Nome do Projeto
8ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/04/2025 - 17/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A 8ª Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais será realizada de 12 a 16 de maio de 2025, de forma presencial, nas dependências do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento é uma oportunidade única para integrar estudantes de diversos cursos de gestão de Pelotas, profissionais liberais, empresários e gestores, promovendo um ambiente dinâmico e enriquecedor de aprendizado e trocas de experiências. Organizado pelos estudantes do curso de Processos Gerenciais, com o apoio de docentes, o evento também estará aberto à participação da comunidade local e regional, mediante inscrições. A programação contará com uma variedade de atividades, incluindo palestras, painéis, workshops, estudos de caso empresariais (business case) e outras iniciativas voltadas para o universo da gestão, explorando temas relevantes e contemporâneos da área. Este projeto faz parte das ações de extensão do curso de Processos Gerenciais, alinhando-se à proposta de formação prática e aplicada. Além disso, a Semana Acadêmica desempenha um papel fundamental ao promover o curso para a comunidade externa, ampliar sua integração com empresas e empreendedores, e fortalecer parcerias estratégicas.

Objetivo Geral

Organizar a 8ª Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com o propósito de promover a integração entre estudantes, profissionais e a comunidade local e regional, por meio de atividades educacionais e interativas que estimulem o aprendizado, a troca de experiências e o desenvolvimento de competências na área de gestão, fortalecendo a relação entre a universidade e o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Justificativa

A realização da 8ª Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais se insere como um projeto de extensão universitária, alinhando-se ao conceito de extensão como uma atividade que articula ensino e pesquisa com a sociedade, promovendo a troca de saberes e o impacto positivo no desenvolvimento social, cultural e econômico.

A Semana Acadêmica vai além do ambiente acadêmico ao integrar estudantes, professores, profissionais do mercado e a comunidade local e regional. Por meio de palestras, minicursos, workshops e apresentações de business cases, o evento promove a difusão de conhecimentos inovadores na área de gestão, contribuindo para a formação continuada dos participantes e para a democratização do acesso a conteúdos relevantes e contemporâneos.

Além disso, o projeto reforça o papel transformador da universidade, ao fomentar a interação entre teoria e prática e ao aproximar o curso da realidade do mercado. A condução do evento pelos próprios estudantes, com orientação de docentes, promove uma experiência formativa integral, permitindo que os discentes desenvolvam competências como liderança, gestão de projetos, trabalho em equipe e habilidades de comunicação, ao mesmo tempo em que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico regional.

Dessa forma, a Semana Acadêmica cumpre os objetivos da extensão universitária ao gerar impacto além dos limites da universidade, fortalecendo sua relação com a sociedade e promovendo a formação de cidadãos críticos e engajados, capazes de responder às demandas do mercado e da comunidade em que estão inseridos.

Metodologia

A 8ª Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais será realizada de 12 a 16 de maio de 2025, durante o período da noite, nas dependências do Campus Anglo da UFPel. O evento contará com a intensa participação dos alunos do curso, que serão os responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação das atividades, sob a orientação de professores do curso.

A metodologia do evento incluirá palestras ministradas por convidados internos e externos sobre temas relacionados à tecnologia e gestão, workshops interativos e apresentações de business cases. O trabalho será conduzido de forma colaborativa, com os alunos organizados em equipes, reforçando o aprendizado prático e a integração entre teoria e prática.

Para garantir a eficiência do processo, será utilizada a abordagem de Gestão Baseada em Projetos (Project Management), possibilitando que a Semana Acadêmica seja planejada, organizada e avaliada como um projeto real. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar na prática conceitos e ferramentas aprendidos em sala de aula, como trabalho em equipe, liderança, controle, finanças, comunicação e planejamento, sempre com foco na inovação e na sustentabilidade.

O projeto conta com um período definido, recursos delimitados, uma equipe organizada, um escopo claro e um plano de ações estruturado. Além disso, serão implementadas metodologias de avaliação e feedback para aprimorar as experiências dos participantes e o impacto do evento. A comissão organizadora será composta por seis alunos, com a colaboração de outros estudantes na execução e o apoio de docentes do CCSO.

