação as técnicas, atividades e ações, inicialmente os discentes participantes do projeto irão aprimorar/atualizar o conhecimento da Anatomia Humana por meio de encontros presenciais e on-line junto ao professor/coordenador, posteriormente ocorrerá uma reunião para delimitação dos conteúdos/temas que serão utilizados para confecção das cartas. Feito isso será delimitado a metodologia e dinâmica que será realizado na execução do jogo, que terá como objetivo dividir os alunos em equipes e estimular a competição, vencerá o competidor que tiver maiores conhecimentos acerca da Anatomia humana. A sequência de passos a serem seguidos para confecção do jogo de cartas para o ensino da anatomia consistirá em: (1) Desenvolvimento das cartas contendo conteúdos da Anatomia humana como sistema esquelético, muscular, digestório, respiratório, nervoso, articular, cardiovascular, urinário, genital masculino e feminino, utilizando-se de imagens próprias ou de atlas de anatomias devidamente referenciados; (2) Criação/definição das regras que irá reger a dinâmica do jogo; (3) Aplicação do jogo com os discentes de alguns cursos da área da saúde que possui a disciplina de anatomia humana na ementa da faculdade de Medicina-FAMED. Podendo ser estendido a aplicação do jogo junto a alunos do ensino médio de escolas da cidade de Pelotas-RS; (4) Após a implementação do jogo de carta no ensino/aprendizagem da anatomia humana será aplicado questionários junto aos participantes para coleta de dados, para verificação da efetividade da criação do jogo, bem como da eficácia no auxílio de aprendizagem sobre os temas relacionados a anatomia humana; (5) após a coleta de dados e junção dos resultados serão utilizados para gerar gráficos; (6) Ao término do projeto os resultados obtidos serão utilizados na escrita de artigos científicos, trabalhos para congressos e capítulos de livros. No tocante ao jogo de cartas para o ensino e extensão da anatomia humana, espera-se que favoreça a busca pelo conhecimento de forma descontraída, possibilitando aproximação entre os discentes e rompendo os métodos tradicionais de ensino, o mesmo servirá como uma alternativa para reforçar os conceitos ensinados e ajudar no desenvolvimento de outras habilidades como a competição, métodos alternativos de fixação de conteúdos e colaboração em equipe.
No que tange a ação de pesquisa, esse projeto consistirá em ser desenvolvido na UFPel, após aprovação do comitê de ética e pesquisa institucional, nos cursos de Educação Física (bacharelado e Licenciatura) e Terapia Ocupacional, objetivando atingir uma população de pelo menos 140 indivíduos por semestre, onde será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes de ser aplicado os questionários para avalição da aplicação do jogo. Este estudo possui abordagem quantitativa e qualitativa, cujo levantamento dos dados será obtido por meio da aplicação de 2 questionários (1 antes da aplicação do jogo e outro após a execução do mesmo) com perguntas objetivas e descritivas para cada grupo populacional. A abordagem qualitativa permitirá analisar os aspectos relacionados a qualidade do ensino e influência do jogo no processo de ensino/aprendizagem. Para a avaliação quantitativa, irá ser quantificado o número de vezes que os discentes executaram o jogo e se o mesmo contribuiu de maneira positiva para o desempenho acadêmico, de acordo com as quantidades de vezes em que foi aplicado. Para análise dos resultados será feitos testes de qui-quadrado de Pearson por meio do programa Statistics, onde serão representados através de tabelas e gráficos para melhor visualização dos resultados e comparados com a literatura. Para análise quantitativa, o nível de significância será considerado um p < 0,05, de acordo metodologia adaptada de Souza et al., 2020.