Nome do Projeto
Biomarcadores sanguíneos na reabilitação de lobos-marinhos-do-sul Arctocephalus australis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/04/2025 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O lobo-marinho-do-sul Arctocephalus australis pertence ao grupo dos pinípedes que são mamíferos adaptados à vida aquática e terrestre. A espécie tem uma ampla distribuição pelo continente sul-americano desde o Brasil até o Peru, mas observa-se uma descontinuidade entre a costa chilena. Seu período reprodutivo se dá no verão, e todos os anos um grande número de A. australis chegam ao litoral do Rio Grande do Sul no outono e primavera, onde estão localizadas as duas maiores áreas de concentração de pinípedes no país, os Refúgios de Vida Silvestre do Molhe Leste em São José do Norte e a Ilha dos Lobos, no município de Torres. Anualmente o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM-FURG) recebe diversos exemplares de A. australis debilitados, assim torna-se relevante estabelecer parâmetros indicadores de sanidade, como valores de hematócrito (HT), proteínas plasmáticas totais (PPT) e peso corpóreo (PC) com o intuito de avaliar biomarcadores sanguíneos para o sucesso na reabilitação do lobos-marinhos.

Objetivo Geral

Avaliar os parâmetros indicadores de sanidade (HT, PPT, PC) ao longo do processo de reabilitação do lobo-marinho-do-sul Arctocephalus australis em cativeiro

Justificativa

A hematologia é um importante indicador de saúde e doenças em animais marinhos (SCHAWACKE et al., 2009). Quando um animal silvestre chega a um centro de reabilitação devido a problemas de saúde, parâmetros hematológicos básicos são ferramentas simples e econômicas para avaliar sua condição (SEQUEL et al., 2016). Através da análise de comparação dos parâmetros sanguíneos, como concentração média de corpúsculos vermelhos (CV) e de leucócitos, hematócrito (HT) médio, e níveis médios de proteínas plasmáticas totais (PPT), considerando tamanho e sexo, pode-se obter informações sobre a saúde geral do animal, e auxiliar na tomada de decisões sobre seu tratamento e recuperação (POLIZZI et al., 2023).
O lobo-marinho-do-sul Arctocephalus australis (Zimmermann, 1783) pertence ao grupo dos pinípedes que são mamíferos adaptados à vida aquática e terrestre (CROCKER E CHAMPAGNE, 2018). A espécie tem uma ampla distribuição pelo continente sul-americano desde o Brasil até o Peru, mas observa-se uma descontinuidade entre a costa chilena (PAVÉS et al., 2007; JEFFERSON et al.,2008). Seu período reprodutivo se dá no verão, e todos os anos um grande número de A.australis chegam ao litoral do Rio Grande do Sul no outono e primavera, onde estão localizadas as duas maiores áreas de concentração de pinípedes no país, os Refúgios de Vida Silvestre do Molhe Leste em São José do Norte e a Ilha dos Lobos, no município de Torres, não havendo colônias reprodutivas no país, os espécimes que aqui ocorrem são majoritariamente oriundos de colônias reprodutivas do Uruguai (ROSAS, 1989; SANFELICE et al., 1999). Machos adultos podem chegar a medir 1,89m e pesar em torno de 159kg, as fêmeas medem até 1,43m e pesam em torno de 48,5kg, demarcando dimorfismo sexual na espécie (CANEVARI E VACCARO, 2007). Já os filhotes podem nascer com até 5,5kg e o comprimento varia de 60 a 65cm. A grande maioria dos animais que chegam ao litoral brasileiro são juvenis de comprimento entre 80 a 100cm, com idade inferior a um ano (SILVA et al., 2014). Sua biologia é bem descrita incluindo ecologia e habitat, comportamento reprodutivo e genética. Mas em contrapartida há poucas informações sobre a hematologia da espécie, algumas sendo relatadas para fêmeas adultas e lactantes, e filhotes de 2 meses de idade (POLIZZI et al., 2023; SEQUEL et al., 2016).
Os centros de recuperação de animais têm como objetivo resgatar e recuperar animais debilitados, para que possam retornar ao seu habitat natural com uma condição saudável. Todo ano entre os meses de julho e outubro o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM-FURG) recebe diversos exemplares de A.australis debilitados. Foram recebidos dos anos de 2011 a 2023, um total de 166 casos de A.australis juvenis debilitados. Desses animais, 93 foram recuperados e devolvidos para o seu habitat. Alguns dados hematológicos foram coletados e armazenados no banco de dados do CRAM, consistindo em hematócritos, glóbulos brancos, proteína plasmática total e glicose. Dados como perfil hematológico e relação peso-comprimento foram coletados na entrada e saída dos indivíduos no centro.
Nesse contexto, a busca por alternativas rápidas e práticas para tomada de decisões na reabilitação de animais marinhos se torna indispensável, visto que o A. australis é a espécie de pinípede com maior recorrência no território brasileiro, e o monitoramento das análises sanguíneas tem se mostrado eficaz e com grande potencial para estudos com a espécie.

Metodologia

Os dados a serem analisados serão fornecidos pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM-FURG), dos anos de 2011 a 2023. Serão considerados apenas dados de juvenis. Os dados biométricos e bioquímicos, serão expressos como média ± desvio padrão. As médias serão comparadas por ANOVA de uma via, seguida do teste de Tuckey, e ou pelo teste t de Student, quando as variáveis forem contínuas, normais e homocedásticas, atendendo os pressupostos paramétricos. Variáveis nominais e ou não homocedásticas serão analisadas por ANOVA não paramétrica. Todos os testes seguirão um nível de significância de 5%.

Indicadores, Metas e Resultados

Estabelecer biomarcadores sanguíneos para o sucesso na recuperação do lobo-marinho-do-sul Arctocephalus australis em centros de reabilitação.

Divulgar nota técnica apresentando ao público em geral os principais resultados e a aplicabilidade das conclusões, dando relevância pública à importância do manejo sanitário realizado nos centros de reabilitação de animais silvestres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIEGO MOREIRA DE SOUZA2
GILSON DE MENDONCA2
KAILANE FLORES MARTINS
PAULA LIMA CANABARRO
RICARDO BERTEAUX ROBALDO2

Página gerada em 01/07/2025 15:53:17 (consulta levou 0.134447s)