As inscrições serão realizadas de forma digital, com ampla divulgação. Mais de 20% das vagas serão destinadas à comunidade externa, incluindo egressos, gestores públicos e privados, empreendedores, empresários e estudantes de outras instituições. O evento oferecerá certificados de participação a todos os inscritos que atenderem aos critérios estabelecidos.
Não haverá cobrança de inscrição.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
- número de horas;
- número de pessoas atingidas (internas e externas à UFPel);
- número de palestras e atividades.
Metas
-Atingir o número de 100 inscritos no evento (pelo menos 20 vagas destinadas à comunidade externa à UFPel);
-Ofertar pelo menos 5 palestras de alto nível;
-Realizar pelo menos 1 workshop;
-Realizar pelo menos 3 mini cursos;

Resultados esperados
-Impacto direto em mais de 200 pessoas;
- Divulgação do curso nas mídias e redes sociais
- Aumento da visibilidade do curso;
- Integração entre professores e alunos;
- Envolvimento de gestores e empresários da comunidade externa;
- Permitir aos estudantes uma "gestão na prática" através da organização, por parte deles, do evento (planejamento, organização, controle, à
avaliação, divulgação);
- Oportunizar a possibilidade de qualificação e atualização á comunidade em geral;
- Levar novos conhecimentos e tecnologias à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIELE RIBEIRO MATHIES
ADRIELLE NUNES TORMA
ALANIS DE OLIVEIRA FERREIRO
ALESSANDRA CARDOSO DOS REIS
ALESSANDRO ESCOUT AFONSO
ALICE GRABOWSKI BARRETO
ALINE MULLER FERREIRA
AMANDA MOREIRA DE FARIAS
AMANDA SOARES MENDES
AMANDA TERRA DE ALBERNAZ
ANA CLAUDIA ROSSAL CARDOSO
ANA PAULA LEMOS CENTENO8
ANDRESSA GARCIA CONCEICAO
ANDREY ALVES SOUZA
ANDRÉ NUNES NACHTIGALL
ANELIZE NOGUEIRA DE OLIVEIRA GARCIA
ANTONIA GAIA VELEDA BOEIRA
Alison da Rosa Mattos
BARBARA MARCELE PEREIRA DUARTE
BEATRICE ZARETTI SILVEIRA
BERNARDO DE PAIVA PENTEADO
BERNARDO SICA DA COSTA POETSCH
BIANCA DE SOUSA SILVEIRA
BRUNA BELLEIA CAVALHEIRO
BRUNA MOLINAR
CAMILA FERNANDES ROSA
CAMILA GAUGER LOPES
CAMILA NOVACK GONCALVES
CAMILA PINHEIRO GUIMARAES
CAMILA SCHIAVON DOS SANTOS
CARLA VITORIA PEDROSO NUNES
CARLISE BARRETO TUGNE
CARLOS ANDRE DE OLIVEIRA RODRIGUES
CARLOS EDUARDO DONATTI
CARLOS FABRICIO NORENBERG
CARLOS GUTERRES DA ROCHA
CAROLINI RAMOS KOTH
CINTIA GONCALVES DA CUNHA
CINTIA GONCALVES FERREIRA
CRISTIANO GUIDOTTI RODRIGUES
DAIELE DA SILVA FUNARI
DENILSON PEREIRA DE PEREIRA
DIEGO CASTRO FERREIRA
DIEGO DUMMER RUAS
DIOGO DIAS DE MOURA
DIORGENES YURI LEAL DA ROSA
DOGLAS DIAS PAES
EDAR DA SILVA ANANA
EDUARDA SOUZA FARIAS
EDUARDO SOARES CRESPO
ELENA PIRES PEREIRA
ELPIDIO RODRIGUES KLEINICKE
EMELY SCHNEID HEINEMANN
EMILY CAVALHEIRO GARCIA
ENDRIW MONTELLI COSTA
ESTELA DA SILVA DE AVILA
ESTER RIENZO BENITEZ
FELIPE DA SILVA REAL
FELIPE MARTINS DE SOUZA
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA4
FRANCIELE CARDOSO PADILHA
FRANCIELE KOHLER NEITZKE
FRANCIELE VALADAO PIZZA
FRANCIELLE MOLON DA SILVA4
GABRIEL AZEVEDO NICHELE
GABRIEL DUARTE DA ROSA
GABRIELA DIAS DA FONSECA
GABRIELA DOS ANJOS QUEVEDO
GABRIELA NORENBERG
GABRIELLE TAVARES DA SILVA
GIAN PAULO MAIA BARBOSA
GILDOMAR VALERIO GONCALVES
GIOVANA AMARAL DA ROSA
GISELE FERREIRA DA ROSA
GISLAINE RIBEIRO ALMEIDA
GUILHERME SILVA LAMBRECHT
GUSTAVO FERREIRA DIAS
HEITOR JOSÉ SANTOS MENDES
HELEN CRISTINA SOARES DA CUNHA
IGOR DOS SANTOS DA SILVA
ILDIANE MEWS DE OLIVEIRA
INGRID GARCIA SILVEIRA
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES4
ISADORA FETTER HOBERREK
ITALO ESTREITO AVILA
IZADORA CARRERA OLIVEIRA
IZADORA RODRIGUES TAVARES
JANINE PINZ
JENNIFER LOPES LOPES
JESSICA DA ROSA COSTA
JHENIFER GABRIELE ALVES BORGES
JOAO VITOR LANGE HUTTNER
JOAO VITOR PETRY DE VASCONCELLOS LOPES
JORDAN GONCALVES RODRIGUES
JORDANA BARBOSA DA SILVA
JOSIBEL FERREIRA OLIVEIRA
JUAN ARTHUR SILVEIRA NUNES
JUAN ERNANDES BARCELOS DE AVILA
JULIANA DOS SANTOS PEREIRA
JULY VITORIA KRUGER MUNHOZ
KAMILA DA SILVEIRA LIMA MACHADO
KAUE DA ROSA MENDES
KAUHÊ PARADA DA SILVA
KETHELEN MAIANE LAMEIRAO LOPES
KETLYN VITORIA VIEIRA DA SILVEIRA
KIMBERLY ALVES MESQUITA
LAISA LEANDRO RODRIGUES
LARISSA FARIAS
LAURA FONTELLES TAVARES PASINATTO
LAUREN VITORIA SOUZA BRAGA
LAVINIA DOS SANTOS DE MEDEIROS
LAYLA CENTENO RIBEIRO
LEANDRO DE FRAGA MATTOSO
LEONARDO CRUZ DOS SANTOS
LETIANE DA COSTA FERNANDES
LETICIA GARCEZ TREICHA
LETICIA PEREIRA RIBEIRO
LIDIANE SOARES AMARO
LISANDRA DA ROSA FLORES
LIZANDRO DE MOURA LEMOS BARTZ
LUANE FERREIRA DAS NEVES
LUCAS DA LUZ KASTER
LUCAS MESQUITA DE OLIVEIRA
LUCAS MONQUELATE MENDES LOPES
LUCAS SOARES TAVARES
LUCIA CARINA DE FREITAS
LUCIANA NUNES FERREIRA4
LUISA MACEDO CORREA
LUISA SIQUEIRA GIELOW
LUIZA COELHO LEAL
LYVIA RIGHI MACHADO
MANUELA NUNES E SILVA
MARCOS YAN OLIVEIRA DA ROSA
MARCUS VINICIUS DA SILVA TEIXEIRA
MARIA ALICE MULLER FERREIRA
MARIA ALZIRA ULGUIM DA SILVA NUNES
MARIA ELENA SILVA MORAES
MARIA MALALUARA MARQUES VALIM
MARIANA MESQUITA DE MESQUITA
MARIANA PERLEBERG RIVAROLI
MATHEUS FONSECA DE SOUZA
MAUREL ROSA DE OLIVEIRA4
MAURICIO SOARES DA CUNHA
MICAELE CONTREIRA BROCHADO
MILENA RAQUEL BATISTA FARIAS
MILENE PINTADO MENDES
MURILO DA ROSA NOGUEIRA
MÁRCIA ELIANE NUNES GOMES
NATALIA DIAS DE SOUZA
OTAVIO EDUARDO XAVIER MARTINS
PAOLA ALVES TAVARES
PAOLA DA SILVA COELHO
PATRICIA DA SILVA PEREIRA
PAULO CLAITON DA ROSA DA SILVA
PEDRO DA SILVA PEREIRA
RAFAELLA NAIARA SENA DA SILVA
RAPHAELA LEITE DA SILVA
RAUL NEITZKE BORGES
ROANA RIBEIRO PIRES
RODRIGO SIMON
SABRINA DE SOUZA SOUZA
SHAUANNY CARDOSO TAVARES
SILVANA FALCAO GRILLO
SOFHIA ALLANY OCHOA BRATKOSKI
TAIS DELIAS DA ROSA
TAIS DUARTE PORTO
TALICE BORGES FERREIRA
TALISSON DIAS CORREIA
TATIANE SCHIAVON NARDELLO
THALITA SOARES WETZEL
THAUANY GRIEP HOLZ
TIFANI GRAZIELE BAUSCH KOVALSKI
VALERIA OLIVEIRA NIZOLLI
VANESSA DE CASTRO LAGES
VINICIUS BUCHWEITZ BERSCH
VITHORIA RODRIGUES MORAES
VITOR BARBOSA HEPP
VITOR OLIVEIRA FERNANDES
VITORIA JESKE FERNANDES
WILLIAM JONE HENZEL VILLANOVA
WILLIAM RODRIGUES EIFLER
WILLIAN ALMEIDA CORREA
YAN FERNANDES SILVEIRA
silvana michele santos de alencastro

Página gerada em 01/06/2025 16:45:54 (consulta levou 0.432703s)